Pés e mãos dormentes após treinos? Veja os sintomas de nervos pinçados

Você já sentiu as mãos e pés dormentes mesmo horas após os treinos na academia? Mesmo que a resposta seja não, é melhor você prestar atenção no artigo de hoje. Pois essas informações podem te livrar de uma lesão. Com o aumento da frequência de pessoas nas academias ficou mais difícil para os instrutores prestarem

Você já sentiu as mãos e pés dormentes mesmo horas após os treinos na academia? Mesmo que a resposta seja não, é melhor você prestar atenção no artigo de hoje. Pois essas informações podem te livrar de uma lesão.


Com o aumento da frequência de pessoas nas academias ficou mais difícil para os instrutores prestarem atenção em todos. E o resultado é que cada vez mais lesões e problemas musculares aparecem.

Hoje vamos explicar o que são os “nervos pinçados”, como evitá-los, quais os sintomas e também se você deve se preocupar quando ficar com um membro dormente. 

E o melhor de tudo: será um artigo super rápido, em menos de 5 minutos você já terá lido tudo. Ok? Vamos começar! 

Entendendo a dormência nas mãos e pés após treinos

A dormência nas mãos e pés após o treino é uma sensação que muitos atletas e entusiastas do fitness podem experimentar em algum momento. Ela certamente irá variar entre um leve formigamento, até uma sensação de “alfinetes e agulhas”. Nos casos mais graves gera a completa falta de sensibilidade.

É importante entender que passar por esse fenômeno pode ser normal, especialmente após treinos intensos. É a repetição frequente que pode indicar um problema.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Sports Sciences, a dormência nas mãos e pés pode ser resultado de pressão excessiva sobre os nervos periféricos durante o exercício físico. Já que eles são os responsáveis por enviar sinais de dor, sensação e temperatura do corpo para o cérebro.

Então, durante um treino, especialmente um que envolve levantamento de peso ou exercícios de alta intensidade, estes nervos podem ser comprimidos, resultando em dormência temporária nas extremidades.

Nervos Pinçados: quando a dormência não é normal!

Os nervos pinçados, também conhecidos como neuropatia por compressão, são uma condição médica que ocorre quando os nervos são comprimidos ou irritados. Esse fenômeno acaba causando dor, formigamento e, em casos graves, dormência.

Quando isso ocorre nas mãos ou pés, é frequentemente o resultado de posturas inadequadas, movimentos repetitivos ou atividades físicas extenuantes.

Uma das causas mais comuns é a síndrome do túnel do carpo. Esta condição ocorre quando o nervo mediano, que se estende do antebraço até a mão, é comprimido no túnel do carpo, um canal estreito no pulso. Comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos, como digitar ou levantar pesos.

Qual é a diferença entre a condição normal e o problema grave? Bem, basicamente a progressão dos sintomas. Um formigamento causado pelo cansaço irá melhorar gradualmente em um prazo de até 48 horas. Já os nervos pinçados poderiam levar meses até um estado normal, ou em alguns casos eles jamais retornariam sem intervenção médica.

Por isso, convém avaliar se seus sintomas estão melhorando, ou se seguem estáticos e até mesmo piorando. O segundo caso indica um problema mais grave.

Esforço x preparação: como evitar os nervos dormentes?

Melhorar a técnica

Garantir que você está executando os exercícios corretamente pode ajudar a prevenir a compressão dos nervos. Isso inclui evitar movimentos repetitivos e sobrecarga, garantir postura correta e usar equipamentos adequados.

Fortalecer músculos e articulações

Fortalecer os músculos em torno das áreas que podem ser afetadas pela compressão do nervo pode ajudar a proteger o nervo de ser comprimido. Por exemplo, os músculos do pulso e do antebraço podem ajudar a prevenir a síndrome do túnel do carpo.

Aquecimento e alongamento adequados

Um bom aquecimento e alongamento antes e depois dos treinos podem aumentar a circulação sanguínea e reduzir a tensão muscular, prevenindo a compressão dos nervos.

Descanso e recuperação

Se você está experimentando dormência nas mãos e pés após o treino, é importante dar tempo para que seu corpo se recupere. Isso pode incluir reduzir a intensidade do treino, evitar movimentos que causem dor ou dormência, e permitir que o corpo se recupere adequadamente entre os treinos.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode ajudar a aliviar a pressão sobre os nervos comprimidos, melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos ao redor dos nervos afetados.

Medicação e/ou cirurgia

Em casos graves, medicamentos para alívio da dor ou mesmo cirurgia podem ser necessários para tratar os nervos pinçados.

Lembre-se de que a dormência persistente nas mãos e pés após o treino deve ser avaliada por um profissional de saúde para determinar a causa e o melhor tratamento. A prevenção e o tratamento precoce são sempre a melhor opção para evitar complicações a longo prazo, mas você deverá sempre garantir que a sua saúde esteja sendo acompanhada por um profissional responsável.

Gostou da publicação de hoje? Então continue acompanhando nosso Blog e também a nossa nova aba focada inteiramente em Sustentabilidade. 

Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.