Voltar

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

No artigo de hoje nós mostramos quais são todas as qualidades do uso do soro de leite na alimentação animal. Queremos trazer os argumentos científicos que apontam as vantagens dessa suplementação.

Como sempre, este será um artigo bem leve. Afinal de contas, como nós já mostramos antes, o nosso objetivo é trazer a informação, mas sem trazer tecnicalidades extremas.

Vem ver de perto como o soro de leite pode ser usado na alimentação animal e quais são os elementos que envolvem essa escolha.

Fique confortável e aproveite a leitura! 

Comida tecnológica? Conheça as inovações no mercado de alimentação

Uso do soro de leite na alimentação de vacas leiteiras 

Com frequência recebemos consultas sobre a possibilidade de utilização de soro de leite na alimentação de bezerras. Em muitas regiões do país onde a produção de queijos é mais intensa, normalmente existe uma abundância deste produto.

É em função disso que muitos produtores manifestam o desejo de utilizá-lo, se possível, em substituição ao leite.

Antes de mais nada, é preciso adiantar que a substituição total do leite por soro é impossível. Embora o soro seja derivado do leite, sua composição é totalmente distinta, não permitindo a correta nutrição de bezerras em fase de amamentação.

Entretanto, ele é perfeito para a suplementação dos alimentos.

Uma das diferenças é que o soro praticamente não possui gordura (0,8% da matéria seca), embora possua alto valor energético. Esta energia é oriunda de uma alta concentração de lactose (65-70% da matéria seca), o carboidrato do leite.

Devido a esta alta digestibilidade de sua proteína, o soro seco é muitas vezes concentrado de diversas formas por processos mais sofisticados (soro deslactosado ou proteínas concentradas de soro 35 a 70% de proteína bruta), o que permite seu uso principalmente na formulação se sucedâneos lácteos de boa qualidade.

O que são alimentos funcionais? Saiba tudo sobre este tema

Aspectos qualitativos do soro de leite na alimentação de animais

Vários estudos demonstraram que a inclusão de soro de leite melhora o desempenho de leitões desmamados entre a terceira e a quarta semana de vida. 

Uma dieta formulada com 20% de soro de leite seco apresentou melhor digestibilidade de matéria seca e energia do que uma dieta à base de milho e soja.

Não pare, é apenas outono!

Os componentes do soro que dão a ele essa melhor característica nutricional podem ser agrupados em:

Fração proteica: a lactoalbumina e lactoglobulina; imunoglobulinas; BSA (bovine serum albumin) e outros componentes, como lactoferrina, enzimas, fatores de crescimento, glicomacropeptídeos e outros peptídeos. 

O desempenho de leitões alimentados com uma dieta à base de milho e soja (controle) com leitões suplementados com 20% de soro de leite.

Esses autores também formularam dietas com alguns componentes do soro de leite (levando em conta a quantidade desses componentes em 20% de soro): lactose, lactoalbumina e a adição de ambas.

Em relação à dieta controle, dietas com soro ou com suas frações apresentaram melhor desempenho e digestibilidade, o que leva à conclusão de que esses componentes são responsáveis (pelo menos em parte) pelos efeitos positivos da inclusão de soro de leite nas dietas.

Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Vantagens incríveis do soro de leite na alimentação animal

As principais vantagens do uso do soro de leite na alimentação animal, são: 

  •  É um alimento altamente nutritivo, com digestibilidade da proteína superior à do milho e à do farelo de soja
  • Apresenta alta palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades
  • Poderá ocorrer melhora na qualidade da carcaça com a utilização do soro, desde que seja fornecido juntamente com dietas adequadamente balanceadas
  • Poderá ocorrer redução substancial no custo da alimentação com a utilização do soro, dependendo do meio de transporte utilizado, da distância entre a granja e o laticínio, e da quantidade de soro transportada.

Qualidade mais do que quantidade: como avaliar a qualidade da sua alimentação diária

Agora você já sabe todos os pormenores que envolvem a suplementação dos animais por meio do soro de leite e produtos correlatos.

Quer ler mais conteúdos como este? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.