Whey Protein pode prevenir doenças? Saiba quais os problemas causados pela falta de proteína!
A falta do consumo ideal de proteína pode trazer diversas complicações para o corpo, no entanto, Whey Protein pode te ajudar no combate de diversas delas. Acesse e confira!
Embora a proteína seja muito famosa por conta do seu importante papel na construção de músculos, ela não é fundamental apenas para quem treina. Todo mundo precisa se atentar ao consumo ideal desse nutriente.
Sem a ingestão de boas quantidades de proteína, uma série de problemas de saúde e doenças podem surgir.
Neste conteúdo, vamos apontar como a proteína pode ajudar em diversos cenários diferentes, então continue lendo e confira alguns benefícios pouco conhecidos desta substância.
Muito além dos músculos
A proteína é amplamente reconhecida por seus efeitos hipertróficos e de regeneração dos músculos, mas vai muito além disso!
Estudos recentes têm apontado a proteína como um nutriente fundamental para diversas outras funções do corpo humano, aqui vão alguns dos principais benefícios da proteína:
Ajuda a evitar anemia e desnutrição
A falta do consumo de proteína pode facilmente desenvolver problemas como a desnutrição e a anemia, afinal, este nutriente é necessário para a produção de hemoglobina, uma proteína que se encontra presente nos glóbulos vermelhos do sangue e é responsável por transportar oxigênio para as células do corpo.
Sendo assim, sem a ingestão de proteína o corpo se encontra em uma condição onde existe baixa produção de glóbulos vermelhos, que por sua vez, acabam não transportando o oxigênio adequadamente.
Combate a perda progressiva de massa muscular
A perda de massa muscular é comum à medida que envelhecemos, no entanto, a massa muscular é importantíssima para qualidade de vida, evitando fadigas excessivas e a sensação de fraqueza no corpo.
Desta forma, consumir proteína através da sua dieta ou de suplementação alimentar fará com que seu corpo tenha os nutrientes necessários para manter, reparar e desenvolver a musculatura.
Ajuda no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes
Principalmente na infância e na adolescência, ocorrem picos de crescimento e desenvolvimento do corpo, porém, em alguns casos, estes picos de crescimento podem chegar mais tarde, quase que no começo da fase adulta (21 anos).
De qualquer forma, o consumo de proteína é importantíssimo para este desenvolvimento, e se mal administrado, pode retardar ou até impedir o crescimento e desenvolvimento físico e mental.
Ajuda na cicatrização
Outro papel importante onde a proteína atua, é na formação dos tecidos usados no processo de cicatrização da pele, dos músculos e dos órgãos.
Desta forma, a falta de proteína na dieta pode retardar a cicatrização de lesões na pele e nos músculos.
Ajuda na imunidade geral
O sistema imunológico é composto por células e órgãos que trabalham em conjunto para proteger o organismo contra a ação de agentes externos como vírus, bactérias e fungos.
Acontece que, quando um microorganismo, como o coronavírus, por exemplo, invade o corpo humano e causa doenças, o sistema imunológico é ativado para combater este invasor, promovendo a cura do indivíduo o mais rápido possível.
No entanto, para que o sistema imunológico esteja funcionando perfeitamente, a proteína precisa ser consumida em boas quantidades, é ela quem irá permitir que todos os anticorpos, células e órgãos funcionem como devem. Sem proteína você fica mais suscetível a doenças!
Ajuda no aprendizado e concentração
Embora este seja um benefício pouco abordado, a proteína também é capaz de ajudar no aprendizado e na concentração! Este nutriente é importante para a produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas responsáveis pela transmissão de sinais entre células nervosas.
Desta forma, a falta de proteína na dieta pode levar a uma redução de neurotransmissores, afetando diretamente a capacidade de concentração e cognição.
Qual a dose ideal de proteína por dia?
A dose ideal de proteína por dia varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e nível de atividade física de cada indivíduo. Sendo assim, é um pouco difícil dizer com exatidão quanta proteína você deve consumir, no entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores indicados são entre 0.8 gramas e 1.0 gramas por quilo de peso corporal.
Por exemplo, se uma pessoa pesa 70 kg, a ingestão diária de proteína recomendada seria de aproximadamente 56 gramas (0,8 g x 70 kg).
Vale ressaltar que, se você treina com objetivos hipertróficos (ganhar massa muscular) o consumo ideal passa para, em média, 2.0 gramas por quilo corporal.
No entanto, se você pratica esportes aeróbicos como corrida ou ciclismo, pode ficar na média de 1.5 gramas por quilo.
De qualquer forma, é importante lembrar que a ingestão de proteína em excesso pode sobrecarregar o fígado e os rins, além de levar ao ganho de peso.
Por isso, é importante buscar orientação de um profissional de saúde ou nutricionista para determinar a quantidade ideal de proteína a ser consumida de acordo com suas necessidades individuais.
Pronto para melhorar seu consumo de proteína diária?
Seja através de uma alimentação bem regrada e balanceada ou complementando seu consumo através de suplementos alimentares, é importante que você se atente sempre a quanta proteína você ingere por dia, é ela quem trará qualidade de vida e alavancará seus resultados.
Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.