O que não comer antes de correr?
Neste conteúdo falaremos a respeito dos alimentos que devem ser evitados antes de uma corrida, apresentaremos detalhes e dicas a respeito de cada um destes alimentos. Acesse e confira!
Existem diversos alimentos extremamente indicados para quem tem como hábito ou como esporte, a corrida. Abacates, bananas e até torradas com geleia são alguns dos lanchinhos ideais para quem quer dar aquela corridinha, independentemente dol horário.
Entretanto, sabemos que infelizmente não é sempre tão fácil carregar por aí algumas refeições, ou ainda, simplesmente não dá tempo, ao longo do dia, de se preparar para o seu esporte, afinal, a vida profissional também é importante e acaba tomando boa parte do tempo dos atletas amadores.
Se você já corre a determinado tempo, sabe que correr com o estômago vazio também não é uma opção, a falta de glicogênio vai te causar fadiga muscular e mental excessivas, mas, em contrapartida, também não é bom correr após ingerir alguns alimentos inapropriados, eles poderão desencadear cãibras musculares, azias, gases, problemas gastrointestinais e principalmente, aquela famosa sensação de estar pesado e indigesto.
Pensando nisso, a Sooro by the whey preparou um conteúdo completo que vai falar a respeito dos alimentos que você NÃO deve consumir antes de correr, confira logo abaixo a lista que preparamos a respeito dos alimentos “vilões” e que são geralmente responsáveis por um mau rendimento nas suas corridas.
Para listar esses alimentos, levamos em consideração a maioria das pessoas, afinal, para grande parte da população, os alimentos que citamos abaixo irão trazer complicações na digestão durante o treino, entretanto, como cada organismo é diferente, é melhor observar como cada um destes alimentos se comporta com você.
Fica com a gente e confere:
Carnes
Carnes em geral são uma ótima fonte de proteínas e aminoácidos, indispensáveis para qualquer tipo de atleta, entretanto, as proteínas de origem animal, se ingeridas logo antes do treino, acabam por pesar no estômago da maioria dos amadores..
Correr logo após consumir carnes, claro que dependendo da quantidade, poderá te causar sensação de peso, além de gases e irritações no sistema gastrointestinal.
Agora, se as carnes já estão bastante presentes na sua alimentação diária, procure consumi-las com a maior janela de tempo possível entre o seu treino, preferencialmente, cerca de 3 horas no mínimo antes de correr.
Pimentões e pepinos
Além de serem uma delícia, os pimentões e pepinos são os queridinhos na dieta de quem curte refeições mais saudáveis, além disso, eles são ótimas fontes nutricionais.
Porém, ainda que estes alimentos sejam geralmente aliados das dietas, é bom evitá-los antes do treino, afinal, por possuírem cascas densas e fibrosas, eles não são assim tão fáceis de digerir, o que pode acarretar nas sensações que já citamos, como gases e irritações no intestino.
Agora, se ainda sim você pretende ingerir alimentos deste tipo antes do treino, uma ótima opção é investir no cozimento deles, isso irá ajudar a amolecer suas cascas, facilitando a digestão e a absorção das fibras.
Tomates
Os tomates, que por sua vez também são ótimas fontes de nutrientes e ricos em vitamina C, vitamina K e potássio, também não são muito indicados para serem consumidos logo antes de correr, afinal, estas frutas possuem elevados teores de ácido cítrico e málico, o que pode facilmente causar azia, refluxo e queimação, prejudicando completamente o desempenho do treino.
Entretanto, para tudo tem um jeitinho, e com a acidez dos tomates não é diferente! Uma dica bastante eficaz para compensar os efeitos da acidez, é consumir esta fruta junto de manteiga, azeites e alimentos gordurosos em geral.
Já no caso dos molhos, sempre que for prepará-los, não se esqueça de acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio, ele será capaz de aumentar o nível de pH, reduzindo a sensação de queimação que a acidez do tomate causa.
Feijão e lentilhas
Acontece que, não somente o feijão e as lentilhas são contraindicados antes do treino, mas todas leguminosas também não são tão bem vindas!
Embora as leguminosas como feijão e lentilhas sejam indiscutivelmente ótimas fontes de fibras, que são nutrientes muito importantes para os corredores, esse é o exato motivo por não serem tão bem aceitos antes de correr, afinal, as fibras sempre são mais difíceis de serem digeridas que outros alimentos.
Carboidratos Simples
Ao contrário do que muita gente pensa, não existem carboidratos “bons e ruins” o que acontece é que alguns dos carboidratos possuem, junto a eles, um maior nível de nutrientes, fazendo com que eles sejam fontes de energia mais duradouras.
Mas de qualquer forma, os carboidratos são a melhor opção de alimento “pré treino” e devem ser inseridos na sua rotina alimentar, preferencialmente através de alimentos nutritivos, como por exemplo, o mingau de aveia ou quinoa.
Conclusão:
Antes de correr, invista sempre que possível em carboidratos complexos, porém, se não for possível, até uma fatia de pão branco já será melhor que alimentos muito fibrosos ou ácidos, como citamos as carnes, tomates e pimentões! Além disso, evite também alimentos muito gordurosos ou ricos em lactose,