Creatina e Whey Protein – Aprenda tudo sobre esses suplementos

A Creatina e o Whey Protein são suplementos extremamente populares, mas você sabe para que cada um deles serve? Neste artigo, vamos conferir como eles funcionam e quais os seus benefícios.

Ainda que sejam os suplementos mais famosos do mercado quando o assunto é fitness, tanto o Whey Protein como a Creatina geram algumas dúvidas em quem ainda não está acostumado com os suplementos alimentares. 

O que pode-se dizer de imediato sobre estes suplementos, é que ambos são amplamente utilizados com o objetivo de melhorar a performance dos treinos, e consequentemente, os resultados obtidos através deles.

Por fim, de maneira bem resumida, é possível dizer que o whey protein ajuda a construir músculos enquanto a creatina auxilia na força e na energia muscular. 

Mas não para por aí! Quer conferir todos os benefícios destes suplementos? Continue neste conteúdo que preparamos. 

O que é Whey Protein

Caso você ainda não saiba, o whey protein é um suplemento alimentar feito a partir do soro do leite. Ele é amplamente utilizado para ajudar a melhorar o resultado dos treinos, afinal, a proteína é capaz de aumentar a regeneração muscular e alavancar o ganho de massa magra. 

Além disso, o whey protein é considerado o suplemento de proteína mais popular entre os atletas por ser uma ótima fonte de aminoácidos, e também, de várias outras vitaminas e minerais. 

Mas se dissemos que o whey protein é “o mais popular dos suplementos de proteína”, isso significa que existem outros? Sim, exatamente isso!

Além do whey protein, proteína do soro do leite, existem suplementos proteicos que são obtidos através da carne, ovos e grãos; como soja e arroz, por exemplo. Contudo, não falaremos sobre eles neste conteúdo. 

Quais os tipos de Whey Protein

Basicamente, no mercado atual você pode encontrar três tipos diferentes de whey protein. Suas principais diferenças entre si são os seus métodos de fabricação, o que impacta na composição final do produto e na forma como ele é absorvido pelo corpo. 

Whey Protein Concentrado (WPC)

O Whey Protein Concentrado (WPC) é um dos tipos mais comuns e populares de whey. Ao contrário da proteína hidrolisada, que é a mais pura do mercado, o  WPC contém níveis de gordura e carboidratos um pouco mais elevados. 

O que ocorre é que por conta da forma de produção dessa proteína, ela acaba por reter mais nutrientes, fazendo com que seja mais nutritiva em diversos aspectos, além de possuir níveis mais altos de peptídeos de cadeia curta (BCAA), que também contribuem para a construção de massa muscular.

No entanto, o grande problema do Whey Protein Concentrado é que, exatamente por ser mais nutritivo, ele acaba não sendo muito indicado para quem quer evitar carboidratos, gorduras ou até mesmo a lactose (no caso dos intolerantes) 

Whey Protein Isolado (WPI)

O Whey Protein Isolado (WPI) é o segundo tipo de whey mais puro disponível. Neste formato o suplemento chega facilmente a 95% de proteína, contendo pouquíssima gordura, colesterol ou carboidratos. 

Estes valores nutritivos extremamente puros fazem com que o WPI seja considerado uma ótima opção para quem busca altos níveis de proteína mas também quer controlar o consumo de carboidratos e outros nutrientes. 

Outra vantagem do WPI é a ausência da lactose em sua fórmula, sendo assim, embora a proteína seja proveniente do leite, ela pode ser consumida tranquilamente por intolerantes. 

Whey Protein Hidrolisado (WPH)

Com incríveis teores proteicos que chegam a 99% de pureza, o Whey Protein Hidrolisado é a forma mais pura existente disponível, e, por conta disso, com a absorção mais rápida pelo organismo. 

Infelizmente o único ponto negativo do WPH é o seu custo, que por ter um processo produtivo bastante complexo e sofisticado, acaba sendo um pouquinho mais caro que seus concorrentes, mas nada muito absurdo.  

Vale sinalizar: O WPH, assim como o WPI, também não possui lactose.

Para que serve Whey Protein?

Embora a gente já tenha citado que o whey protein serve para construir músculos e melhorar na recuperação muscular, vale a pena ressaltar alguns dos outros benefícios pouco conhecidos que este suplemento possui. Vamos conferir?

Ajuda na saciedade

Além das vantagens que já comentamos, como o aumento da regeneração muscular e o ganho de massa magra, o whey protein também mostrou ótimos resultados quando o assunto é saciedade. 

O que ocorre é que em algumas pesquisas recentes, ficou constatado que, por conta dos níveis de proteína e aminoácidos que compõem o suplemento, o whey é capaz de reduzir consideravelmente a sensação de fome ao longo do dia. 

Esta é uma enorme vantagem para quem está construindo músculos com objetivo de perder peso, afinal, com um apetite mais controlado, evita-se o consumo dos lanches desnecessários, que são os grandes responsáveis por dificultar o processo de emagrecimento. 

Diminui os riscos cardiovasculares

Outra vantagem também pouco conhecida pela maioria das pessoas são os benefícios do whey protein para o coração. 

O que ocorre é que, de acordo com os cientistas da Reading University, o whey protein é capaz de diminuir o risco de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral em 8%, mesmo em pacientes hipertensos. 

Aumenta a imunidade

Por último, a imunidade também aumenta quando o whey protein é consumido com regularidade, afinal, a proteína é responsável pela formação e manutenção das células que compõem o sistema imunológico. 

Aqui mesmo no nosso blog, já citamos a importância deste suplemento para o aumento da imunidade, principalmente em pessoas com imunidade reduzida, como é o caso dos portadores de Sarcopenia

Leia também: Uso de Whey Protein no tratamento para Sarcopenia em pessoas com doença inflamatória intestinal

Agora que você entendeu tudo sobre este suplemento de proteína, que tal conferir o que é a creatina e qual a diferença dela para o whey protein? Continue lendo e confira estas e outras informações. 

O que é Creatina?

A creatina é um composto natural que se encontra nas células musculares e nos tecidos do corpo humano. Ela é um importante componente da síntese de ácidos nucléicos, que são responsáveis por diversas funções biológicas, incluindo o desenvolvimento muscular. 

Além disso, a creatina pode ser encontrada naturalmente em pequenas quantidades, através de alimentos como frango, carne vermelha e peixe.

Ainda que ela seja normalmente consumida em doses baixas, a ingestão desta substância também pode ser feita através de suplementação alimentar, com objetivo de aumentar o rendimento no treino, além de alavancar os resultados dele.

Para que serve a Creatina

Todo mundo sabe que nos últimos anos, a creatina se tornou um suplemento alimentar extremamente popular, mas afinal, para que ela serve? 

A creatina é usada para aumentar os níveis de ATP nos músculos, através disso, é possível ampliar o rendimento durante o treino, aumentando a energia, força e resistência do atleta. 

Outra finalidade também muito interessante da creatina é a sua capacidade de auxiliar na síntese de proteínas e no metabolismo energético, o que resulta diretamente num maior ganho de massa muscular e queima de gorduras.  

Posso tomar Whey Protein e Creatina juntos?

O whey protein e a creatina são dois dos melhores suplementos alimentares disponíveis para quem está interessado em ganho de massa muscular ou perder alguns quilinhos. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que a combinação destes produtos é o segredo de diversos atletas de alta performance. 

Acontece que o combo de whey protein + creatina é muito interessante, afinal, somente com a ingestão adequada de proteínas você será capaz de estimular os seus músculos a crescerem e se recuperarem. E isto pode ser alcançado facilmente com o consumo de whey protein. 

Já com a creatina, por sua vez, será possível aumentar a sua capacidade física e treinar mais intensamente, com mais pesos e repetições. 

Assim, é possível concluir que, se você está procurando construir músculos e aumentar a intensidade de exercício físico, estes dois suplementos serão a combinação perfeita para alcançar seus objetivos!

Juntos ou separados, eles vão alavancar seus resultados!

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a creatina e o whey protein, é hora de aproveitar o apoio desses colegas de treino e de dieta. Dependendo do seu foco e objetivo, os dois produtos podem ser consumidos juntos ou separadamente.

Lembre-se: conte sempre com nosso apoio e vivencie os benefícios desses poderosos suplementos. Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.