Voltar

Benefícios do Whey para a saúde: como o Whey ajuda até na imunidade!

O artigo de hoje mostrará todos os benefícios do Whey Protein para a saúde. Queremos apontar para você como ele é ótimo para o metabolismo e até ajuda o sistema imunológico em geral.

Este será um artigo com alguns termos  técnicos, mas prometemos aquela leitura leve e direta, como sempre gostamos de entregar.

Então, vamos lá. Vamos falar sobre os benefícios do Whey Protein para a saúde. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Qual a finalidade do whey protein? 

O whey protein é derivado do soro do leite de vaca. É uma mistura de proteínas facilmente digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, que vai atuar nas células musculares favorecendo o ganho de massa muscular.

Quem pode e deve fazer uso do Whey Protein?

Não existem contraindicações para o uso do whey. Qualquer adulto pode utilizá-lo como suplemento alimentar. A indicação é para pessoas que já têm uma alimentação balanceada e desejam aumentar seu aporte de proteínas de boa qualidade.

Também é uma opção para quem não consegue ingerir toda a proteína que necessita, como idosos, pós-bariátricos, ou atletas.

Quais são os tipos de whey protein?

Em relação aos tipos do suplemento, existem diferentes opções, cada uma delas com recomendações e características distintas. A seguir, veja mais.

Hidrolisado

O ideal é  ser consumido no pós-treino. Devido à quebra de proteína, tem absorção mais rápida no organismo. Apresenta sabor mais fraco e textura transparente e, em sua maioria, não contém lactose.

Concentrado

O whey protein concentrado oferece aos consumidores uma grande parte de proteínas. Entre os tipos existentes no mercado, é o mais acessível financeiramente.

Isolado

O suplemento do tipo isolado possui maior concentração de proteína e ajuda quem deseja definir o corpo. Mantém todos os minerais e vitaminas encontrados no leite.

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

Vantagens do Whey Protein para a saúde

Pesquisas realizadas nos últimos anos vêm demonstrando as qualidades nutricionais das proteínas solúveis do whey protein.

A suplementação de whey protein aumentou o tempo de vida em ratos, por exemplo, medido, parcialmente, pelo envelhecimento celular.

Sua utilização também melhorou as reservas hepáticas e cardíacas de glutationa, bem como o sistema imune, através da melhora na mobilidade dos linfócitos.

Como é a melhor fonte alimentar para os precursores da glutationa, o whey protein deve ser considerado na dieta diária de seres humanos.

Nunca é tarde para começar: mais benefícios da suplementação para seniors

Como o Whey melhora a saúde?

As proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

As proteínas do soro de leite são altamente digeríveis e absorvidas rapidamente pelo organismo, estimulando a síntese de proteínas sangüíneas e teciduais.

De tal forma que alguns pesquisadores as classificam como proteínas de metabolização rápida, e adequadas para situações de estresse metabólico em que a reposição protéica se faz necessária de forma mais rápida.

Quais são os fatores biológicos do Whey Protein que você precisa entender?

O whey protein apresenta uma estrutura constituídas de beta-lactoglobulina (BLG), alfa-lactoalbumina (ALA), albumina do soro bovino (BSA), imunoglobulinas (Ig‘s) e glicomacropeptídeos (GMP).

Presentes em todos os tipos de leite, a proteína do leite contém cerca de 80% de caseína e 20% de proteína do soro, percentual que pode variar em função da raça fornecida ao gado e do país de origem.

O soro do leite pode ser obtido em laboratório ou na indústria, através de três processos principais: pelo processo de coagulação enzimática, resultando no coágulo de caseínas, matéria-prima para a produção de queijos e no soro doce; precipitação ácida no pH isoelétrico, resultando na caseína isoelétrica, que é transformada em caseinatos e no soro ácido; separação física das micelas de caseína por microfiltração, obtendo-se um concentrado de micelas e as proteínas do soro, na forma de concentrado ou isolado protéico.

Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais    

Prontinho, agora você já sabe como o Whey Protein é produzido e quais são todos seus benefícios para a saúde.

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Acompanhe o nosso Blog.

Estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.