Quantas refeições devem ser feitas no dia?

Uma dúvida comum daqueles que começam a cuidar da alimentação visando seus resultados: quanto e quando comer. Confira alguns mitos sobre o assunto.

Nem sempre dá pra confiar no sentimento de fome, afinal, muitas das vezes eles podem ser frutos de ansiedade ou até mesmo de tédio, então, sabendo disso, como devemos programar nossas refeições? 

Embora este seja um assunto simples, diversos profissionais possuem entendimentos diferentes sobre o tema e as principais linhas de raciocínio a respeito da quantidade de refeições ideais, defendem linhas bem opostas, como a de fazer várias refeições por dia (às vezes até 8) ou a de realizar longos jejuns intermitentes, que podem ser ótimos para o emagrecimento. 

Por fim, a gente sabe que em meio a tanta informação disponível na internet, às vezes fica um pouco difícil entender qual é a melhor opção para adotar, e pensando nisso, preparamos este conteúdo completo! Continue lendo e confira: 

Afinal, quantas refeições eu devo fazer por dia? 

Embora a maior parte das dietas comuns recomende no mínimo seis refeições por dia, sendo elas o desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, fica difícil conciliar todas essas pausas durante um dia ocupado pelo trabalho, ainda mais se você tiver como foco, uma boa qualidade de sono, o que também é fundamental para sua saúde e resultados. 

Acontece que se você pensar em dormir oito horas completas todos os dias, as seis refeições que deveriam ser feitas vão acabar tendo de ser administradas de três em três horas, o que para muita gente, é bem difícil, mas por sorte, nem sempre essa rotina é necessária! 

O que ocorre é que mesmo com toda a força que a ideia de múltiplas refeições diárias tem, os macro e micronutrientes que você ingere ao longo do dia são muito mais importantes do que seus horários, ou seja, é bem mais interessante tomar cuidado com o quê você come, do que quando você come. 

Então, respondendo a pergunta do tópico sobre quantas refeições devem ser feitas, tudo depende! 

Muitas pessoas conseguem administrar com mais facilidade os seus macro e micronutrientes quando divididos e ingeridos em várias refeições um pouco menores, já outras, preferem comer mais e sentir menos fome, dividindo suas metas nutricionais em menos refeições diárias. 

Sendo assim, o ideal é testar e observar como seu corpo se comporta. 

Qual a relação entre ganhar ou perder peso e o número de refeições diárias?

Outro ponto curioso a respeito da quantidade ideal de refeições diárias, é que muita gente acredita que comer mais vezes durante o dia é o que vai te fazer engordar, enquanto comer menos, te fará emagrecer, mas novamente, não é bem assim! 

O que ocorre, é que existe uma falsa crença de que simplesmente comer é o que engorda, sendo que na verdade, é a gestão das calorias diárias que será o fator definitivo quando o assunto é ganhar ou perder peso.

Sendo assim, tenha em mente que você pode passar praticamente o dia todo comendo, mas se os alimentos administrados forem de baixos índices calóricos e as atividades físicas que você realiza, consumirem mais calorias do que você ingere, certamente o seu processo resultará em emagrecimento. 

Em contrapartida, se você fizer apenas uma refeição mas no final da soma diária de calorias, tiver ingerido mais do que consumiu, estará engordando. 

Por fim, existem alguns pontos bem difundidos no mundo fitness a respeito do tema, e pensando nas suas possíveis dúvidas, separamos mais dois tópicos extras apenas para tratar sobre as perguntas mais comuns, vamos conferir? 

Ficar muito tempo sem comer impede a perda de peso? 

Muita gente acredita de que pular algumas refeições pode fazer com que o organismo entre em “Modo de Inanição“ o que impediria o progresso do emagrecimento, mas na prática, o que ocorre é que, na maiorias das vezes, as pessoas adotam dietas bem radicais, que sozinhas, possuem um “limite“ de perda de peso, e quando os resultados começam a aparecer, é natural que eles comecem a ficar mais lentos.

Ou seja, se seu progresso está “congelado“, não significa que você precisa de mais refeições durante o dia, invés disso, procure aumentar seu ritmo de treinos, ajustar sua dieta ou simplesmente, ter paciência, afinal, não existem milagres! 

Pular o café da manhã é mesmo uma ideia assim tão ruim?

Sobre o café da manhã, certamente você já ouviu diversas ideias diferentes, mas o ponto principal, é que não existe consenso científico sobre a importância desta primeira refeição do dia. Sendo assim, o melhor é adequar as suas preferências a um estilo de vida saudável. 

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, muito mais importante do que a quantidade de refeições diárias que você faz, são os macro e micronutrientes que você ingere, e é claro, o quanto você se exercita e descansa. 

Conte com a Sooro Renner, nutrição que gera resultados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.