Voltar

Alimentação e queda de cabelo? Entenda por que seu cabelo está caindo e se uma suplementação pode ajudar

Sabia que a má alimentação pode estar associada com a queda de cabelo? Pois é, hoje queremos falar sobre como esses fatores podem estar associados.

Lembrando que o artigo de hoje não tem o intuito de ser usado como uma receita médica. Antes de qualquer mudança na sua alimentação, você deve procurar o seu médico de confiança.


Este artigo tem o intuito de te informar sobre as possíveis causas da sua queda de cabelo, e assim te dar um norte para onde seguir ou conversar com seu nutricionista.


Muito bem, vamos conversar sobre alimentação e queda de cabelo. Fique confortável e aproveite a leitura!

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você?

Má alimentação pode ser a causa da queda de cabelo

A falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda demasiada deles.

Para manter um cabelo forte, macio, brilhoso e com um crescimento saudável, é necessário ter uma boa alimentação.

Sendo assim, é fundamental incluir os seguintes ingredientes e hábitos na sua rotina:

  • Vitaminas do complexo B: fígado, peixe, nozes, gema de ovo e soja;
  • Vitamina A: cenoura, beterraba e própolis;
  • Vitamina C: laranja, morango, limão, brócolis e suco de tomate;
  • Vitamina E: cereais integrais, óleos vegetais e sementes;
  • Proteína: carne vermelha, frango, leite e ovos;
  • Ferro: feijão, cereais, vegetais verdes e frutas secas;
  • A ingestão de água: dois litros por dia é ideal para manter o cabelo hidratado.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Os melhores alimentos para evitar queda de cabelo

Os alimentos para queda de cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteínas e vitaminas como: 

  • peixes
  • ovos
  • soja
  • frutas vermelhas
  • feijão
  • vegetais verde-escuros

Pois, por serem ricos em nutrientes com ação anti-inflamatória, antioxidante e anti séptica, ajudam a fortalecer os fios e hidratar o couro cabeludo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.

A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas como alterações hormonais, estresse ou falta de vitaminas e, por isso, pessoas que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Suplementação e queda de cabelo

A ingestão de suplementos proteicos, como o Whey Protein, serve para que o seu corpo tenha mais energia no momento dos treinos e também para que ele tenha uma reserva de energia na hora de fazer a reconstrução dos músculos. 

Via de regra, a suplementação não tem relação com a queda, ou não, dos cabelos. Nem para o bem, nem para o mal. Ou seja, tomar um suplemento, normalmente, não vai evitar que seus cabelos caiam – nem será o causador da queda.

Contudo, para um metabolismo deficiente, a suplementação representa um reforço. Sendo assim, seu corpo irá gastar menos os elementos necessários para a saúde dos cabelos. E com isso, pode ter um impacto positivo evitando as quedas.

Em resumo: ao tomar um suplemento, você aumenta as chances de que seu corpo tenha todos os nutrientes necessários para cuidar da saúde dos cabelos e das unhas, por exemplo.

Gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.