Como começar a meditar em 5 passos
A meditação melhora a qualidade do sono, a regulação do apetite e a diminuição da ansiedade. Tem mais, ela também traz benefícios para a saúde dos músculos e até mesmo para o metabolismo. Por isso, hoje vamos ensinar como começar a meditar.
E veja, a meditação não é uma tarefa árdua. Com apenas alguns minutos por dia, todos os dias, você é capaz de adquirir o hábito e ter todos os benefícios citados acima.
Quer aumentar seus resultados nos treinos? Então medite. Veja como.
Saiba mais: Qual é o Whey certo para voc
Passo 1: Reserve um tempo para começar
Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar por um tempo.
Pode ser ao acordar, para permitir começar o dia com menos ansiedade e mais foco, no meio do dia, para se descansar um pouco das tarefas, ou quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir.
Idealmente, um período de 15 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os máximos benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir uma viagem para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.
Para evitar preocupações com o tempo, é possível programar um despertador no celular para o tempo que deseja se manter meditando.
Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?
Passo 2: Fique confortável
Para que você medite é necessário que o seu corpo lhe deixe em paz. Não adianta o seu corpo estar doendo e você tentar fazer meditação. Por isso, você precisa sentar-se confortavelmente.
Os que já tem prática costumam se sentar no chão, às vezes sobre uma pequena almofada, rotacionando a pélvis, fazendo com que apenas a ponta das nádegas fique sobre a almofada, enquanto o restante, as pernas cruzadas, ficam diretamente no chão.
Mas existem outras maneiras de ter a postura certa para a meditação. Primeiro, você precisa estar confortável; segundo, com a coluna ereta.
A coluna curvada causa dor, portanto tente fazer com que a lombar vá para frente e os ombros para trás. Assim, você fica com a coluna ereta, sem forçar.
Por último, dê um suspiro que eleve os ombros ao alto e solte-o.
Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde
Passo 3: Concentre a sua atenção
Observe a chama acesa de uma vela, sem criar conteúdos mentais.
Concentre-se em um som: pode ser o tic tac do relógio, um instrumento musical ou um mantra.
Concentre-se em uma mandala, alguma forma geométrica ou em um chakra.
Após concluir os passos anteriores, você está pronto para meditar. Agora, começa a prática propriamente dita!
A tática de dar atenção à respiração proporciona o efeito básico da atividade: direcionar o pensamento para algo concreto, favorecendo a concentração num único ponto e, ao mesmo tempo, trazendo sensações de tranquilidade.
Passo 4: Tenha calma, não espere resultados rápidos logo no começo
Não adianta começar pensando que logo de início você irá passar uma hora meditando. É preciso se acostumar e se adaptar à técnica primeiro.
Então, comece com 10 minutos por dia.
Encontre o intervalo mais adequado com seu perfil. Enquanto estiver aprendendo como meditar, faça alguns testes. Inicie com sessões curtas e prolongue aos poucos, caso perceba que isso beneficiará seu aproveitamento.
O cronômetro — pode ser o do celular — evita que você fique pensando quanto tempo já se passou, se a sessão está prestes a acabar.
Enfim, elimina uma preocupação que, inevitavelmente, estaria em sua mente.
Passo 5: Treine o exercício de respiração
Com o exercício de respiração, o corpo vai se sentir relaxado e, consequentemente, a mente também. Oxigenar o cérebro ajuda no relaxamento e pode facilitar o processo de afastar outros pensamentos.
Seguindo esses 5 passos você conseguirá trazer para sua rotina o hábito de meditar.
Gostou da publicação de hoje? Continue acompanhando o Blog.
Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.
Agradecemos a leitura e até a próxima.