Dieta sem Glúten vantagens e desvantagens

Neste conteúdo falaremos a respeito das Dietas sem glúten e como elas podem ser vantajosas ou desvantajosas para quem as consome! Ficou interessado no assunto? clique e confira o conteúdo completo da Sooro by the whey

Se você está procurando pelo corpo dos sonhos, ou ainda, simplesmente se interessa por uma vida e uma rotina alimentar mais saudável, certamente já encontrou na internet diversos planos alimentares, dietas e estratégias milagrosas. 

Acontece que, não é preciso ser nenhum expert em nutrição para entender que grande parte dessas dietas malucas são impossíveis de se manter de maneira saudável por muito tempo, ou simplesmente, não funcionam, não é mesmo? 

Uma das “vítimas” mais comuns das promessas milagrosas de grandes resultados em pouco tempo, são as Dietas Sem Glúten, afinal, é bem fácil achar artigos defendendo que a remoção do glúten das dieta alimentar trará milhares de benefícios quase que instantaneamente, mas não é bem assim!

A estratégia das Dietas Sem Glúten, como o seu próprio nome já diz, possuem como base a restrição completa dos alimentos que contêm glúten em sua composição, entretanto, esse hábito, se mal administrado, pode trazer até algumas complicações. 

Pensando em tudo isso, a equipe da Sooro by the whey decidiu produzir um conteúdo completo a respeito das Dietas sem glúten, aqui, nós vamos te mostrar a verdade sobre essa dieta, apontando suas principais vantagens e desvantagens.

Quer saber tudo sobre o assunto? continue conosco e leia este artigo até o final. 

Mas afinal, o que exatamente é o glúten?

O glúten, diferentemente do que a maioria das pessoas acreditam, não é um carboidrato, mas sim, uma proteína que é facilmente encontrada em diferentes tipos de grãos, como a cevada, o trigo, centeio e a aveia.

Além disso, por conta de um processo conhecido como “contaminação cruzada”, o glúten também está presente em alimentos mais processados como o macarrão, biscoitos, chocolates e cervejas. 

O glúten é composto por proteínas de dois grupos diferentes, a gliadina e a glutenina, que se localizam dentro dos grãos de cevada, trigo e outros. Já, dentro dos alimentos processados, o glúten é importante para garantir as condições ideais para que estes alimentos sejam trabalhados, afinal, a substância concede elasticidade às massas, o que é fundamental para que elas não arrebentem no processo de preparo e de fermentação. 

Por fim, o problema do glúten, para algumas pessoas, começa quando esse conjunto de proteínas chega ao processo de digestão, que é quando a substância gruda nas paredes do intestino, causando desconforto e até mal estar, o que ocorre geralmente com um consumo feito em excesso. 

As Dietas sem glúten são utilizadas, principalmente, por pessoas que possuem sensibilidade a glúten ou ainda, doença celíaca, que é uma doença autoimune causada pela intolerância a esta proteína. 

Entretanto, existem também pessoas que adotam dietas sem glúten simplesmente por objetivos estéticos e de emagrecimento, mas será que isso realmente funciona? continue no nosso conteúdo e entenda. 

Quais são as vantagens da dieta sem glúten?

Como já citamos no tópico anterior, o glúten acaba sendo mal digerido por pessoas mais sensíveis ou até mesmo pelos mais resistentes, quando consumido em excesso, e, como os produtos industrializados de hoje em dia apresentam altos níveis de glúten em sua composição, não é de se surpreender que os desconfortos já tenham sido sentidos por grande parte da população. 

Confira as principais vantagens da dieta sem glúten:

Evita a retenção de líquidos

De qualquer forma, como o glúten se prende com facilidade nas paredes do intestino, ele acaba tornando o processo digestivo mais lento e demorado, ocasionando uma maior retenção de líquidos não somente na região abdominal, mas no corpo como um todo. 

Sendo assim, é natural que ao cortar os alimentos que possuem glúten, além de sentir menos inchaço, aconteça uma visível redução na circunferência abdominal. 

Reduz a ingestão de calorias

Outro ponto interessante é que, ao começar uma dieta com restrição de glúten, além de aderir a um processo de reeducação alimentar, consequentemente alguns alimentos altamente calóricos também são evitados, afinal, as massas e doces assim como a grande maioria dos alimentos ricos em glúten, também são bastante calóricos. 

Sendo assim, ao reduzir o seu consumo de calorias e aumentar a sua capacidade de digestão, o emagrecimento ocorre naturalmente. 

Menor risco de inflamação celular

A inflamação das células do organismo é a principal causa da obesidade em jovens e adultos, que são geralmente decorrentes de hábitos alimentares ruins. 

Acontece que o glúten, em certas quantidades, também pode ser responsável por processos inflamatórios, sendo assim, as dietas sem glúten podem reduzir significativamente os riscos de desenvolvimento da obesidade. 

Desvantagens das dietas sem glúten

Como na nutrição nem tudo é tão simples, existem algumas desvantagens ao adotar dietas sem glúten para as pessoas que não possuem intolerância a esta proteína, vamos ver algumas delas:

Chance de ganho de peso

Embora o principal objetivo da dieta seja a perda de peso, reduzir totalmente a ingestão desta proteína pode ter como efeito o oposto ao esperado.

O principal motivo disso se dá pelo fato que algumas pessoas estão tão acostumadas com o consumo desta substância, que ao removê-la da sua alimentação, sentem muito mais fome que o habitual, o que acaba fazendo com que elas adotem compulsividades alimentares, e, consequentemente, ganhem peso. 

Risco de se tornar sensível ao glúten

Além dos objetivos estéticos e de saúde, o relacionamento com os alimentos em geral é uma experiência prazerosa, e é assim que deve ser! 

Adotar por longos períodos de tempo as restrições ao glúten, pode fazer com que ao ingerir alguns alimentos esporádicos, simplesmente por prazer, sinta-se um desconforto. 

O que ocorre é que comumente, pacientes que adotam dietas sem glúten por muito tempo, adquirem sensibilidade ao alimento por falta de contato com o mesmo. 

Conclusão: 

O glúten não é somente um vilão da alimentação saudável, ele ficou conhecido assim porque infelizmente o relacionamento da maioria das pessoas com os alimentos não é tão bem equilibrado quanto deveria ser. 

Não existem danos à saúde, exceto em pacientes intolerantes, se o glúten for ingerido esporadicamente e em momentos de prazer.

Se você procura uma alimentação mais saudável, além de dicas de dietas e de lifestyle fitness, acompanhe regularmente a Sooro by the whey. Aqui, nós estamos sempre trazendo conteúdos recentes e bem elaborados para nossos leitores. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.