CEFALEIA – Dor de cabeça após exercícios: Como evitar

Você já sentiu dores de cabeça logo após um treino físico? Sabia que este tipo de problema tem diversos motivos e causas que podem ser remediados? Neste conteúdo abordaremos vários aspectos sobre a Cefaleia pós exercício, clique aqui e confira

As dores em geral são bem comuns na vida de quem treina, geralmente musculares, elas podem indicar desde de um resultado positivo (nos casos de treinos de hipertrofia) ou ainda, serem sinais de que as coisas não estão muito bem. 

Entretanto, uma das dores mais chatinhas na vida dos atletas, são as dores de cabeça, têmporas e testa, que podem ter diversas causas e motivos diferentes. 

Embora algumas pessoas sejam geneticamente mais suscetíveis a enxaquecas ou até mesmo portadores de enxaqueca crônica, este problema pode ser remediado, amenizado e até contido com alguns hábitos. 

Neste conteúdo, falaremos a respeito disso, a cefaleia – dor de cabeça, pós treino, um problema que acomete milhares de atletas profissionais, amadores e iniciantes. 

Ficou interessado no assunto? Continue neste conteúdo e confira todas as informações a respeito do assunto. 

O que é cefaléia? 

Cefaléia é o termo médico oficial para a famosa dor de cabeça, sendo que esse problema possui dois tipos: a primária e a secundária. 

Cefaléia primária: 

Comumente desencadeada por esforço intenso, noites mal dormidas e até tensões e inflamações musculares, a cefaléia primária é o motivo mais comum das dores de cabeça, e costuma se manifestar na testa, nuca e no topo da cabeça. 

Além disso, a cefaleia primária tem tempos de duração bem variados de caso para caso, mas via de regra, não impede o exercício das atividades do dia a dia.

Quanto ao tempo de duração da cefaléia primária, elas geralmente vão de 10 minutos até 48 horas, sendo que nos casos mais intensos, podem acarretar sintomas mais agudos, como vômitos e distúrbios de visão. 

Cefaléia Secundária: 

Já a cefaléia secundária, geralmente apresenta sintomas de problemas um pouco mais sérios, podendo ser resultados de hipertensão, infecções, acidentes vasculares cerebrais e até abstinência de substâncias químicas. 

Por conta disso, o acompanhamento com um especialista é importantíssimo logo no primeiro sintoma das enxaquecas, afinal, é fundamental entender qual a origem das suas dores. 

Quando devo procurar ajuda médica? 

Como acabamos de citar, é importante procurar acompanhamento médico sempre que possível, entretanto, os principais sinais de uma cefaléia secundária são dores de cabeça que duram vários dias, chegando a estarem presentes na maior parte do mês.

No próximo tópico, abordaremos as principais causas para as dores de cabeça que ocorrem durante ou logo após os treinos de corrida e de força física. Acompanhe: 

Quais as causas para as dores de cabeça durante ou pós treino e como evitá-las.

Vamos ver quais as principais causas de cefaléia e como remediá-las? confira: 

Cefaléia causada por exercício

Comumente causada pelo excesso de exercício físico em casos de treinos muito intensos, e também por falta de aquecimento adequado, a cefaléia por exercício físico pode ser evitada simplesmente reduzindo a intensidade e carga das atividades e dos treinos, além de adotar os devidos aquecimentos pré e pós treino. 

Neste caso, invista em aquecimentos progressivos, com cargas de exercício que começam mais leves até atingir o pico de esforço e reduzindo lentamente até voltar ao estágio de inércia. 

Cefaléia causada por problemas posturais

Embora muita gente não saiba, as dores de cabeça também podem ter como motivo uma má postura ao longo do dia ou durante a prática dos exercícios, afinal, a postura incorreta pode resultar em inflamações e tensões musculares, que por sua vez, trazem as indesejadas enxaquecas.. 

Para evitar este problema, conte com a ajuda de um profissional, ele poderá analisar a sua postura habitual e a partir daí, te ajudar a criar hábitos para corrigi-la.

Já para tratar as dores de cabeça advindas de problemas posturais já existentes, massagens no pescoço e relaxantes musculares podem ser de grande ajuda. 

Cefaléia causada por desidratação

Sendo o principal motivo da dor de cabeça relacionada ao treino, a cefaléia por desidratação pode ocorrer tanto pelo excesso de suor nas atividades físicas como simplesmente, pela falta de ingestão de líquidos.. 

Sendo assim, procure sempre ingerir, no mínimo, 35ml de água por kg de peso corporal durante o dia todo, essa “fórmula” pode te ajudar a manter-se hidratado e longe das dores e outras complicações.. 

Conclusão

Ainda que sejam bem incômodas e em alguns casos, persistentes, as dores de cabeça relacionadas aos treinos podem ser evitadas e reduzidas na maioria das vezes. 

Lembre-se sempre de manter seus exames de sangue e acompanhamentos médicos em dia, e durante seu processo fitness, conte com o apoio da Sooro Renner, nutrição que gera resultados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.