Qual o tempo ideal de descanso entre os treinos

Já pensou em treinar um pouco mais que o recomendado para ter resultados mais rápidos? Embora pareça uma boa ideia, esse é um erro bem comum entre as pessoas que treinam

Geralmente motivados pela ansiedade de ter resultados mais rápidos ou até mesmo pensando no verão, que é o momento em que o “shape ideal” fica ainda mais valorizado, milhares de atletas, amadores ou não, acabam tomando decisões um pouco controvérsias sobre seus treinos.

Infelizmente, até mesmo você que é um leitor da Sooro Renner muito bem informado, provavelmente já pensou em aumentar a sua carga habitual de treinos, afinal, se determinado tempo na academia consegue trazer resultados incríveis, porque não investir em mais disso? 

Acontece que, de maneira errônea, difundiu-se a crença de que tanto a hipertrofia muscular como o ganho de resistência física e força, que são processos extremamente desejados por quem treina, ocorrem somente através dos treinos e exercícios físicos intensos, o que não é verdade, afinal, grande parte do processo de desenvolvimento também ocorre durante o estado de repouso, um momento onde os músculos têm a oportunidade de regenerar as fibras que foram rompidas. 

Mas afinal, como você pode definir sua rotina de treinos pensando em respeitar os tempos necessários de repouso, e qual é o prazo ideal para descansar entre um treino e outro? É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo. 

Qual a importância do repouso entre os treinos?

Até bem pouco tempo atrás, a comunidade científica em geral acreditava que os treinos constantes e com pouquíssimo tempo de repouso seriam a maneira mais rápida para aumentar o desempenho físico, entretanto, com a evolução das pesquisas sobre o assunto ao longo do anos, foi possível compreender melhor a importância da dos processos de repouso.

Por fim, atualmente já é conhecido que, para que o músculos cresçam ou se fortaleçam através dos estímulos gerados pelo seus treinos, é necessário que eles se regenerem e reponham suas energias, e isso pode ser feito através da ingestão de nutrientes específicos ou de repouso natural, sendo que a combinação destes dois elementos é o que resulta na regeneração dos tecidos musculares, que são naturalmente micro lesionados toda vez que expostos a treinamentos físicos. 

E vale lembrar, repouso não significa necessariamente parar de treinar, a simples variação entre diferentes exercícios já permite que alguns grupos musculares descansem enquanto outros são exercitados. 

Mas e aí? Será que existem situações onde eu posso treinar todos os dias?

Treinar todos os dias é prejudicial? 

É possível repousar mesmo sem parar de treinar, mas isso vai depender de qual tipo de esporte você utiliza para estimular seus músculos, por exemplo:

Se você treina em uma academia e utiliza os pesos com objetivo de hipertrofia muscular, basta variar os dias de treino pensando em não exercitar o mesmo músculo novamente, por no mínimo, 48 horas. 

Uma estratégia bastante aplicada pensando no tempo mínimo de repouso, são os treinos A,B e C onde no dia A, são exercitados, geralmente, os músculos de peito e tríceps, no dia B; os músculos de costas e bíceps e no dia C; os músculos de pernas e ombros. 

Outros atletas que também precisam se preocupar com o tempo mínimo de repouso, são os corredores, e embora pareça que correr não lesione tantas fibras musculares como levantar pesos, também é importante ter um tempo mínimo de descanso entre um treino e outro.

Uma dica da Sooro Renner, é procurar sempre um profissional da área e fazer acompanhamentos regulares sobre suas condições de saúde, afinal, somente com a presença dele será possível garantir que você não está passando dos limites, cada corpo é diferente e cada processo fitness é único!

Como fazer o repouso?

Mais uma vez, ressaltamos que as condições ideais de repouso variam muito de pessoa para pessoa e de qual o objetivo do treino realizado mas em média, as recomendações de descanso são de 48 horas, sendo que em atletas com um pouco mais de histórico, pode-se reduzir este prazo para 24 horas ou até menos. 

Uma boa dica para definir o seu próprio tempo de repouso necessário, é prestar atenção nas dores musculares, afinal, elas são capazes de te indicar se o seu músculo já se recuperou ou não. Sentir dores excessivas, similares às de inflamação, é um sinal de que ainda não é hora de retomar seus exercícios. 

Conclusão:

Nem sempre “mais” é sinônimo de melhor. Quando o assunto são os treinos pesados, é importante ter em mente que repouso é fundamental. Muitos atletas de alto desempenho chegam a dizer que o descanso representa mais de 50% dos seus resultados, desde que alinhados à uma boa rotina de treinos e alimentação. 

Novamente ressaltamos a importância do acompanhamento de um profissional de saúde durante o seu processo de treinos, e lembre-se, conte sempre com o apoio da Sooro Renner – Nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.