Sooro Renner e Biopark Educação firmam ações de cooperação para desenvolvimento de pesquisas em parceria
Cooperação técnica está focada em viabilizar ações conjuntas que visem ao desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico
A Sooro Renner e o Biopark Educação firmaram uma importante parceria para pesquisas em colaboração. Essa cooperação técnica está focada em viabilizar ações conjuntas que visem ao desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico, bem como à implementação de projetos de pesquisa e desenvolvimento que venham a beneficiar as empresas em questão. A cada novo projeto firmado mais retorno para a comunidade.
O primeiro plano de trabalho conjunto enaltece as vantagens do uso do Permeado de Whey para o segmento farmacêutico. Atualmente, a indústria farmacêutica adiciona Lactose Anidra e alguns tipos de amidos como agente excipiente durante o processo de fabricação de comprimidos. Desse modo, surgiu a ideia da substituição da Lactose Anidra por Permeado de Whey Non Caking (devido apresentar 90% de lactose em sua composição e características não higroscópicas).
Entre as vantagens, é possível destacar que a indústria farmacêutica não dependeria somente da Lactose Anidra, além de o Permeado de Whey possuir um custo 50% menor em relação à Lactose.
RESULTADOS EXCELENTES
Durante os testes, os pesquisadores se surpreenderam com os potenciais resultados, pois foi observada excelente taxa de compressão, resistência a quebras (absorve impacto), além de observarem que o comprimido estava se dissolvendo no tempo ideal recomendado. Os testes utilizando Permeado de Whey foram muito bons, superando em alguns aspectos os testes comparativos realizados com Lactose.
Outro ponto de destaque dessa cooperação técnica é que novos estudos podem ser realizados para verificar a estabilidade dos comprimidos ao longo do seu armazenamento. Além disso, serão avaliados todos os pontos necessários para que o Permeado Whey possa atender às regulamentações da indústria farmacêutica.
Neste primeiro plano de trabalho, foram envolvidos os pesquisadores da Sooro e a infraestrutura laboratorial do Biopark Educação. Também foi possível propiciar que professores e alunos da instituição tivessem acesso aos testes laboratoriais, às discussões técnicas e à pesquisa feita em parceria com a empresa Sooro.
PROJETOS FUTUROS
Devido à alta taxa de compressão, outros projetos estão no radar, como o desenvolvimento de pastilhas (formato mini, sabor hortelã) com adição de proteínas. Entretanto, esses projetos estão mais voltados para a indústria de alimentos.
Outro projeto de interesse de desenvolvimento conjunto entre as empresas é em relação à ‘caracterização do soro de leite produzido pelo Biopark e Biopark Educação em sua planta de processamento de Queijos Finos’. Esse novo plano de trabalho ainda deve ser firmado e irá explorar uma possível sinergia entre as empresas, uma vez que o soro de leite é a base dos produtos desenvolvidos pela Sooro e, caso os resultados apontem para a sua viabilidade de aproveitamento, o produto poderá gerar uma nova vertente de negócio para o Biopark, Biopark Educação e, ao mesmo tempo, uma nova fonte de suprimento de matéria-prima para a Sooro Renner.