A alimentação ideal para uma gravidez saudável:

Bebê a bordo? Confira quais os alimentos mais indicados para a saúde e desenvolvimento do feto, e não deixe eles faltarem durante a sua gestação.

Provavelmente você já sabe que durante a gravidez as mulheres podem, e até devem, continuar praticando exercícios físicos. No entanto, muito além dos treinos, outras dúvidas também são frequentes para as gestantes, principalmente quando o assunto é alimentação. 

Embora seja um hábito importante e que deva ser levado durante a vida toda, uma alimentação saudável e equilibrada possui ainda mais benefícios durante a gestação, afinal, a atenção com os nutrientes ingeridos precisa ser redobrada para alcançar o perfeito desenvolvimento do feto. 

Sendo assim, se você quer saber em quais alimentos deve investir para ter uma gravidez saudável e sem complicações, continue neste conteúdo e confira. 

Por que uma alimentação saudável é importante durante a gestação? 

Antes de abordarmos quais alimentos são recomendados para você e seu bebê, vamos apresentar alguns pontos do porquê esse é um assunto importante e quais os motivos que você tem para tomar cuidado com o que come. Confira:

Uma boa alimentação durante a gravidez é aquela que possui nutrientes bem calculados e equilibrados. Ela é fundamental para o desenvolvimento do feto, além de ajudar a prevenir complicações durante a gestação, como a pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, anemia e o parto prematuro.

Além disso, mães que se alimentam de maneira saudável e estratégica na gestão, comprovadamente evitam problemas de saúde futura do bebê, que quando adultos, terão menores riscos de desenvolver doenças crônicas como obesidade e problemas cardíacos. 

Se já não fossem motivos suficientes, uma boa alimentação também pode ajudar a futura mamãe a se sentir mais energizada e disposta para o parto e durante o puerpério.

O que não pode faltar na dieta de uma gestante?

É sempre bom aproveitar a rotina de exames das grávidas para conversar com o médico, se informar sobre possíveis carências nutricionais que precisem ser repostas, e investir nos alimentos ou suplementos necessários. 

Entretanto, de maneira geral as dietas das gestantes devem incluir todos os grupos alimentares existentes. Aqui vão alguns alimentos e nutrientes indispensáveis para as gestantes:

Alimentos ricos em ácido fólico (Vitamina B9)

O ácido fólico (vitamina B9), pertencente ao grupo de vitaminas do tipo B, não é um nutriente produzido pelo corpo. Ele precisa ser ingerido através de alimentos ou até mesmo suplementação, em alguns casos. 

A vitamina B9 é importante para todos, especialmente para as mulheres grávidas, pois a falta dela pode causar problemas no desenvolvimento neurológico da criança, podendo até mesmo causar anencefalia.

Pensando nisso, é sempre importante inserir na dieta alimentos que tenham boas concentrações de ácido fólico. Alguns deles são: brócolis, couve, espinafre, feijões, cogumelos, ovos e cereais integrais.   

Leite e derivados

Tanto o leite como os alimentos derivados dele são fundamentais para a boa formação dos ossos e dentes do bebê. 

Por serem ricos em cálcio, é importante que a gestante consuma ao menos um copo de leite por dia, podendo substituir por alimentos que fornecem quantidades expressivas de cálcio, como é o caso dos queijos em geral, das sementes de linhaça, nozes, amendoim, uva passa e manjericão seco. 

Proteínas 

Outro nutriente indispensável para gestantes que querem ter uma dieta saudável e alinhada com o desenvolvimento do seu bebê, é a proteína! 

A proteína é a grande responsável pela produção de novas células e tecidos, e mais do que isso, ela também é capaz de ajudar na formação e manutenção dos músculos, órgãos, pele, cabelo e unhas. 

A recomendação mínima de proteínas para gestantes e puérperas é de 60 gramas por dia, que podem ser facilmente consumidas através de frango, ovos, leite, carne vermelha e soja. 

Carboidratos

Já os carboidratos, são ótimos em fornecer as calorias adicionais que as gestantes em geral precisam.

Acontece que a mulher grávida consome muito mais energia, e desta forma, é naturalmente necessário um extra de ingestão calórica.

Os melhores alimentos ricos em carboidratos que podem ser consumidos durante a gravidez, são frutas, batata doce e pães integrais, afinal, por não serem processados, eles possuem altos índices nutricionais. 

Hidratação

Todos os alimentos que citamos neste conteúdo são extremamente importantes e necessários para uma gravidez saudável, no entanto, a hidratação é a base para um bom funcionamento do corpo. 

Ingerir boas quantidades de água ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquido, e além de ser importante para o líquido amniótico, também auxilia depois do parto, na produção do leite materno. 

Quais alimentos devem ser evitados?

Além de bebidas alcóolicas que obviamente são proibidas para as gestantes, outros tipos de alimentos também precisam ser evitados por conta dos riscos que representam, são eles: 

Carnes, peixes, crustáceos e ovos crus 

Este tipo de alimento precisa ser evitado devido a sua possibilidade de desenvolver infecções por bactérias e parasitas. 

Cafeína 

Encontrada principalmente em café, chás e refrigerantes, a cafeína é rapidamente absorvida pelas gestantes, passando para o feto através da placenta. 

Este nutriente está associado com um aumento nas chances de aborto espontâneo, morte fetal e baixo peso no nascimento. 

Alimentos em conserva e industrializados

Outro alimento que também deve ser evitado a todo custo são as conservas e industrializados. Eles contém Bisfenol (BPA) uma substância altamente tóxica para o bebê e que afeta a atividade endocrinológica, podendo causar problemas de fertilidade e câncer, além de doenças hepáticas e cardíacas.

Alimentos ricos em gorduras trans

Responsável por aumentar o colesterol ruim (LDL) e reduzir o colesterol bom (HDL), os alimentos ricos em gordura trans também prejudicam o coração e aumentam as taxas de endometriose e infertilidade. 

Como distribuir as refeições durante o dia?

De acordo com os especialistas, as refeições devem ser distribuídas em seis períodos ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. É recomendado manter um intervalo de aproximadamente três horas entre uma refeição e outra.

Grávidas podem tomar suplementos? 

Como dissemos no começo do conteúdo, é cada vez mais normal ver as mamães treinando durante a gravidez, e isso não é um problema, afinal, os treinos ajudam de diversas formas na saúde do feto e da gestante.

No entanto, existem algumas outras dúvidas em relação ao assunto, e a principal delas, é se as gestantes podem ou não tomar suplementos alimentares como o whey protein, e a resposta é sim! Elas podem. 

Diversos estudos já foram realizados a respeito do tema e não foram encontrados efeitos negativos do consumo de whey protein para a saúde gestacional, sendo assim, ele está liberado!

Equilíbrio é tudo

Neste conteúdo você conferiu alguns dos alimentos que são indicados para uma gestação saudável, e também te apresentamos quais deles devem ser evitados. 

Por fim, procure sempre balancear as suas refeições e ingerir alimentos naturais e não processados. Inclua, em média, 45% de vegetais, 25% de carboidratos e 30% de proteínas. Com isso em mente, será fácil manter uma gravidez saudável para você e seu bebê. 

Sooro Renner, nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.