Voltar

Aprenda os melhores dias da semana para treinar

Olá, tudo tranquilo? Hoje nós queremos conversar com você sobre um tema que gera diversos debates nos grupos de treinos e também é dúvida na vida de muitas pessoas que buscam melhores resultados. Quais são os melhores dias da semana para treinar?

Afinal de contas, é inegável que ao longo dos dias a nossa energia vá flutuando em muitas direções e pode ser que você sinta força total em um dia, mas tenha aquele certo desânimo no outro.

Então, preparamos esse roteiro básico de como estruturar os seus dias de treinamento ao longo da semana e assim fazer um bom gerenciamento da sua energia. Sem comprometer a qualidade dos treinos, ao mesmo tempo que consegue descansar e focar em outras áreas.

Quer aprender quais são os melhores dias da semana para treinar? Então continue a leitura.

Antes de saber os melhores dias da semana para treinar tenha um objetivo

Essa dica parece até um tanto óbvia, e pode soar batida, mas ela é fundamental. Antes de escolher quais são os melhores dias da semana para treinar você precisa ter um objetivo em vista. Uma vez que ele vai fazer toda a diferença no seu treinamento.

Os principais objetivos de quem treina, são:

  • Perder peso
  • Desenvolver um corpo desejado
  • Aumentar a disposição para o trabalho
  • Investir tempo na saúde
  • Aumentar os músculos (hipertrofia)
  • Melhorar o fôlego para outras atividades físicas
  • Entre inúmeros outros.

Claro que você sempre pode escolher mais de 1 objetivo, mas a nossa dica é que você sempre tenha aquela meta principal. Pois é ela quem vai ditar as regras do seu treinamento. 

Escolheu o seu objetivo? Agora vejamos o calendário

Com o objetivo escolhido você pode começar os seus treinamentos. Vamos conversar agora sobre os principais objetivos e como eles influenciam nos treinamentos do dia a dia. 

Organização do calendário para quem quer ter mais saúde

Veja bem, “ter mais saúde” é uma frase um tanto genérica que diz pouco sobre os resultados. Vamos assumir que para esse objetivo você queira apenas deixar de ter uma vida sedentária e incluir os treinamentos nos seus hábitos diários.

Para isso, são indicadas 5 sessões de 30 minutos de caminhada leve ou moderada. Apenas essa atividade já é o suficiente para trazer inúmeros benefícios para a saúde. Trazendo uma proteção extra contra problemas como AVC e infarto. 

Dica: corra três vezes por semana, sempre deixando um dia de descanso entre as corridas, começando toda segunda-feira (e descansando sábado e domingo).Faça corridas leves de 5 em 5 minutos. Ou seja, corra 5 min., descanse 5 min. Caso você sinta dificuldade, troque este treino por caminhadas de 30 minutos 5 vezes por semana, começando na segunda-feira.

Quem quer emagrecer

Se você deseja perder peso, o seu treinamento deve assumir outra postura. Para começar, é importante que você faça um acompanhamento da sua alimentação. Afinal de contas, os resultados dos exercícios dependem muito da sua ingestão diária. 

Tem mais, o número de sessões também irá depender da intensidade de cada treino e do prazo que os profissionais estipularam para alcançar o peso desejado.

Se você está saindo de uma vida sedentária, indicamos que comece com o treino do exemplo anterior e faça uma reeducação alimentar. Depois, já com o corpo preparado para exercícios mais pesados, você poderá buscar outras modalidades. 

Melhores dias da semana para quem deseja ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular deixou de ser um desejo apenas de profissionais e atletas. Hoje em dia, pessoas das mais diferentes idades e profissões sentem necessidade de conquistar um corpo atlético. 

Se você deseja ganhar massa muscular, a primeira coisa que precisa fazer é compreender os ciclos de regeneração dos seus músculos. Nós temos um artigo bem completo sobre o assunto, dê uma olhadinha lá assim que terminar este.

De todo modo, crie um calendário de 3 treinamentos semanais. Prefira começar na segunda-feira e depois descansar no dia seguinte. Se você já tem uma rotina de exercícios, pode subir este número para treinamentos diários. 

Foque nos treinamentos de levantamento de peso e claro, garanta que a sua alimentação conte com uma suplementação de proteínas de absorção rápida (o famoso Whey Protein). Pois é ele o responsável por garantir que você tenha músculos saudáveis e bonitos. 

Dica de ouro: jamais tente fazer algo que esteja além dos seus limites. Neste ponto, a participação de um profissional é fundamental. Os melhores resultados, aqueles que duram mais tempo, devem vir no tempo certo. Nem tão lentos, mas também nem tão apressados.

E anote: suplementação de qualidade e treinamento focado são os melhores aliados na busca por resultados mais rápidos.

Gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo do treinamento de alta performance.

Agradecemos a leitura e até a próxima.