Termogênicos naturais, quais alimentos podem te ajudar!

Neste conteúdo falaremos a respeito de quais alimentos podem ser considerados “termogênicos naturais” abordando quais são eles e como eles podem te ajudar em diferentes objetivos, clique aqui e continue lendo

Sem dúvidas você, seja procurando por suplementos termogênicos ou não, já se deparou com os famosos alimentos “termogênicos naturais” e ainda que você não tenha se atentado ao fato de que eles são alimentos bastante disponíveis no dia a dia, eles são ótimas fontes nutricionais a serem implementadas nas refeições. 

Mas calma, pensando nisso, nós do blog do Mundo Whey Sooro desenvolvemos este conteúdo completo sobre o assunto, continue lendo e aproveite!

O que são termogênicos?

Sejam suplementos alimentares ou alimentos naturais, os termogênicos e os suplementos termogênicos tem como a sua característica principal, a função de acelerador de metabolismo, algo que, como o próprio nome diz, acelera o funcionamento comum do metabolismo, gerando assim, uma maior queima de calorias no processo de transformar a gordura em energia. 

Acontece que, alguns dos termogênicos atuam diretamente no sistema nervoso central, aumentando a liberação, pelo organismo, do hormônio conhecido como leptina, que é conduzido pelo corpo através do sangue. 

O hormônio leptina também é responsável, em partes, por promover a sensação de saciedade, ajudando no controle alimentar e eliminando a fome inconveniente, que é responsável por gerar os hábitos de fazer “lanchinhos” e “coffee breaks” durante o dia. 

Os alimentos que possuem efeitos termogênicos mais presentes, conseguem estimular o SNC (sistema nervoso central) de modo que o organismo como um todo permaneça “em estado de alerta” por mais tempo, trazendo consequentemente, mais disposição energética e uma maior queima de energia, mesmo que para atividades comuns. 

Outro fato interessante e igualmente importante de ser ressaltado, é que, por conta dos seus efeitos de “estado de alerta” e maior liberação de energia, os termogênicos também aceleram os batimentos cardíacos e elevam a temperatura corporal. 

De maneira ainda mais resumida, os alimentos termogênicos auxiliam na queima de gordura e na inibição de apetite e é exatamente por conta desses benefícios que eles são cada vez mais buscados pelas pessoas que desejam manter a forma, ou ainda, perder peso.

Mas vale lembrar que todas estas características são muito mais visíveis quando os alimentos termogênicos são alinhados a um planejamento de atividades físicas e bons hábitos alimentares. 

Citando o ponto de vista de especialistas, como o da nutricionista funcional Luciana Harfenist “A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso, que pode ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”

Mas afinal, como os alimentos termogênicos podem te auxiliar no dia a dia? confira no próximo tópico deste conteúdo. 

Como os alimentos termogênicos podem te ajudar? 

Como nos importamos com o seu desenvolvimento e alcance de objetivos de uma maneira saudável, é extremamente importante relembrar que no processo de emagrecimento saudável, não existem milagres! 

Acontece que, para que os alimentos termogênicos bem como os suplementos termogênicos lhe tragam bons resultados sem riscos a saúde, a dieta e a rotina de treinos são imprescindíveis, e, como já comentamos anteriormente, o apoio de um profissional é sempre importante neste processo, afinal, é ele quem irá indicar de maneira adequada, cardápios precisos e adaptados às suas necessidades nutricionais! 

Por fim, os termogênicos suplementares e os alimentos termogênicos devem ser muito bem avaliados antes de serem inseridos na sua dieta, alguns deles trazem uma maior queima de calorias durante o dia, enquanto outros, oferecem mais resistência física no decorrer do treino físico, o que também resulta em uma queima calórica mais intensa. 

Neste trecho do conteúdo, trouxemos dois dos principais benefícios dos termogênicos quando inseridos na dieta, confira: 

Eliminação de toxinas

Por conta do seu efeito colateral de aumentar a temperatura do corpo e, consequentemente, a produção de suor, os termogênicos oferecem uma maior eliminação de toxinas através da transpiração, auxiliando no processo de “limpeza” do organismo. 

Aumenta o foco nas atividades

Outro benefício muito interessante sobre os alimentos com propriedades termogênicas é o aumento do foco em atividades cotidianas. 

A cafeína por exemplo, é um dos mais conhecidos termogênicos inseridos nos hábitos de consumo do brasileiros, ela é capaz de estimular e auxiliar a mente a manter a concentração por mais tempo, alavancando a capacidade de aprendizado e a produtividade em geral. 

Embora os termogênicos como um todo tenham como principal benefício o aumento da concentração e eliminação de toxinas, é importante entender que cada alimento possui uma ação diferente no organismo, a fim de adequar ao máximo suas propriedades para as atividades a serem realizadas. 

No próximo tópico deste conteúdo, veremos como os termogênicos impactam positivamente na sua rotina de treinos, fica com a gente.

Como os termogênicos influenciam no treino?

Como já citamos, a maior procura pelos alimentos com propriedades termogênicas e os suplementos termogênicos é associada às pessoas que desejam perder peso ou ganhar mais resistência durante os treinos e atividades do cotidiano. 

Acontece que, como todo mundo já sabe, as principais “desculpas” para não treinar são a falta de tempo, o frio e a indisposição, e é por conta disso que os termogênicos se tornaram os queridinhos da atualidade, prometendo resolver todos estes problemas de uma só vez. 

Os alimentos enriquecidos em cafeína, por exemplo, são capazes de alavancar significativamente a resistência física, fazendo o treino render e te dando aquele gás para finalizar todas as atividades.  

Resumidamente, através de uma dieta balanceada e o consumo de termogênicos tanto naturais quanto suplementares, você certamente sentirá um aumento de desempenho durante o treino, e até mesmo uma maior disposição em ir para a academia. 

Mas afinal, como fazer o que já dissemos e equilibrar uma boa alimentação com a ingestão de termogênicos? confira no próximo tópico! 

Como deve ser uma alimentação com termogênico?

Para ingerir termogênicos, sejam através de alimentos ou suplementos, de maneira segura, é importante ter em mente que a combinação deles com ingredientes que por si só já aceleram o metabolismo, não é indicada. 

Além disso, consultar um médico antes de dar início a uma dieta com termogênicos mais presentes, é importante para entender seu possível histórico de problemas cardiovasculares ou até mesmo de insônia. 

Logo abaixo, separamos uma lista de alguns dos alimentos que podem ser considerados termogênicos naturais, veja: 

Pimenta

A pimenta in natura é um ótimo termogênico natural, prefira inserir na sua dieta, pimentas vermelhas e livre de conservantes e se você for mais sensível a ardência delas, invista nas famosas “pimentas biquinho” que são pouco ácidas e ardidas –  ideal para quem não está muito acostumado com o consumo delas. 

Lembre-se, a dose recomendada para as pimentas é de pequenas porções em temperos, e no máximo duas vezes por dia. 

Café

O café já é um hábito dos brasileiros em geral, por conta disso, é possível que não se sinta uma diferença real ao consumir a bebida, porém, a dose indicada é de três a quatro xícaras de 50 ml por dia. 

Ao inserir o café com mais presença na sua dieta, evite o consumo cerca de 8 horas antes de ir dormir, para que não se afete a qualidade de sono. 

Canela

Recentemente, outro alimento que se tornou bastante conhecido por suas propriedades em geral, é a canela, tanto em galhos como em pó. 

Além de chás, a canela é uma ótima alternativa para sobremesas livres de açúcares e adoçantes, além disso, elas possuem as tão amadas propriedades termogênicas, sendo ideais para as dietas. 

Gengibre

Por último e não menos importante, um alimento não tão reconhecido por suas propriedades, é o gengibre, que pode ser combinado com diversos pratos comuns e ainda sim trazer ótimos benefícios para quem consome. 

O recomendado pela Sooro by the way e pelos especialistas, é que o consumo de gengibre seja de cerca de 2 a 4 gramas/dia. 

Conclusão: 

Os alimentos termogênicos, bem como os suplementos alimentares termogênicos possuem muita presença nos hábitos das pessoas que praticam exercícios, invista nesses alimentos e certamente verá resultados significativos. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.