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Como começar a meditar em 5 passos

A meditação melhora a qualidade do sono, a regulação do apetite e a diminuição da ansiedade. Tem mais, ela também traz benefícios para a saúde dos músculos e até mesmo para o metabolismo. Por isso, hoje vamos ensinar como começar a meditar.

E veja, a meditação não é uma tarefa árdua. Com apenas alguns minutos por dia, todos os dias, você é capaz de adquirir o hábito e ter todos os benefícios citados acima.


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Passo 1: Reserve um tempo para começar 

Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar por um tempo.

Pode ser ao acordar, para permitir começar o dia com menos ansiedade e mais foco, no meio do dia, para se descansar um pouco das tarefas, ou quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir.

Idealmente, um período de 15 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os máximos benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir uma viagem para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.

Para evitar preocupações com o tempo, é possível programar um despertador no celular para o tempo que deseja se manter meditando.

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Passo 2: Fique confortável

Para que você medite é necessário que o seu corpo lhe deixe em paz. Não adianta o seu corpo estar doendo e você tentar fazer meditação. Por isso, você precisa sentar-se confortavelmente. 

Os que já tem prática costumam se sentar no chão, às vezes sobre uma pequena almofada, rotacionando a pélvis, fazendo com que apenas a ponta das nádegas fique sobre a almofada, enquanto o restante, as pernas cruzadas, ficam diretamente no chão. 

Mas existem outras maneiras de ter a postura certa para a meditação. Primeiro, você precisa estar confortável; segundo, com a coluna ereta.

A coluna curvada causa dor, portanto tente fazer com que a lombar vá para frente e os ombros para trás. Assim, você fica com a coluna ereta, sem forçar.

Por último, dê um suspiro que eleve os ombros ao alto e solte-o.

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Passo 3: Concentre a sua atenção

Observe a chama acesa de uma vela, sem criar conteúdos mentais.

Concentre-se em um som: pode ser o tic tac do relógio, um instrumento musical ou um mantra.

Concentre-se em uma mandala, alguma forma geométrica ou em um chakra.

Após concluir os passos anteriores, você está pronto para meditar. Agora, começa a prática propriamente dita!

A tática de dar atenção à respiração proporciona o efeito básico da atividade: direcionar o pensamento para algo concreto, favorecendo a concentração num único ponto e, ao mesmo tempo, trazendo sensações de tranquilidade.

Passo 4: Tenha calma, não espere resultados rápidos logo no começo

Não adianta começar pensando que logo de início você irá passar uma hora meditando. É preciso se acostumar e se adaptar à técnica primeiro.

Então, comece com 10 minutos por dia.

Encontre o intervalo mais adequado com seu perfil. Enquanto estiver aprendendo como meditar, faça alguns testes. Inicie com sessões curtas e prolongue aos poucos, caso perceba que isso beneficiará seu aproveitamento.

O cronômetro — pode ser o do celular — evita que você fique pensando quanto tempo já se passou, se a sessão está prestes a acabar.

Enfim, elimina uma preocupação que, inevitavelmente, estaria em sua mente. 

Passo 5: Treine o exercício de respiração

Com o exercício de respiração, o corpo vai se sentir relaxado e, consequentemente, a mente também. Oxigenar o cérebro ajuda no relaxamento e pode facilitar o processo de afastar outros pensamentos.

Seguindo esses 5 passos você conseguirá trazer para sua rotina o hábito de meditar. 

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Agradecemos a leitura e até a próxima. 

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