05 opções para substituir o açúcar: como fazer isso de maneira saudável

Já parou para pensar o quão mal o açúcar faz para a sua saúde no dia a dia? Talvez você até tenha uma boa noção sobre isso, mas de qualquer forma, sabemos que pode ser um pouquinho difícil pensar em bons substitutos para esse produto que é tão comum no cotidiano. Pensando nisso a Sooro mundo whey preparou um conteúdo completo que vai te mostrar boas dicas de como substituir o açúcar de forma saudável e sem sofrimento, clique e confira:

Todo mundo já sabe ou ao menos já ouviu dizer que o excesso de açúcar traz diversas complicações para o corpo, tanto esteticamente, quanto para a saúde física como um todo, afinal, este carboidrato cristalizado comestível, nome técnico para o açúcar, realmente pode ser responsável por diversos problemas e aborrecimentos no dia a dia. 

Embora o consumo irresponsável desse produto afete toda a saúde em geral, os problemas comumente mais associados ao açúcar são o ganho de peso e o aumento da gordura corporal. Porém, independente de quais seus objetivos, saiba que o açúcar pode ser facilmente substituído por outras alternativas bem mais saudáveis. 

Neste conteúdo completo, o Blog Sooro mundo whey trouxe diversas dicas sobre como encontrar as melhores alternativas para o açúcar sem deixar o sabor e o prazer de lado. Aqui, nós vamos listar alguns produtos capazes de substituir o açúcar na sua dieta, incrementando na sua saúde geral e otimizando seus resultados. 

05 alternativas saudáveis para substituir o açúcar. 

Do Mel ao Xilitol, existem diversas opções saudáveis e igualmente gostosas para substituir o açúcar presente na sua dieta. Neste trecho do conteúdo, vamos apontar cinco das principais alternativas disponíveis. Continue lendo e confira:

01 – Mel de abelha

Como uma boa alternativa natural para o açúcar, o mel de abelha é um adoçante rico em alguns nutrientes, sendo eles principalmente o ferro, cálcio, magnésio e potássio. 

Diferentemente do açúcar, o mel não possui muitas calorias e nem estimula a produção e o aumento de gordura no corpo. 

Além disso, também é importante ressaltar que o mel tem propriedades específicas que facilitam a digestão e por possuir carboidratos complexos, faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo, afinal, o organismo faz a digestão destes carboidratos de maneira mais lenta. 

02 – Melado de cana

Produzido a partir da extração do caldo da cana, o melado de cana é um xarope escuro que assim como o mel de abelha, tem grandes capacidades adoçantes, além de uma riqueza de nutrientes e minerais que é bem específica da cana de açúcar. 

Embora o melado de cana seja uma alternativa saudável para o açúcar, além de ser livre de processos como a refinação, ele ainda é produzido a partir da mesma matéria prima do açúcar e por conta disso, ele também pode trazer algumas complicações se usado em grandes quantidades. 

03 – Xilitol

O Xilitol é outra das substâncias que podem ser utilizadas na substituição, remoção ou redução do açúcar da sua dieta. Ele é um produto produzido a partir do álcool que é adquirido em processos de fermentação de frutas e vegetais. 

Além disso, o Xilitol contém em média 2 calorias por grama, e por conta disso ele é seguro até para portadores de diabetes. 

04 – Açúcar mascavo

Já o açúcar mascavo, que é mais um dos adoçantes obtidos através da cana de açúcar, não passa por procedimentos de refinamento, o que o ajuda a manter seus nutrientes e propriedades particulares intactos. 

Vale ressaltar que, embora o açúcar mascavo seja mais saudável que o açúcar convencional, ele possui a mesma média de calorias por gramas que seu rival, e sendo assim, é importante tomar cuidado com a ingestão deste produto. 

05 – Açúcar de coco

Por último, o açúcar de coco possui um baixo índice de glicemia quando comparado aos outros adoçantes naturais e, além disso, ele também possui um alto nível de nutrientes como zinco, cálcio, ferro e potássio. 

O ponto negativo do açúcar de coco é que infelizmente esse produto possui um teor bem considerável de frutose (açúcar da fruta) o que pode ocasionar no ganho de peso e gordura no fígado. 

Conclusão: 

Além das opções que trouxemos neste conteúdo, existem diversos outros substitutos naturais e saudáveis para o açúcar e optar pela redução deste produto da sua dieta, com certeza te trará bons resultados, tanto estéticos como de saúde física. 

Procure sempre a orientação de um médico ou especialista da área, é somente ele quem irá poder te orientar de maneira assertiva a respeito dos seus hábitos, dietas e restrições. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.