Retornando aos exercícios depois de um tempo parado

Perder resultados é rápido quando se está parado. E, voltar a treinar pode exigir muito mais disciplina do que começar do zero. Que tal recomeçar com as dicas certas?!

Não importa o motivo que tenha feito você parar de treinar, se você chegou até esse conteúdo é porque está com o foco no lugar certo, voltar aos treinos! 

Pensando em você, no seu bem estar e na sua saúde, preparamos este conteúdo completo onde vamos te apresentar algumas dicas para que seu retorno aos treinos seja prazeroso e sólido como uma rocha. 

Nada de pressa, volte aos poucos!

Provavelmente você já viu alguns resultados negativos no seu corpo logo nas primeiras semanas após largar os treinos, não é mesmo? Mas não adianta se desesperar, é importante que antes de mais nada você respeite seu processo de recomeço, afinal, seu corpo não vai estar igual a antes e o tempo que você ficou parado já vai ter comprometido parte da sua força, resistência, flexibilidade e até mesmo da sua capacidade de recuperação muscular.

Pensando nisso, tenha em mente que retornar aos poucos é o mais indicado para qualquer que seja o tipo de atividade física que você praticava anteriormente, isso é importante porque dependendo do tempo que você ficou parado, o encurtamento natural das suas fibras musculares te deixou mais suscetível a lesões, problemas estes que, se ocorrem, podem facilmente te deixar mais alguns bons meses “de molho” até se recuperar por completo. 

Tome o dobro de cuidado com as cargas e intensidade

Voltando a falar sobre a importância de respeitar o seu processo, tenha em mente que é importantíssimo pegar leve consigo mesmo nos primeiros momentos do seu recomeço. 

Além disso, assim como o seu corpo também terá sofrido algumas perdas, é natural sentir uma queda significativa de desempenho nas suas cargas e na intensidade dos seus treinos. 

Sendo assim, não pense em voltar com tudo e muito menos com as mesmas cargas que usava anteriormente, invés disso, procure alguns treinos específicos que são pensados exatamente para quem está em um processo de recomeço. 

Desta maneira, não hesite em consultar um profissional e pedir para ele te prescrever um treino adequado a você e as suas necessidades. 

Se preocupe com a constância, não intensidade

Voltar a treinar pode ser extremamente difícil no começo e você não merece se torturar por isso, tudo bem se, eventualmente, você acabar tendo menos energia para realizar um treino ou outro, além disso, faltar aos treinos esporadicamente também não é o fim do mundo! 

Por fim, o que importa de verdade é o seu desejo, sua atitude e sua constância, se no fim do mês você tiver treinado em no mínimo 80% das vezes, já estará sendo constante, e essa é a chave! 

Rotinas são mais fáceis de serem cumpridas

A teoria dos 21 dias diz que tudo que você fizer por mais de 21 dias seguidos se tornará um hábito, hábitos e rotinas são igualmente mais fáceis de serem realizadas e cumpridas, e sendo assim, para criar um hábito e uma rotina de treinos, estabelecer horários fixos é uma ótima opção. 

Tendo isso em mente, defina uma agenda de tarefas relacionadas aos seus treinos, desta forma o seu cérebro entenderá com muito mais facilidade que naquele horário estabelecido, é hora de “pôr a mão na massa”.

Conte com uma grande aliada, a Memória Muscular

Embora tenha parecido que todas as dicas tenham sido um pouquinho complicadas, nem tudo é tão difícil quanto parece, afinal,  você tem uma enorme aliada ao seu lado, a memória muscular. 

Como você já treinava anteriormente, a memória muscular permitirá que seus músculos retornem a sua melhor forma de maneira bem mais rápida do que seria se você tivesse de construir tudo do zero, sendo assim, aproveite essa grande aliada para se manter ainda mais focado e veja como vai ser rápido retomar de onde parou.  

De volta à ativa

Voltar a treinar pode ser bem mais simples do que as paranoias que criamos na nossa cabeça.  Claro que é necessário uma boa dose de disciplina, mas tenha em mente que, se você já fez uma vez, pode facilmente fazer de novo! 

Além disso, conte sempre com o apoio da Sooro Renner – Nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.