04 dicas de ouro para uma Páscoa saudável e sem arrependimentos.
Confira dicas que trouxemos para você evitar arrependimentos e aproveitar o melhor que o doce feriado de Páscoa tem para oferecer.
Com a chegada da Páscoa é comum que as pessoas se permitam extravasar um pouco na dieta, abusando dos docinhos, chocolates e outras guloseimas típicas da data.
No entanto, muitos praticantes de atividades físicas acabam se sentindo culpados pelos exageros cometidos, que geralmente se refletem na balança. Mas será que é possível aproveitar a Páscoa sem ter medo das consequências?
A resposta é sim! É possível se render aos chocolates de forma equilibrada e saudável!
Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo. Aqui, você vai entender como é possível ter uma Páscoa sem culpa, desfrutando do chocolate de forma consciente e equilibrada.
Pense antes de comprar e evite os excessos
A primeira dica que separamos pode parecer um pouquinho óbvia, no entanto, grande parte do cuidado com os impulsos alimentares começa na gestão do que você coloca na sua geladeira, afinal, se existirem mais opções saudáveis do que guloseimas, vai ser fácil comer bem!
Sendo assim, nesta Páscoa fuja dos excessos e evite comprar grandes quantidades de chocolate apenas por empolgação.
É importante lembrar que, embora sejam uma delícia, os chocolates de baixa qualidade são ricos em açúcares e gorduras, o que pode contribuir no ganho de peso e no aumento dos níveis de colesterol no sangue.
Então, quando o assunto são os chocolates, investir em produtos de boa qualidade mesmo que em menor quantidade, é a chave para o sucesso! Isso porque chocolates com maior teor de cacau possuem menos açúcares e gorduras adicionados, além de serem ricos em flavonoides, substâncias antioxidantes.
Varie as suas opções e use a criatividade para escapar dos doces
Outra dica bastante interessante é apostar na criatividade ao substituir os ovos de Páscoa e as sobremesas da data.
Tente, por exemplo, polvilhar cacau em pó puro por cima de uma banana e aquecer no forno micro-ondas por alguns segundos. Essa é uma sobremesa simples porém deliciosa e saudável, que contém menos açúcar e mais nutrientes do que qualquer outra sobremesa tradicional.
Outra opção é combinar frutas picadas com pedacinhos de chocolate meio amargo. Como já dissemos, o chocolate meio amargo é mais saudável do que o chocolate ao leite e ele pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam um docinho sem deixar de cuidar da alimentação.
Além dessas opções, existem outras alternativas de sobremesas saudáveis para a Páscoa, como trufas de chocolate feitas com tâmaras, nozes e cacau em pó, ou o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese, famoso “Bolo de cenoura americano”
Priorize consumir doces e chocolates somente “de sobremesa”
Uma estratégia eficaz para desfrutar de uma sobremesa sem prejudicar a alimentação é combinar o doce com alimentos ricos em proteínas e fibras.
Segundo nutricionistas, o consumo de chocolate com o estômago vazio pode levar a um aumento acentuado dos níveis de açúcar no sangue, o que pode causar uma queda brusca na energia e aumentar a sensação de fome.
Desta forma, para evitar esse problema é importante comer uma boa refeição antes de desfrutar das sobremesas.
Atenção redobrada na sua alimentação
A última dica que trouxemos pode ser a mais importante para você, afinal, dependendo de quão difícil você sente que é o desafio de cuidar da alimentação em épocas de festividades, você pode ter mais dificuldade nessa missão.
A sugestão é fazer um diário alimentar e registrar tudo o que se come durante o dia, incluindo doces e chocolates.
Dessa forma, é possível ter um controle do consumo desses alimentos e identificar padrões de comportamento alimentar que precisam ser freados.
Além disso, também é interessante planejar as refeições com antecedência, incluindo as opções saudáveis e nutritivas que possam substituir os doces e chocolates.
Uma Páscoa saudável
Comer um docinho não vai prejudicar todo seu processo, coma sem culpa, mas com cautela. Foque nos seus objetivos e sem dúvidas vai ser mais fácil se manter alinhado com seus treinos e dietas mesmo durante a Páscoa, e o melhor, sem deixar de aproveitar o feriadão! Sooro Renner – nutrição que gera resultados.