Conheça os benefícios dos exercícios físicos para a Saúde da Mente

Entenda os benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente e melhore o seu desempenho na academia e em todas as áreas da sua vida. Saiba mais!

Se você procura um elixir para a saúde mental, saiba que ele pode ser tão simples quanto calçar os tênis e dar uma volta no quarteirão. Aliás, uma infinidade de pesquisas demonstra os benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente e é sobre este tema que vamos conversar.  

Hoje em dia, em um mundo estressante, é comum sentirmos desconfortos como: dores nas costas (ainda mais na lombar), dores de cabeça, tontura, falta de ar, tremores, etc. Pois, podem ser sintomas de puro e simples estresse. Curáveis com uma boa corrida. 

Então, ao invés de procurar a pílula mágica, pegue os pesos, a bicicleta ou a corda de pular, que você vai ver que a saúde mental também está do outro lado de um bom treino. 

Quer saber mais sobre os efeitos do exercício físico no cérebro? Continue lendo!

Exercício físico: seu novo aliado para uma mente saudável

Exercício físico e saúde mental andam de mãos dadas. De acordo com a Mayo Clinic, nos EUA, praticar atividades cardiovasculares regularmente pode contribuir para a redução dos sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry em 2021 aponta que uma boa corrida pode ter o mesmo efeito que medicamentos antidepressivos.

Basta imaginar aquela sensação de bem-estar que domina o corpo após uma atividade especialmente desafiadora. Além da endorfina (nossa velha conhecida), há também a oxitocina, dopamina e a serotonina.

E essas 4 substâncias trazem ainda mais benefícios. 

Benefícios tangíveis e imediatos para a saúde da mente

Aumento da autoestima, melhoria do sono, redução do estresse, esses são apenas alguns dos benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente. 

É um ciclo positivo. 

Quando você se exercita, seu corpo produz e libera, mais uma vez, a endorfina, que eu não citei acima, mas ela também é conhecida como o hormônio da felicidade. Veja, segundo o American Psychological Association, a presença da endorfina não só melhora seu humor, como também promove uma sensação de bem-estar e autoconfiança.

Que gera a produção de ainda mais endorfina. 

Incentivo à neuroplasticidade e o desempenho cognitivo

Você sabia que o exercício físico pode realmente mudar a estrutura e função do seu cérebro? Um estudo de 2020 da Universidade de Cambridge descobriu que treinar regularmente promove a neuroplasticidade, que é a habilidade do cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais ao longo da vida.

É a neuroplasticidade que faz você aprender coisas, desenvolver habilidades e conquistar novos resultados. Contudo, ela é atravancada pelo estresse. Afinal de contas, basta pensar na nossa origem.

Um homem das cavernas que está sendo seguido por um predador enorme sente muito estresse, ele não precisa aprender nada, ele só precisa correr o mais rápido possível. Infelizmente, vivemos uma vida moderna como se sempre estivéssemos sendo perseguidos por algo. Ou seja, toda essa carga emocional atrapalha o nosso desenvolvimento.

Contudo, os exercícios físicos limpam o caminho para que o seu cérebro possa aprender tranquilamente. Então, manter uma rotina de estudos +  treinos é a melhor fórmula para quem deseja manter o cérebro jovem e bem desenvolvido. 

Isso significa que os exercícios físicos podem aumentar a capacidade cognitiva, melhorar a memória e a concentração. 

Exercício físico e longevidade mental

Envelhecer é inevitável, mas a demência e o declínio cognitivo associados à idade não precisam ser. A revista Neurology publicou um estudo em 2019 que mostrou que pessoas fisicamente ativas tinham um risco 36% menor de desenvolver uma doença mental degenerativa em comparação com aquelas que eram sedentárias.

Fazer o que ama: a chave para a consistência

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente são amplos, mas a consistência é fundamental. Encontre uma atividade que você goste – caminhar, dançar, ioga, ou até mesmo jardinagem. Lembre-se, não é sobre a intensidade do exercício, mas sim a regularidade.

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde da mente são numerosos e comprovados por estudos. Ao incorporar atividades físicas regulares na sua rotina, você não só estará cuidando do seu corpo, mas também do seu bem mais valioso: a sua mente. Então, por que não começar hoje? Dê o primeiro passo para uma mente mais saudável e um ‘você mais feliz’.

Curtiu nossas dicas? Então continue acompanhando nossas matérias. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre vida saudável.

Agradecemos a leitura e até a próxima! Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.