O que são alimentos alcalinos e quais os benefícios

Benefícios para a regeneração muscular, melhora na absorção dos nutrientes, defesas mais altas contra doenças e até recuperações mais rápidas, são os benefícios dos alimentos alcalinos.

Hoje vamos explicar como eles se comportam no organismo e quais são os mais comuns.


Então, vem com a gente!

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

O que são os alimentos alcalinos?

Capazes de equilibrar os níveis de pH do sangue, eles diminuem a acidez corporal, deixando o organismo sempre em ótimo estado funcional. 

Tem mais, consumir alimentos alcalinizantes evita que o nosso corpo fique sensível para doenças, prevenindo a ação de fungos e bactérias no organismo.

Funciona assim:

O organismo trabalha menos quando está alcalino, por tanto, a ingestão desses alimentos ajuda a manter a faixa de pH adequada, evitando doenças ou até ajudando na cura.

Seu segredo está no controle do pH.

O pH do sangue varia de 0 a 14. De 0 a 6 é considerado ácido e de 8 a 14 básico. 7 é alcalino, que é a faixa ideal que nosso organismo deve estar.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Alimentos alcalinos contribuem para regeneração muscular

Quando a ciência faz uma análise da evolução da humanidade nos últimos 5 milhões de anos, percebe-se que a maior forma encontrada para a cura e recuperação se deu através da alimentação.

Sim, o que ingerimos tem sido a melhor e mais antiga forma de se recuperar de algumas doenças em nosso planeta, geralmente impulsionada pela alimentação alcalina, como as verduras e frutas.

Nutrir nosso corpo com alimentos alcalinos é uma necessidade básica quando falamos de comida. A diferença entre um alimento alcalino e ácido se dá pelo pH (Potencial hidrogeniônico).

O pH ideal para os humanos é de 7,4. Então, um alimento ácido terá pH elevado, um alimento alcalino terá pH ideal.

O organismo luta constantemente para manter o pH em 7,4, pois uma variação para mais ou para menos afeta o sistema de regeneração celular. 

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

3 alimentos alcalinos comuns

Agora que nós já falamos sobre o que são os alimentos alcalinos e quais suas características. Vamos ver mais alguns detalhes dos 3 alimentos alcalinos mais comuns na mesa do brasileiro. 


São eles:

  • Limão
  • Melancia 
  • Espinafre

Vantagens do limão

Enquanto a maioria das pessoas pensa que o limão, por ser uma fruta ácida, poderia causar efeitos de acidez no corpo, o que realmente acontece é que ele produz alcalinidade após a digestão. 

Ele é  rico em vitaminas, minerais, eletrólitos e antioxidantes que fornecem ao corpo força, resistência e saúde ao sistema imunológico

Vantagens da melancia

A melancia é uma fruta que possui grande quantidade de água, de forma que exerce um efeito diurético no organismo, ajudando a desinchar e a eliminar o excesso de líquidos do corpo através da urina.

Além disso, a melancia também possui potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de líquido do corpo, ajudando a desinflamar.

Vantagens do espinafre

O espinafre contém grandes quantidades de nitratos e potássio, que são substâncias que ajudam a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para hipertensos.


Este foi o nosso artigo sobre os principais alimentos alcalinos e os seus benefícios.


Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.