Qual é a diferença entre dieta x reeducação alimentar

Com o objetivo de perder peso, muitas pessoas optam pelo caminho da dieta, e às vezes as mais malucas. Dieta paleolítica, low carb, cetogênica, são muitas as alternativas disponíveis, que por apresentar um resultado de forma mais rápida, são bastante procuradas. Cortando alimentos e comendo muito menos, de fato, o manequim irá diminuir, mas será que é saudável? E quando o tempo da dieta acabar? Os quilos provavelmente retornarão.

Bem, você deve estar se perguntando: então qual o caminho? É aí que entra a reeducação alimentar! Ela se difere da dieta por dar resultados a longo prazo e te ajudar a criar uma relação saudável e equilibrada com os alimentos.

Mas a diferença entre dieta x  reeducação alimentar não para por aí, temos outras questões que precisam ser abordadas. Continue lendo este artigo e saiba quais são!

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

O que é a dieta?

As pessoas que procuram fazer uma dieta geralmente têm um objetivo a alcançar rapidamente, seja ele ganho de massa corporal, redução de peso, controle de colesterol ou até mesmo uma preparação para uma competição esportiva – muito visto com atletas de luta. “A dieta é algo temporário, muitas vezes desequilibrada e sem objetivos a longo prazo”, diz Caroline C., especialista em alimentação do Hospital Albert Einstein.

Entretanto, o que também é visto com frequência são dietas que são divulgadas informalmente e seguidas sem compromisso e acompanhamento profissional, o que acaba sendo um risco à saúde, já que cada organismo tem suas próprias características e responde de uma maneira diferente às mudanças nos hábitos alimentares: “Os riscos vão desde uma desnutrição, passando por danos irreparáveis, como intestinais e até mesmo anemia ou transtornos alimentares”, alerta a nutricionista.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

O que é a reeducação alimentar?

A reeducação é uma forma de comer melhor, com qualidade, visando acima de tudo, a sua saúde e qualidade de vida. Você terá que fazer mudanças de maneira gradual, até que se torne um hábito. O papel da reeducação alimentar, não é te privar de nenhum alimento, e sim ensinar a comer de forma correta, o que exige persistência e dedicação, pois engloba qualidade, combinações até que se torne um hábito natural. O importante é se preocupar com a qualidade de sua alimentação e não com a quantidade.

Vale salientar que os resultados com a reeducação alimentar não aparecem de imediato, e sim ao longo do tempo. Os benefícios conquistados são inúmeros como: saúde plena, bem estar, disposição, melhora de pele e cabelo, unhas, funcionamento do intestino, reequilíbrio emocional, prevenção de diversas doenças ou um melhor gerenciamento delas e o principal, os resultados serão levados para a vida toda.

O que você precisa saber sobre as dietas?

A dieta ideal deve evitar envelhecimento precoce do organismo, ela precisa dar uma sensação de bem estar, energia e leveza. Quando se faz um regime drástico, o corpo entra em desequilíbrio e por mais que muitos se adaptem a esse tipo de regime, ninguém consegue permanecer com essa alimentação por muito tempo.

Por essas razões fazer dietas tem seus prós e contras. Nas dietas para perder peso, por exemplo, se por um lado a pessoa fica instigada a atingir uma meta em um determinado prazo, por outro, depois de atingida a meta e passado o prazo, muitos voltam a engordar e recuperam tudo o que haviam perdido ou até mais. Essa possibilidade não existe quando falamos de reeducação alimentar.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

E claro, o que precisa saber sobre reeducação alimentar?

Mais do que manter uma boa qualidade de vida, ter uma alimentação saudável e com equilíbrio dos nutrientes significa fortalecer o organismo melhorando o seu funcionamento e prevenindo doenças.

Isso acontece porque o ser humano precisa de uma combinação de nutrientes que tenha as quantidades certas e evitando os excessos ou restrições sem acompanhamento especializado.

A combinação correta de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, fibras e até mesmo gorduras é responsável por fornecer ao corpo energia para o dia a dia, prevenindo o envelhecimento precoce, melhorando a qualidade do sono e o sistema digestivo.

Em contrapartida, o consumo de alimentos processados e industrializados, corantes, conservantes, sódio e açúcar em excesso são capazes de prejudicar o organismo de diversas formas.

Sendo assim, é preciso equilíbrio, responsabilidade e conhecimento sobre a diferença entre dieta e reeducação alimentar para garantir uma qualidade de vida e fortalecer o organismo contra doenças como o câncer, diabetes e hipertensão, por exemplo.

Receber o acompanhamento de um especialista é fundamental para garantir que você esteja com a alimentação correta para o seu tipo físico e os seus objetivos.

Gostou do artigo de hoje? Então, continue acompanhando o nosso blog.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo da nutrição que gera resultados. 

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.