Como a reutilização de água tem transformado a inovação sustentável da Sooro Renner?
O Dia Mundial da Conservação da Natureza é comemorado em 28 de julho, uma data de suma importância para a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade do nosso planeta.
Este dia nos lembra do papel crucial que todos nós desempenhamos na proteção e na conservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Em comemoração a esta data e com o intuito de incentivar cada vez mais a preservação dos recursos naturais, a Sooro Renner destaca seu compromisso com o cuidado e a conservação da água, um dos recursos naturais mais importantes presentes na natureza.
Expansão do reuso de água: novos projetos e impactos
A Sooro Renner implementa práticas de reaproveitamento da água gerada em seus processos produtivos, com o principal objetivo de reduzir o consumo de água potável fornecida pela autarquia municipal, permitindo que essa água seja disponibilizada para a população.
A empresa implementou na sua unidade de Marechal Cândido Rondon um avançado sistema de Osmose Reversa, que transforma a água gerada no processo de concentração do soro de leite em água potável. Esta água é utilizada em várias etapas do processo produtivo, como higienizações, resfriamento de selo de bombas e reposição de água nas torres de resfriamento.
Outro ponto significativo do reuso é a água retirada do soro nos evaporadores. Apesar de não ser potável, essa água possui alta qualidade e é utilizada em limpezas menos nobres, como higienizações externas e de pisos, além de parte ser destinada ao uso nas caldeiras.
Inovações na estação de tratamento de efluentes
Para ampliar ainda mais o reuso de água em seus processos, a Sooro Renner possui um sistema MBR na sua Estação de Tratamento de Efluentes de Marechal Cândido Rondon, um processo altamente eficiente que alcança elevadas taxas de remoção de carga orgânica e redução de turbidez. Mesmo com essa eficiência, a água resultante ainda não é potável, razão pela qual a empresa adquiriu em 2023 um sistema de Osmose Reversa para o tratamento final do efluente e potabilizando-a.
Atualmente, essa água é usada principalmente para o resfriamento de selo de bombas e reposição de água nas bacias das torres de resfriamento, com planos para expandir seu uso diretamente na produção.
A gestão da água pela Sooro Renner
Hoje, aproximadamente 55% de toda a água utilizada na planta de Marechal Cândido Rondon – PR é de reuso e 35% em Estação – RS, o que diminui significativamente a extração de recursos naturais diretamente de rios e poços. Este compromisso com a reutilização de água não só traz impactos positivos, como também oferece inúmeros benefícios ambientais, contribuindo para a sustentabilidade empresarial e a preservação dos recursos naturais.
Ao refletirmos sobre o Dia Mundial da Conservação da Natureza, a história da Sooro Renner destaca como a inovação e o compromisso ambiental podem caminhar juntos. Através de práticas avançadas de reutilização de água, a Sooro Renner está não só protegendo nossos recursos naturais, mas também criando um futuro mais sustentável para todos.