Voltar

Comece aos poucos: cronograma de treino para sair do sedentarismo

Hoje nós trouxemos um artigo completinho com treinos para você sair do sedentarismo. Que tal ter a saúde que sempre sonhou treinando apenas alguns minutos por dia?

Pois é, a vida sedentária traz diversos problemas: sono irregular, irritação, falta de motivação para as atividades do dia a dia, cansaço, dores, até mesmo sintomas relacionados ao estresse, à depressão e à ansiedade.

Mas treinamento um pouco todos os dias você já é capaz de afastar muitos desses sintomas. E o artigo de hoje é um mapa perfeito para você começar.

Então, vem ver de perto um cronograma de treinos para sair do sedentarismo.

Corrida

Comece correndo, por que não? Esse é um exercício democrático, delicioso e traz resultados já nos primeiros dias. Muitas pessoas começam a correr e já sentem melhora no sono, no humor, na regulação do apetite, entre tantos e tantoss outros benefícios.

Se você sente que uma corrida ainda será muito, então faça caminhadas. Não há problema. O importante é encontrar um momento para se movimentar, seja por 15 min, ou por 1 hora.

Dica fundamental: tenha regularidade. Se você só pode ir duas vezes por semana, então faça nessas duas vezes religiosamente. Sem falhas. É muito melhor você manter um ritmo constante e certo, do que correr esporadicamente. 

Pular corda

Pular corda é outro exercício que traz benefícios já nos primeiros dias e é muito gostoso. Depois de pegar o jeito de pular corda você vai ver como esta prática vai mudar a sua relação com o próprio corpo.

Não há maneira de explicar em texto como você deve pular corda. O segredo é: tenha paciência.

Faça o movimento lentamente algumas vezes até compreender bem toda a mecânica do exercício. Depois continue tentando e tentando. 

Dessa força chegará a hora em que você vai conseguir pular uma vez atrás da outra sem esforços. Esse exercício é fantástico para a coordenação motora, para trabalhar os reflexos e também para espantar o sedentarismo.

Como no exemplo da corrida: faça de maneira consistente. Teste a sua capacidade e marque no calendário todos os dias possíveis. Prefira treinar de maneira regrada, do que fazer treinos fortes apenas algumas vezes. 

Treino aeróbico simples (polichinelos)

Esse exercício é ótimo para substituir as cordas. Como você sabe, fazer polichinelos é um exercício aeróbico que trabalha muito a respiração e a circulação do oxigênio pelo corpo. O que tem interferência direta na diminuição da ansiedade e do estresse.

O movimento é muito simples de ser feito: basta abrir os braços e as pernas ao mesmo tempo e depois fechar, com pequenos saltos para garantir a impulsão.

Dica: faça polichinelos antes de correr, caso deseje colocar ele junto com a corrida. Desse modo você estará investindo em um aquecimento de ótima qualidade para a sua saúde. 

Treinos para sair do sedentarismo: uma conversa franca

De forma alguma o nosso blog tem a intenção de ir contra qualquer recomendação médica. Sendo assim, sempre com a ajuda de um especialista da sua confiança. De todo modo, os nossos treinos foram pensados para um público grande de pessoas. E é bem provável que você consiga fazer todos eles.

Mas, caso sinta algum desconforto marcante, nós indicamos que você consulte um médico. Tem mais, os malefícios causados pelo sedentarismo, como ansiedade, falta de humor, entre tantos outros, também estão presentes em diversas doenças.

Ou seja, se você sentir que apenas a prática física não será responsável por uma melhora no seu quadro. Você precisa consultar um especialista na área. 

Esperamos que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.

Agora é só deixar o sedentarismo para trás e começar os exercícios.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, segredos e novidades sobre alimentação de alta performance.

Agradecemos a sua companhia e até a próxima.