Voltar

Saúde no Verão: como escolher o melhor horário para treinar

Olá, estamos iniciando nossas publicações de 2021 e queremos começar desejando um Feliz Ano Novo. Sabemos que já foram alguns dias desde a virada, mas é sempre bom manter a energia lá no topo. E por essa razão hoje nós vamos falar sobre saúde no verão.

Como escolher o melhor horário para treinar?

Embora não demore muito até os tempos frios começarem, temos certeza de que janeiro e fevereiro são os dois meses com maior número de praticantes de esportes e também são conhecidos pelas temperaturas elevadíssimas

Tem mais, graças à energia do começo do ano, as academias ganham novos frequentadores e os parques ficam mais cheios.

Mas, será que apenas começar uma rotina nova em qualquer horário é uma boa escolha? Sabemos que não.

Então hoje trouxemos dicas para você entender bem como escolher o melhor horário para treinar.

Fique confortável e aproveite a leitura.

Veja também: Produtos feitos com Whey Protein: conheça diversos deles

O que considerar ao escolher o melhor horário para treinar?

Antes de escolher o horário ideal para você praticar o seu exercício é preciso levar em consideração alguns pontos. São eles:

  • Incidência solar
  • Umidade relativa do ar
  • Poluição do ar
  • Alimentação ou jejum
  • Ciclo de sono

Percebeu? Muitas pessoas prestam atenção apenas na temperatura e no sol. Por outro lado, o horário ideal para treinar conta com diversos fatores que fogem deste senso comum. Vejamos eles em detalhes. Começando pelo básico.

Incidência solar: a saúde no verão pede cautela

Independente do Estado em que você mora, saiba que a força dos raios UV emitidos pelo Sol constituem uma preocupação real na sua vida. 


Sendo assim, se você tem o costume de praticar exercícios ao ar livre e quer treinar naquele parque incrível, anote aí:

  • Evite sair nos horários entre às 11 horas da manhã e às 16h da tarde. Esse é o período com maior incidência solar e pode realmente prejudicar a sua saúde;
  • Quando sair no período da manhã, ou no final da tarde, use protetor solar de fator 30 ou superior.

Essas dicas precisam ser levadas a sério mesmo que você conte com um protetor solar de ótima qualidade e grande fator de proteção. 

Saiba mais: Benefícios do Whey Protein para Seniors

Umidade relativa do ar

Pensar no melhor horário para treinar com base na umidade relativa do ar já é um desafio maior. Afinal de contas, esse elemento muda bastante ao longo dos dias e você tem pouco controle para se proteger. 

Dicas: hidrate-se regularmente e tenha uma alimentação saudável, principalmente à base de frutas e legumes. Informe-se regularmente se a umidade relativa do ar da sua cidade está propícia para exercícios ao ar livre. 

Poluição do ar

Este elemento é importante sobretudo nas grandes cidades. Aqui o segredo está em evitar áreas e bairros com grande fluxo de automóveis e não sair em horários de pico. 

Dicas: a poluição do ar muda ao longo do dia, combinada com a umidade relativa baixa ela pode se tornar um verdadeiro problema, ainda mais para quem sofre de sinusite. Prefira praticar exercícios em parques ou ruas de baixa circulação de automóveis. 

Ciclo do sono

Nós pulamos a alimentação pois queremos explicar ela em detalhes por último. O ciclo do sono é muito simples de ser entendido, você precisa dormir bem antes de praticar exercícios regularmente.

Muitas pessoas acreditam que os treinos precisam acontecer necessariamente no período da manhã. Existe uma verdadeira disputa para ver quem acorda mais cedo e corre para a academia.

Acontece que se você é do tipo que dorme tarde, acordar às 5h da manhã para treinar pode virar um problema para sua saúde. Respeite o seu ciclo do sono. Tenha certeza de que está dormindo o tempo necessário para repor as energias.

Lembre-se: o sono é um reparador natural de vários sistemas, tanto imunológicos, quanto mentais. Tem mais, ao dormir corretamente você diminui os níveis de estresse e isso tem impacto positivo na sua alimentação. O que acarreta em manutenção apropriada do peso corporal. 

Sendo assim, dormir bem faz parte de um treinamento inteligente.

Leia em seguida: Jejum intermitente? Nós pesquisamos tudo sobre o assunto

Alimentação ou Jejum

Por fim, queremos falar da alimentação. Com o aumento dos praticantes de jejum intermitente, muitas pessoas acabam somando os treinos com essa prática e isso pode ser perigoso.

Afinal de contas, estamos falando de um período em que as temperaturas estão altíssimas, o que significa que o seu corpo precisará de bastante energia para praticar o esporte.

Se a sua oferta estiver baixa, ou se você estiver com o estômago vazio, isso pode ser danoso. Prefira investir em um pré-treino e depois faça a suplementação correta com Whey Protein para garantir a rápida absorção das proteínas que o seu corpo precisa. 

Essas foram as nossas dicas de saúde no verão para você escolher o melhor horário para treinar. 

Gostou da publicação? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo dos treinamentos de alta performance.

Agradecemos a leitura e até a próxima!