05 Alimentos para aliviar as dores do treino

Dores pós treino? Seja por ter começado recentemente ou aumentado o ritmo e carga dos exercícios, saiba que existem alimentos capazes de aliviar as dores musculares.

Geralmente atreladas ao início das atividades físicas ou na mudança do plano de exercícios, as dores musculares são bem comuns na vida de quem possui as atividades físicas como um hábito, e podem ser bem incômodas independentemente da idade do praticante. 

Alguns dos principais fatores que auxiliam na redução das dores físicas são os alongamentos, tanto pré treino quanto pós treino, o aquecimento, e, acima de tudo, a alimentação equilibrada e saudável. 

Acontece que, embora inicialmente pareça não terem muita relação, a dieta e os alimentos ingeridos são diretamente responsáveis pela recuperação muscular, principalmente de quem expõe suas musculaturas constantemente a microlesões, que é o caso dos treinamentos físicos. 

Ficou interessado no assunto e quer entender mais sobre como alguns alimentos estratégicos podem ser fundamentais na recuperação muscular e no alívio das dores do treino? Neste conteúdo separamos uma lista de 05 alimentos que, quando ingeridos, podem trazer incríveis resultados no dia a dia. 

05 Alimentos e Bebidas que podem aliviar as dores musculares

Neste trecho do conteúdo conheça alguns dos principais alimentos e bebidas que podem ser inseridos na sua dieta com o objetivo de reduzir as dores físicas e alavancar a recuperação muscular.

Cafeína

Seja consumida através de suplementos alimentares como os famosos termogênicos, ou ainda, ingerida por meio de doses de café preto durante o dia, é de conhecimento geral que a cafeína tem um grande poder de estímulo energético. Além disso, quando administradas um pouco antes do treino, conseguem melhorar o desempenho e a resistência das atividades físicas.

Outro fato interessante a respeito da cafeína é seu poder de recuperação muscular, e além disso, essa substância é capaz de reduzir as dores musculares em até 50%, conforme algumas pesquisas que já foram realizadas e que apontam a ação da cafeína no cérebro e na medula espinhal.

Sendo assim, desde que com cuidados em relação às doses ingeridas, a cafeína pode ser um grande aliado nas suas atividades. 

Beterraba

Pouco tempo atrás, em 2016, uma pesquisa realizada pelo European Journal of Applied Physiology apontou que a beterraba tem grande potencial de diminuição das dores musculares, além de ser capaz de acelerar a recuperação muscular dos atletas que praticam exercícios intensos. 

Sendo assim, ingerir a beterraba in natura, ou ainda, em forma de suco logo após treinos intensos, é uma ótima opção caso você esteja lidando com dores musculares. 

Dica de preparo: Vitamina de beterraba

Antes de tudo, selecione algumas beterrabas e as deixe pré cozidas (cerca de 100g)

No liquidificador, bata as beterrabas junto de uma maçã, pedaços de gengibre e 200ml de suco de cenoura até que a bebida fique homogênea. 

Além de muito saboroso, a bebida tem diversos nutrientes fundamentais para a sua dieta. 

Gengibre

Outro alimento com diversas propriedades anti-inflamatórias e que são responsáveis pela redução das dores musculares. Através de um componente chamado de gingerol, o gengibre acaba sendo semelhante à aspirina e pode trazer ótimos resultados analgésicos se consumido antes do treino. 

Para aumentar a ingestão de gengibre durante o dia, pode-se apostar em balas naturais de gengibre ou ainda, criar o hábito de inserir alguns pedaços do alimento diretamente na água ou até mesmo no tempero de saladas. 

Peixe 

Através do ômega-3, o peixe é mais um dos aliados da recuperação e do crescimento muscular, e se por acaso você não tem hábito de ingerir esse alimento, seja por optar uma alimentação vegana ou simplesmente não gostar, saiba que é possível ingerir ômega-3 através de suplementação alimentar. 

Outros benefícios do ômega-3 são o combate ao colesterol e aos triglicerídeos, responsáveis pela formação de placas de gordura arterial, o que diminui os riscos de infarto, arritmia e insuficiência cardíaca. 

Chá verde

Por último, o chá verde é mais uma das substâncias que, se ingeridas com estratégia, podem reduzir as dores musculares, promovendo a desinflamação do organismo como um todo. 

Acontece que, por conter polifenóis, o chá verde estimula a circulação sanguínea, favorecendo a recuperação muscular e ajudando no combate às dores do treino. 

Conclusão

Alguns alimentos naturais são ótimas alternativas no combate à inflamação muscular que é comum para quem treina. E são alimentos extremamente fáceis de serem ingeridos e encontrados no dia a dia. 

Lembre-se sempre de manter seus exames de sangue e acompanhamentos médicos em dia, e durante seu processo fitness, conte com o apoio da Sooro Renner, nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.