Voltar

Como ganhar massa muscular sem tomar suplementos?

Será que é possível ganhar massa muscular sem tomar suplementos? Hoje nós vamos conversar sobre isso.

Apesar do nosso blog se chamar Mundo Whey, queremos trazer para você informações seguras de como manter uma vida saudável, buscar o corpo desejado, e continuar obtendo resultados, sem que seja necessário tomar qualquer tipo de suplemento.

Esta é a nossa promessa para o artigo hoje.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura. 

Veja também: Qual a diferença entre Whey Protein e Creatina? E qual é melhor?

Na hora do treino esqueça a máxima de quanto mais, melhor 

O primeiro ponto que deve ser discutido é em relação aos treinos. Existe hoje uma lenda em muitas academias de que “quanto mais, melhor”. Ou seja, os praticantes buscam cada vez mais pesos, mais séries, mais esforços. Isso pode ser extremamente prejudicial.

Essa mania se deve, sobretudo, ao novo formato das academias. Hoje um membro pode treinar sem qualquer participação, ou orientação, de um profissional qualificado. 

Não cabe a nós discutirmos o modelo de negócio de muitas academias, mas estudos provam que os alunos acompanhados por um personal trainer demonstram um crescimento de mais de 24% nos resultados.

Isso se deve aos inúmeros fatores. É certo que cada pessoa precisará de um treino diferente ao longo do tempo. Os exercícios não precisam ser, necessariamente, mais intensos, ou puxados. E somente um profissional formado é capaz de dizer quais são aqueles que vão trazer mais resultados para você.

Valorize o consumo de proteínas

Se você deseja ganhar massa muscular sem tomar suplementos, então deve investir no consumo de proteínas. Pois elas são parte importante na energia necessária para a formação dos músculos, e na disposição de energia para treinar.

O suplemento mais famoso do mundo, Whey Protein, funciona basicamente como uma oferta de proteína de rápida absorção. Para resultados parecidos, você precisa de ganho proteico. 

No final deste artigo nós vamos indicar alguns alimentos que são ótimas fontes de energia. 

Consuma fontes de gorduras boas e carboidratos

O mesmo vale para as fontes de gorduras boas e os carboidratos. Estes últimos são as energias para o momento do treino. 

Vale lembrar que o seu objetivo não é perder peso, e sim ganhar massa muscular. Para tal, haverá uma troca entre o que podemos chamar de “massa gorda” e a desejada “massa magra”. 

Na nossa lista de indicações você vai encontrar diversos alimentos que são ótimos para isso. 

Saiba mais: Como vencer a procrastinação e ter energia para treinar

Beba muita água

Essa dica é fundamental e não pode ser negligenciada. Tem mais, beber água não é a mesma coisa que beber hidrotônicos, ou similares.

Sabemos que após os exercícios o seu corpo pode precisar da reposição de alguns sais e os hidrotônicos são uma ótima opção. Entretanto, ao longo do dia, você deve dar preferência para a água.

Manter o corpo hidratado requer um consumo específico para cada pessoa. Mais uma vez, é fundamental que você tenha a orientação de um profissional capacitado. Se você deseja ganhar massa muscular sem tomar suplementos, então fale com um especialista em nutrição, ou um personal trainer. 

Alimentos bons para ganhar massa muscular

Agora vamos apresentar para você uma lista de alimentos que são ótimos para a formação da massa muscular, o controle do peso e o aumento da energia para os treinos. Lembre-se, não estamos aqui criando uma dieta para você. 

Já falamos isso muitas vezes, e corremos o risco de cair na repetição, mas quem vai determinar a sua dieta é um profissional. Nós estamos apenas indicando alguns alimentos que podem auxiliar no seu processo de ganho muscular.

Vejamos quais são os mais famosos.

Ovos

Excelente fonte de proteínas, e são ótimos para o corpo, desde que não sejam consumidos em excesso. Dica: evite dietas com uma quantidade absurda de ovos, pois eles podem aumentar os seus níveis de colesterol.

Nozes

Amêndoas, amendoins e outras nozes são a comida perfeita se você está lutando para ganhar peso – e transformar esse peso em massa muscular. Um punhado de amêndoas tem aproximadamente 170 calorias de alta qualidade, ótimas para os músculos.

Lentilhas

Elas são ótimas para ganhar massa muscular, sem que seja necessário tomar suplementos. Uma xícara de lentilha contém em média 18 gramas de proteína e 40 gramas de carboidratos de digestão lenta. Uma combinação incrível para nutrir os músculos. 

Sementes de chia

As sementes de chia também são excelentes fontes de energia. Ainda possuem altas doses de Ômega 3, Ômega 6, fibras, potássio e antioxidantes. Tudo isso ajuda no desempenho durante o exercício. 

Iogurte grego

O iogurte é ideal para a regulação do intestino. Entretanto, é fundamental que você compre o iogurte natural, pois os outros possuem altos níveis de açúcar (em especial os de chocolate).

Palavras finais: como ganhar massa muscular sem tomar suplementos?

Além das dicas acima, você também pode investir no consumo de: arroz integral, carne magra, grão de bico, atum, sardinhas e amendoim. E lembre-se: o segredo de uma boa alimentação está na variação das ofertas. Evite comer a mesma coisa todos os dias.

E sempre busque as indicações de um especialista. A pior coisa que você pode fazer com o seu corpo é copiar dietas e treinos que deram certo com outra pessoa, principalmente quando estas práticas implicam em alimentação restritiva, ou treinos excessivamente intensos.

Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o nosso Blog. Aqui no Mundo Whey nós trazemos as melhores novidades sobre alimentação de alta performance. Tudo para que os seus resultados apareçam o quanto antes.

Agradecemos a leitura e até a próxima.