A importância dos alongamentos para a saúde física e mental

Os alongamentos são indispensáveis para uma boa qualidade de vida, independentemente se você treina ou não! Entenda tudo sobre a importância.

Você já sentiu dores e incômodos em algumas regiões do corpo ao longo do dia, depois do treino ou ainda, logo após acordar? Bom, saiba que podem existir diversas causas para isso, no entanto, na maioria das vezes a falta de alongamento é a principal responsável. 

Acontece que além de ajudar a combater problemas posturais, dores de cabeça, pescoço e costas, os alongamentos também são essenciais para aumentar a sua flexibilidade e até mesmo a sua saúde mental, afinal, eles ajudam a relaxar o corpo e a mente, reduzindo o estresse. 

Se estas já não fossem vantagens suficientes para começar a se alongar agora mesmo, saiba ainda que os alongamentos possuem os mesmos efeitos em quem não treina. Ou seja, seus benefícios podem ser desfrutados por todos!  

Aprenda tudo sobre os benefícios dos alongamentos e confira algumas dicas sobre o assunto. Então já comece a se alongar e continue no conteúdo. 

O que são os alongamentos

De maneira bem resumida, os alongamentos são exercícios musculares que tem como objetivo alongar e esticar os membros, nervos, tendões e fibras musculares. Além disso, eles são capazes de relaxar os músculos e aumentar a sua flexibilidade. 

Quando realizados de forma correta, os alongamentos também podem prevenir lesões, melhorar a circulação sanguínea e aliviar o estresse e a tensão acumulados no dia a dia.

Embora não existam muitos segredos sobre como se alongar, além de ter cuidado com movimentos bruscos, acelerados ou agressivos, é importante que você saiba que existem diferentes tipos de alongamentos e cada um deles funciona melhor em determinada situação, vamos conferir:

Alongamento dinâmico

O alongamento dinâmico é um tipo de exercício que pode ser realizado quando se movimenta diferentes partes do corpo simultaneamente e de forma ritmada. 

Este tipo de alongamento é bastante indicado para ser feito antes dos exercícios físicos de média/alta intensidade, como corridas, saltos e levantamentos de peso. Além de alongar, eles também pré aquecem o corpo.  

Alguns exemplos de alongamento dinâmico são os trotes, a caminhada e os agachamentos sem peso. 

Alongamento passivo

O alongamento passivo pode ser realizado com o apoio de uma máquina ou ainda, de um colega de treino. 

Este é o único tipo de alongamento que necessita da interação exterior, e por conta disso, é importante ter bastante cuidado com a força aplicada e com os limites anatômicos de cada pessoa. 

Comumente realizado após os exercícios físicos mais intensos, os alongamentos passivos são geralmente feitos com apoio de corda, elástico, paredes ou outros objetos. O seu principal objetivo é o aumento da amplitude de movimento e o relaxamento dos músculos que foram tensionados.

Alongamento estático

Por último, o alongamento estático é o tipo mais comum de alongamento praticado. Para realizá-lo, basta, simplesmente, estender a musculatura dos membros de forma estática, por algo em torno de 20 a 60 segundos.

Embora o alongamento estático seja mais simples, ele também traz diversas vantagens e benefícios para o corpo humano. Além disso, ele é o mais indicado para quem não tem uma rotina de exercícios físicos e não possui contra-indicações.

Benefícios dos alongamentos

Assim como manter uma rotina de exercícios físicos alavanca o bem estar geral, o alongamento regular também traz vantagens ao corpo e à mente. 

Continue conosco neste conteúdo e confira os principais benefícios dos alongamentos. 

Melhora da flexibilidade

Mesmo que você não treine, a prática regular de alongamentos vai te ajudar a melhorar a flexibilidade dos seus músculos, aumentando a amplitude dos movimentos realizados durante o dia a dia. O que também te dá mais liberdade e segurança quanto a lesões. 

No entanto, se você já é um atleta amador ou profissional, a flexibilidade é indispensável. Somente com ela você conseguirá extrair o máximo dos seus treinos. 

Prevenção de lesões

A prevenção de lesões que os exercícios de alongamento trazem está relacionada diretamente com o benefício anterior; o aumento da flexibilidade. 

Acontece que uma vez que seus músculos e tendões sejam mais flexíveis, eles também correm menos riscos de lesões, principalmente em atividades esportivas que não são tão frequentes, como um futebol entre amigos no meio da semana. 

Já, para quem pratica atividades físicas regulares, prevenir lesões através dos alongamentos é ainda mais importante, afinal, os músculos de quem treina com frequência estão muito mais expostos a estes problemas. 

Alívio do estresse e tensão

Outra grande vantagem da prática regular de alongamentos é o alívio do estresse e da tensão acumulados no dia a dia, o que consequentemente traz mais conforto, bem estar e qualidade de vida. 

Melhora da circulação sanguínea

Por último, os alongamentos também ajudam na circulação sanguínea, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. 

Novamente, quem treina pode sentir estes efeitos com um pouco mais de intensidade, afinal, com uma melhor circulação sanguínea, mais força e energia são liberadas, trazendo resultados positivos no desempenho físico. 

Alongamentos para quem treina e para quem não treina, qual a diferença?

Bom, basicamente, todas as pessoas estão sujeitas a lesões e problemas posturais, sendo assim, todo mundo deveria se alongar com regularidade, isto é, ao menos 1x ao dia. 

No entanto, a principal diferença entre os alongamentos para quem treina e para quem não treina, é que as pessoas mais ativas estão mais expostas a lesões e complicações musculares, sendo assim, o alongamento se faz quase que obrigatório para elas. 

Como incluir os alongamentos na rotina de quem não treina?

A gente entende o agito da rotina de trabalho, filhos, casa e etc, mas embora possa parecer que você não vai ter tempo, tenha em mente que um bom alongamento pode ser feito em apenas 15 minutinhos. 

Então, crie o hábito de realizar alguns exercícios no horário de almoço, ou se possível, durante o lanche da tarde na empresa. 

Além disso, alongamentos logo pela manhã, ao acordar ou antes de dormir, também são muito bem vindos. Confira  alguns alongamentos estáticos que você pode fazer para se alongar durante o dia:

Como incluir os alongamentos em meio as minhas atividades físicas?

Se você já treina e quer ter alongamentos mais presentes na sua rotina, é importante consultar um fisioterapeuta, médico, ou o personal trainer da sua academia. 

Peça para este profissional uma lista de alguns exercícios baseados nas suas atividades físicas, ele irá te guiar sobre quais os melhores alongamentos para o seu treino, estilo de vida e objetivos. Mas de maneira geral, os alongamentos devem ser realizados todos os dias, antes e depois dos treinos. 

E aí, bora alongar?

Neste conteúdo você conferiu a importância dos alongamentos para quem treina e como eles também podem ajudar no dia a dia de quem não tem esse hábito. Sooro Renner – Nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.