Colágeno: a proteína que deixa a dieta mais nutritiva
A proteína de colágeno é uma nova opção de suplementação proteica que vem ganhando o mercado. Saiba mais.
Ele é mais conhecido entre as mulheres – devido sua atuação na pele – mas, sua importância para o corpo humano também é lembrada e passa a ser mais conhecida pelos homens. O colágeno é uma proteína estrutural, com características fibrosas e de origem animal. Essa proteína é naturalmente produzida por nosso organismo.
O colágeno tem sua importância na composição geral do corpo, ou seja, não é apenas a pele seu foco de atuação. A suplementação de colágeno também contribui para o bom funcionamento do intestino, para o ganho de massa muscular e nas articulações.
SIM! É PROTEÍNA
É importante ressaltar que a proteína é um dos macronutrientes em maior número no corpo humano – que atuam na composição corporal, na pele, nos ossos, nos tecidos e nos músculos. Além disso, realiza o transporte de substâncias e na composição de anticorpos e hormônios.
Também é interessante pontuar que a proteína é formada por aminoácidos conectados entre eles por meio de ligações peptídicas. Existem 20 aminoácidos proteicos que conseguem combinar de várias maneiras e estruturam diferentes moléculas. Com isso, a estrutura de cada molécula é o que determina a função que terá em nosso corpo.
Quando abordamos ‘proteína de colágeno’ atribuímos ao termo de suplementação. O colágeno pode sim ser usado como fonte de proteína, ainda mais diante dos peptídeos – que atribuídos a outros ingredientes pode potencializar os resultados – por exemplo, a vitamina C, nutriente importante para a formação de colágeno.
OTIMIZAR O GANHO DE MASSA
Como nem todos os colágenos são iguais, é preciso saber escolher qual consumir para que os objetivos sejam alcançados. Os resultados potencializam quando o suplemento apresenta em sua composição valores nutricionais que auxiliam e atuam no fortalecimento da musculatura; conte com ajuda profissional para isso.
A dica é optar por peptídeos de colágeno de alta qualidade, pois o tipo do nutriente vai interferir no processo de alcance dos resultados desejados. Confira nossa linha de suplementação e a tecnologia aplicada na produção dos produtos.
A SUPLEMENTAÇÃO QUE FAVORECE
Em sua versatilidade, o colágeno como fonte de proteína tende a favorecer o aumento da massa magra nos casos em os suplementos são feitos com matéria-prima específica para esse objetivo. Na hora de escolher seu whey protein é importante estar atento e saber exatamente o que ele contém.
O mercado oferece opções para contribuir com a suplementação proteína a partir do colágeno e com essa base otimizar a massa muscular. Ele é uma fonte proteica, assim como a proteína extraída da carne bovina, de determinados vegetais, do soro do leite (whey protein), entre outras.
Leia também: Quanta proteína devo consumir para ganhar massa muscular?
OS BENEFÍCIOS DESSA FONTE DE PROTEÍNA
Quando está na forma hidrolisada – em peptídeos de colágeno – ele apresenta maior biodisponibilidade. Para chegar a esse estágio, o colágeno passa pelo processo de hidrólises, ou seja, a quebra das moléculas, até chegar em tamanhos reduzidos, chamados de peptídeos.
Quando ele está formulado com peptídeos de alta qualidade, o suplemento pode agregar diversos benefícios ao corpo humano. Esse nutriente consegue contribuir na redução de perda muscular em pessoas idosas; ajuda a melhorar a composição corporal e da força muscular; seu consumo é ideal para pessoas que possuem restrições alimentares com leite; entre outras vantagens que somente quem opta por fonte de proteína pode relatar com mais exatidão.
CONSUMO RECOMENDADO
Antes de tudo, é importante reforçar que a recomendação para o uso de suplementação deve sempre acontecer mediante parecer de um médico ou de profissional da área de nutrição. A indicação do colágeno para suplementação proteína pode ser recomendado para todas as pessoas que precisam de um aporte proteico e tem como meta a composição corporal, além da manutenção e fortalecimento da musculatura e a perda de gordura.
Ele é uma excelente escolha para quem apresenta restrições com a ingestão de outras proteínas, por exemplo, aquelas que são retiradas da carne de boi ou do soro de leite. Nos casos de gestantes e lactantes pode ser recomendado por profissionais, pois não costumam apresentar restrições à proteína de colágeno.
Ficou interessado? Procure recomendações profissionais e deixe sua dieta ainda mais nutritiva e focada em seu objetivo! Não se esqueça: informação de relevância é aqui na Sooro Renner, nutrição que gera resultados.