Como a alimentação pode afetar a saúde da pele.
Cuidar da pele não reflete apenas na autoestima. Este é um processo que começa de dentro para fora. Os alimentos que você ingere são fundamentais para uma pele saudável. Saiba tudo sobre.
Uma pele hidratada, com luminosidade e brilho bem equilibrados, sem excesso de oleosidade, poros dilatados ou espinhas, é o sonho de muita gente. No entanto, não basta apenas gastar dinheiro com tratamentos, é preciso cuidar bem da sua alimentação para alcançar este objetivo.
A pele é o maior órgão do corpo humano e também é responsável por nos proteger contra agressores externos, sendo assim, ter uma pele saudável vai muito além de estética, padrão de beleza e autoestima. Ela é um reflexo de como anda a sua saúde em geral.
Se você é leitor do blog Sooro by the Whey, já sabe que tudo o que comemos tem impacto no nosso organismo, e a pele é uma das primeiras partes do corpo a apresentar estes resultados, sejam eles positivos ou negativos.
Estes efeitos podem ser sentidos de várias formas, desde através da descamação, acne e até envelhecimento precoce.
Se você ficou interessado no assunto, continue no conteúdo! Aqui, nós vamos explorar como a alimentação afeta a saúde da pele e o que você pode fazer para mantê-la sempre radiante.
Qual a relação da alimentação com a minha pele?
Bom, como já dissemos na introdução deste conteúdo, os alimentos não possuem apenas a capacidade de manter o corpo saudável e imunizado. Eles também são responsáveis pela qualidade da pele, além dos cabelos e unhas.
Desta forma, podemos afirmar que dependendo dos seus hábitos alimentares, a sua pele será negativamente afetada, e diversos problemas como acne, espinhas, flacidez, estrias e inflamações poderão surgir.
Sendo assim, para manter a sua pele saudável, é sempre bom evitar alguns tipos de alimentos. Os principais inimigos da saúde da pele, são:
Açúcar refinado
Produtos como o açúcar refinado, bastante presente em refrigerantes e sucos artificiais, são capazes de prejudicar a saúde da pele.
O que acontece é que o açúcar refinado aumenta os níveis de insulina no sangue, favorecendo a produção de hormônios e aumentando a oleosidade geral do corpo.
Além disso, a insulina, quando alavancada pelo consumo de açúcar, também pode agravar o entupimento dos poros, resultando no surgimento dos já citados; cravos e espinhas.
Sal refinado
O uso frequente de sal refinado, bem como de temperos industrializados também é inimigo de uma pele saudável. Eles podem causar inflamação no corpo e estimular a produção de glândulas sebáceas.
Inclusive, alguns alimentos como presunto, peito de frango e peito de peru, erroneamente considerados parte de uma dieta saudável, também podem ter o mesmo efeito.
Alimentos industrializados e gordurosos
Outro tipo de alimento que também faz muito mal para a saúde da pele e do corpo em geral, são os alimentos industrializados e gordurosos.
Um ótimo exemplo deles são os fast-foods, que embora estejam cada vez mais presentes na vida das pessoas, são responsáveis por desequilibrar a microbiota intestinal, causando processos inflamatórios por conta da atuação desordenada das bactérias boas presentes no intestino.
Soja e derivados
Por fim, a soja e seus derivados também são alimentos que podem afetar negativamente a saúde da pele.
Quando consumidos em excesso, esses alimentos desregulam a produção de hormônios femininos como o estrogênio, o que facilmente pode levar a um aumento da ocorrência de cravos e espinhas.
Além de todos estes alimentos que citamos, chocolates e bebidas alcoólicas também devem ser evitados pelo mesmo motivo; causam inflamação na pele.
Invista nos alimentos que promovem uma pele saudável
Neste tópico fizemos uma listinha de alguns alimentos capazes de promover a saúde da pele, cabelo e unhas, confira:
- Frutas e verduras ricas em antioxidantes como mirtilos, brócolis, abacaxi e laranja.
- Peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum, que são fontes de ômega-3.
- Nozes, sementes e leguminosas, que fornecem proteínas como zinco e vitamina E.
- Alimentos ricos em vitamina C como kiwi, acerola e goji berry, ajudam na produção de colágeno.
- Água e bebidas hidratantes como chá verde e suco de limão mantêm a pele hidratada.
- Probióticos encontrados em iogurtes, kefir e kombucha, auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal e na proteção da pele.
Além disso, você também pode apostar em suplementos alimentares. Invista em Zinco, Colágeno, Ômega 3, Vitamina C e Vitamina E, que também ajudam na manutenção de uma pele saudável.
Curtiu nosso conteúdo sobre como a alimentação pode afetar a saúde da sua pele?
O importante é sempre ter em mente que uma vida saudável, com hábitos alimentares equilibrados e atividades físicas regulares, irão promover, naturalmente, a saúde geral do seu corpo.
Lembre-se, a qualquer momento do seu processo, conte sempre com o apoio da Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.