Voltar

Como cumprir as suas metas em 2022

Sabia que mais de 90% das metas são abandonadas antes mesmo de março, e mais de 98% delas já não existem em junho? Pois é. Hoje nós vamos mostrar para você como fazer parte dos 2%. Vamos ensinar como de fato cumprir as suas metas em 2022.

Este não será um artigo motivacional, cheio de frases de efeito. Nada disso.

Como você sabe, nós gostamos de utilizar a ciência para defender cada uma das nossas orientações. Por isso, hoje trouxemos um compilado de ótimas dicas cientificamente comprovadas que garantem o sucesso das suas metas.


Então, vamos começar. Aprenda já como cumprir as suas metas em 2022. 

Fique confortável e aproveite a leitura!

Saiba mais: Perder peso x ganhar músculos: aprenda o treino certo para cada objetivo!

S.M.A.R.T funcionam mesmo?

Você já deve ter ouvido falar das metas S.M.A.R.T, se nunca ouviu, aqui vai uma explicação sobre o que se trata.

  • Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Na teoria, são perfeitas. Aliás, estatísticas mostram que as metas SMART realmente são mais prováveis de serem levadas até o final. Em uma estatística próxima de 90/10. Logo, um número de 90%.

E por que metas SMART funcionam? Vamos explicar

Metas SMART funcionam pois são divididas em 5 elementos que facilitam a sua execução. Vamos falar de cada um deles em detalhes:

S para específicas

O primeiro passo para utilizar as metas SMART como ferramenta é definir um objetivo que seja específico. Mas o que significa isso?

Que o resultado que se deseja alcançar precisa ser bastante direto, nada subjetivo. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: 

É errado definir “aumentar as vendas” como meta, mas é correto estipular “aumentar as vendas em 5% em dois meses”. Da mesma forma, objetivos como “atrair mais clientes”, “elevar a satisfação do consumidor”, “reduzir gastos” ou “aumentar a produtividade” são muito genéricos.

Tenha em mente o seguinte: qual vai ser o marco a determinar que a meta foi alcançada? Qual é o valor exato que eu quero atingir? Siga esse marco.

M para mensurável

O M é o que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração.

Este indicador irá contribuir para a organização atingir a meta traçada.

Vamos imaginar que o seu objetivo seja aumentar em 25% o número de clientes da sua empresa. Portanto, o M irá mensurar esse crescimento gradual até que a meta total seja atingida.

Leia também: Conheça estas técnicas incríveis para aumentar os resultados dos seus treinos!

A para atingível

Outro detalhe é que se uma meta não for alcançável, ela não é inteligente. Levando em conta que sempre será baseado na realidade da empresa e do mercado atual.

Esta etapa é fundamental, pois influencia diretamente na motivação dos colaboradores e pode gerar uma frustração se não conseguir ser atingida. Com a estratégia correta e ações bem definidas, o caminho se torna muito mais preciso.

Para as pessoas, é importante que a meta seja realizável. Não adianta prometer que você irá correr uma maratona (42km) nos próximos 2 meses. Portanto, avalie bem as possibilidades e tenha uma meta que seja desafiadora, mas alcançável. 

R para relevante

Da mesma forma que uma meta deve ser tangível e específica, ela também deve ter uma relevância. De forma mais simples, este critério consiste em entender qual o impacto desta meta em sua vida, negócio ou outra esfera.

Quanto mais relevante, maior a motivação para trabalhar até atingi-la, e maior será a prioridade que esta meta terá em relação a outras metas.

Leia também: Aprenda estes exercícios incríveis que ajudam no combate à obesidade

T para temporal

Boas metas precisam ter um tempo limite associado a elas. Por exemplo, em vez de dizer “quero começar a ler mais livros”, você poderia dizer “vou ler dois livros nos próximos três meses”.

A pessoa que estabeleceu a segunda meta estará mais motivada para ter sucesso, já que tem um tempo específico em mente para cumprir.

Saiba mais: Alimentos que diminuem o estresse

Atenção à armadilha do R de Relevante

Agora que temos um problema. Muitas pessoas fazem metas SMART, escolhem algo que seja específico, que seja mensurável, que seja atingível, que tenha relevância e que esteja ligado a um tempo. 

Mas mesmo assim não conseguem cumprir. Por quê? Para cumprir as metas é preciso vencer uma barreira inicial.

Sim, até que a meta se torne um hábito na sua vida, você terá que se esforçar. Mesmo que a meta seja a mais relevante de todas as metas do universo.

Então, como dica matadora faça o seguinte: foque em colocar em prática a sua meta todos os dias, por pelo menos 30 dias seguidos.


Esse não é um número mágico, depois de 30 dias é provável que você ainda sinta dificuldade em continuar seguindo a sua meta, mas, depois de 30 dias você já terá resultados o bastante para ver como aquela meta (seja ela qual for) trouxe benefícios para a sua vida. Estudos dizem que para algo virar hábito é necessário 66 dias, vale a pena testar!


Isso te dará uma energia extra para continuar seguindo os seus objetivos.

Prontinho, gostou da nossa publicação de hoje? Continue acompanhando o nosso blog.


Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.