A creatina realmente prejudica os rins?

O suplemento mais falado do momento! Mas com um dilema: a creatina prejudica os rins? Acesse e sane todas as dúvidas.

O suplemento mais falado do momento! Mas com um dilema: a creatina prejudica os rins?

No dia a dia de quem treina alguns suplementos são bastante conhecidos e comentados, como é o caso da creatina, uma substância que traz diversos resultados positivos quando bem administrada pelos atletas. 

No entanto, assim como todo assunto que cerca as academias, também existem várias dúvidas a respeito desta substância. 

O que é a creatina?

De maneira bem resumida, a creatina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, porém, em quantidades muito pequenas.

A creatina pode ser encontrada principalmente dentro dos músculos e no cérebro. Esta substância desempenha um papel importantíssimo para o fornecimento de energia das células musculares, permitindo que elas trabalhem de forma mais eficiente e por períodos mais longos.

Embora grande parte da creatina presente no organismo seja produzida de maneira endógena (internamente) ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como carne vermelha e peixe, por exemplo. 

A quantidade média de creatina presente no corpo é de 2g, sendo 1g produzido pelo organismo e 1g ingerido através de alimentos. 

Para que serve a suplementação de creatina?

Como dissemos no tópico anterior, a creatina é uma substância natural que pode ser produzida pelo corpo humano ou ingerida através de alimentos, contudo, ela é encontrada em quantidades extremamente pequenas se comparada aos suplementos alimentares de creatina, que fornecem em média, 5g por dose. 

Mas afinal, para que serve a suplementação de creatina? 

Os principais benefícios que você vai encontrar ao suplementar a creatina, de acordo com atletas, nutricionistas e endocrinologistas, são: 

Aumento da força muscular

O aumento de força muscular é a principal vantagem do consumo de creatina, afinal, a substância tem a capacidade de auxiliar na produção de energia intramuscular durante os exercícios físicos, permitindo que a carga e a intensidade do treino sejam ampliadas. 

Explicando de forma mais técnica, quando ingerida, a creatina é armazenada no músculo na forma de fosfocreatina, e quando o músculo precisa de energia imediata, a fosfocreatina é utilizada para regenerar o ATP (adenosina trifosfato), a principal fonte de energia do corpo.

Melhora do desempenho em exercícios de alta intensidade: 

Outra vantagem da suplementação de creatina é o benefício que a substância traz para as atividades de alta intensidade e de longa e média duração, como sprints, levantamento de peso e corridas. 

Isso ocorre porque a creatina tem a capacidade de aumentar a disponibilidade de energia e atrasar a fadiga muscular, permitindo que você treine por mais tempo.

Melhora da recuperação muscular

Além dos benefícios que já citamos, a creatina também é capaz de ajudar a acelerar a recuperação muscular após o exercício, reduzindo a inflamação dos músculos e aumentando a síntese de proteínas musculares.

A creatina faz mal para os rins?

E aí, será que a creatina realmente prejudica o funcionamento dos rins? Vamos te adiantar a resposta: não!

O mito de que a creatina prejudica o rim surgiu devido a um estudo inicialmente publicado em 1998, que relatou que a suplementação de creatina poderia estar associada a danos renais em indivíduos saudáveis.

Esse estudo foi, posteriormente, criticado por sua metodologia e falta de controles adequados, e muitos estudos subsequentes não encontraram nenhum efeito prejudicial da creatina nos rins.

Atualmente, outros estudos que continuam investigando a relação entre a suplementação de creatina e a saúde renal também não encontraram evidências de que a creatina cause danos aos rins. 

Além disso, outra pesquisa, desta vez publicada no Journal of the International Society of Sports Nutrition, em 2009, também concluiu que a suplementação de creatina em doses recomendadas e controladas não têm capacidade de afetar negativamente a função renal.


Vale lembrar que é importante monitorar a saúde renal de pessoas que possuem doenças renais pré-existentes antes de iniciar qualquer suplementação. Siga sempre as recomendações de um profissional de saúde qualificado!

Efeitos colaterais

Bom, você já entendeu que não existe relação entre o uso de creatina e complicações renais, certo? Mas ainda sim é preciso cuidar com as doses da suplementação de creatina, que, se forem exageradas, podem causar diversos efeitos colaterais indesejados, como, por exemplo: dor de estômago, diarreia, desidratação e aumento do risco de lesões musculares. Consulte sempre um especialista!


Lembre-se sempre de fazer acompanhamentos médicos regulares antes de adotar qualquer dieta, treino ou suplementação. E sempre, conte com o apoio da Sooro Renner, estamos sempre trazendo notícias e novidades do mundo Sports Nutrition. Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.