Uso de Whey Protein no tratamento para Sarcopenia em pessoas com doença inflamatória intestinal

Você possui ou conhece algum portador de Sarcopenia? Essa doença é comumente acompanhada de DII, mas ambas podem ser tratadas com Whey Protein! Saiba mais.

A sarcopenia é uma condição médica caracterizada pela perda progressiva da massa muscular, força e vitalidade. Embora as causas exatas ainda sejam desconhecidas, essa é uma doença que precisa de atenção e de cuidados. 

Além disso, a sarcopenia também se faz presente em muitos dos casos onde o paciente é portador de doença inflamatória intestinal (DII). 

No entanto, ainda que estas sejam complicações bem sérias (principalmente quando combinadas) existem diversos hábitos que, se adotados, podem ajudar no combate dos sintomas. 

Hoje vamos falar sobre um destes hábitos, no caso, o consumo do whey protein, uma suplementação que vem ganhando cada vez mais reconhecimento por seu suporte aos portadores de sarcopenia e DII (combinadas ou não). 

Ficou interessado no assunto? Continue lendo e confira! 

O que é Sarcopenia?

Antes de mais nada, é interessante abordar com mais profundidade os aspectos da Sarcopenia e da Doença inflamatória intestinal. Contudo, caso você já tenha conhecimento sobre estas complicações, pode pular o conteúdo diretamente para o tópico: Como o Whey Protein pode ajudar a reduzir a Sarcopenia em pacientes com DII?

A Sarcopenia é uma condição médica progressiva e que afeta a estrutura muscular, causando, como já citamos, a perda de força, mobilidade e vitalidade. 

Diferente do que muita gente pensa, ainda que a sarcopenia seja mais comum entre os idosos, ela pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, e seus sintomas incluem: 

  • Enfraquecimento dos músculos;
  • Fadiga extrema;
  • Falta de equilíbrio;
  • Quedas constantes:
  • Dificuldade para cumprir tarefas simples: como subir escadas ou trocar lâmpadas. 

Outro ponto importante sobre essa complicação médica é que, em alguns dos casos mais simples, ela é resultado da ausência prolongada de exercícios e atividades físicas, podendo ser remediada com a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

O que é a doença inflamatória intestinal (DII) 

A Doença inflamatória intestinal, também conhecida como DII, é um grupo de doenças (doença de Crohn  e Colite ulcerativa) que causam inflamação no trato digestivo e podem afetar também, de forma permanente ou temporária, um ou mais órgãos.

Os sintomas comuns da DII são diarréia, fezes com sangue, dor abdominal, náusea, perda de peso, anemia e febre.

Além disso, vale ressaltar que a causa exata da origem da DII ainda não é conhecida. No entanto, acredita-se que o sistema imunológico desempenhe um papel importante no seu desenvolvimento. 

Por fim, alguns fatores de risco também podem aumentar a chance do desenvolvimento da Doença inflamatória intestinal, entre eles estão o uso de determinados medicamentos, excesso de ingestão de álcool, estresse e fatores genéticos.

Mas afinal, qual a relação da Sarcopenia com a doença inflamatória intestinal?

Ainda que a correlação entre DII e sarcopenia não tenha sido totalmente compreendida, algumas pesquisas sobre o assunto apontam que as pessoas portadores de DII têm um risco aumentado de desenvolver sarcopenia.

De acordo com estudos recentes que o próprio MilkPoint publicou em seu blog, por meio do Dairy Reporter, aponta-se que a sarcopenia ocorre em, ao menos, 30% dos pacientes com DII

Outro fator importante na relação entre estas doenças é que, ao reduzir o apetite e a ingestão alimentar, que é necessária para um metabolismo muscular saudável, a DII pode contribuir para a evolução da sarcopenia grave, destruindo as fibras musculares ainda mais rápido.

Como o Whey Protein pode ajudar a reduzir a Sarcopenia em pacientes com DII?

Já faz certo tempo que o whey protein vem sendo utilizado no tratamento da sarcopenia, no entanto, alguns estudos mais recentes apontam que este suplemento pode ajudar não só os portadores de sarcopenia, como também, as pessoas que possuem doença inflamatória intestinal.  

O que ocorre é que, pelo fato do whey protein ser rico em aminoácidos e possuir algumas propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir danos nos tecidos musculares, ele é um grande aliado dos casos onde existe a perda progressiva de massa muscular. 

Além disso, a ingestão diária de whey protein também melhora a função imunológica, servindo assim, de apoio na prevenção e no tratamento dos sintomas da doença inflamatória intestinal. 

Conclusão

A sarcopenia é uma doença séria que afeta muitas pessoas de diversas idades diferentes. 

Infelizmente, quando combinada com outras doenças como a doença inflamatória intestinal, ela pode ser ainda mais agressiva, causando perda significativa de massa muscular, força, vitalidade e qualidade de vida em geral. 

No entanto, alguns estudos recentes vêm comprovando que ambas doenças podem ser tratadas com o uso da suplementação alimentar de proteína do soro do leite, o famoso whey protein!

Caso você queira conferir mais detalhes a respeito das pesquisas, acesse: milkpoint


Conte sempre conosco para se manter atualizado sobre assuntos que envolvem saúde, performance, alimentação e tecnologia. Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.