05 Alimentos que fazem bem para o coração
Existem várias maneiras naturais de combater a pressão arterial ou outras doenças cardíacas, aprenda evitar algumas graves complicações apenas consumindo certos alimentos
Provavelmente você já ouviu a história de que consumir uma taça de vinho por dia é uma boa prática para a saúde cardiovascular, certo? Acontece que não apenas os vinhos como diversos outros alimentos também são saudáveis para o coração, e até indicados por especialistas, quando o assunto é saúde cardiovascular.
Um dos piores problemas das doenças arteriais, é que tanto nos casos de pressão arterial como quando existe acúmulo de placas de gordura nas artérias (Aterosclerose) a doença é silenciosa, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, fazendo com que o portador viva normalmente até que o problema se complique repentinamente, e geralmente neste momento, os cuidados já não são tão eficazes.
Por conta disso, é importantíssimo cuidar da saúde do seu coração enquanto ainda há tempo, e para te ajudar nesta tarefa, além de uma rotina de exercícios e hábitos alimentares saudáveis, é possível contar com o apoio de alguns alimentos específicos que conseguem alavancar a saúde cardiovascular.
Ficou interessado no assunto e quer saber quais alimentos devem ser incluídos na sua alimentação visando a saúde do seu coração a longo prazo? Continue lendo e confira os próximos tópicos deste conteúdo.
Alimentos que fazem bem para o coração
Antes de te apresentar a listinha que preparamos sobre os cinco principais alimentos que possuem propriedades capazes de atuar positivamente na saúde do coração, é importante ressaltar, novamente, que a sua saúde em geral sempre irá depender dos hábitos e estilo de vida que você possui.
Uma boa alimentação, alinhada a um plano de atividades físicas recorrentes, são capazes de fazer com que o sangue flua melhor e as artérias e os vasos sanguíneos fiquem mais flexíveis, resultando em um coração mais saudável.
Agora, confira os principais alimentos que ajudam na saúde do coração:
Alimentos integrais e fibras
Além de serem grandes aliados dos processos de emagrecimento para quem tem um pouquinho de dificuldade em se sentir saciado, as fibras que os alimentos integrais possuem também são capazes de diminuir o colesterol ruim, o que reduz diretamente os riscos de doenças cardíacas.
Para ingerir mais alimentos integrais e consequentemente mais fibras, invista, por exemplo, em: Arroz Integral, Aveia, Pães integrais, Quinoa, Linhaça e Milho.
Azeite de Oliva – Extra Virgem
O Azeite de Oliva é outro dos alimentos queridinhos de quem tem hábitos alimentares saudáveis, afinal além de seus benefícios para a saúde ele é extremamente versátil, o que facilita a sua ingestão, podendo ser consumido em saladas na forma de tempero ou como alternativa para o preparo de carnes e outros produtos.
Os principais benefícios do azeite de oliva são as suas capacidades antioxidantes, de aumento do colesterol bom e de redução do colesterol ruim, o que previne as doenças cardiovasculares.
Peixes ricos em ômega-3
Outro alimento com incríveis propriedades positivas para o coração, são os peixes ricos em ômega-3.
Sardinha, Salmão e Atum são alguns dos exemplos de carnes que possuem este nutriente, que é responsável pela regulação dos níveis de colesterol.
Alho
O Alho, embora não seja tão bem aceito por aqueles que possuem o paladar um pouco mais sensível, tem diversos benefícios para a saúde, e por conta disso, já vem sendo usado como um alimento curativo há centenas de anos, afinal, através de um componente conhecido como Alicina, além de efeitos anti-inflamatórios, o alho é capaz de reduzir o colesterol e a pressão arterial. .
Dica: Além de temperar alimentos ou “in natura” como algumas pessoas gostam de consumir, o alho pode ser servido cozido em saladas ou até na composição de alguns chás.
Tomate
Por conta da presença de um forte antioxidante conhecido como Licopeno, o Tomate melhora a circulação do sangue através do corpo, o que ajuda a reduzir as diversas inflamações que ocorrem naturalmente, além de combater o colesterol LDL que é um dos grandes responsáveis por doenças cardiovasculares.
Por conta da ação anti-inflamatória, o tomate também é um bom alimento para ser administrado por quem vem sofrendo com dores pós treino. E se este for o seu caso, confira o conteúdo que já preparamos sobre o assunto: 05 Alimentos para evitar as dores do treino.
Seu coração saudável
Viu como não é tão difícil assim manter em dia a saúde do seu coração? Bom, neste conteúdo você teve a oportunidade de entender que alguns alimentos são ótimas alternativas naturais que podem ajudar a combater problemas graves de saúde antes mesmo deles se desenvolverem. Tenha sempre em mente que a dieta e a alimentação balanceada andam lado a lado e são responsáveis por uma vida mais saudável! Sooro Renner, nutrição que gera resu