Voltar

Como são produzidas as rações com soro de leite?

Hoje nós temos um artigo técnico. Queremos mostrar como o soro de leite é utilizado na produção de nutrição animal.

Entretanto, tomamos cuidado para que você tenha exatamente as informções de que precisa. Seja por que está fazendo uma pesquisa, ou precisa de uma fonte de informação confiável sobre o tema.

Se o seu intuito é ler sobre nutrição para pessoas, focando exclusivamente em Whey Protein, então este não é o seu artigo. Indicamos que continue a leitura do blog, pois temos diversas outras publicações sobre temas correlatos.

Contudo, se você quer detalhes de como as razões são produzidas e como o soro de leite é utilizado nelas. Este conteúdo irá lhe atender bem.

Então, vamos começar!

Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Soro de leite na produção de nutrição para suínos

Alguns suinocultores questionam a eficácia do uso do soro de leite integral na alimentação de suínos. Em pesquisa realizada pela Embrapa Suínos e Aves, o uso do soro, resultante da fabricação do queijo, é totalmente recomendado, uma vez que apresenta grande potencial. 

Com alto valor nutritivo, ele tem ótima palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades.

Segundo a entidade, o soro de leite para alimentação dos suínos pode ser utilizado na forma integral, desidratado (resultando no soro de leite em pó), parcialmente desidratado (soro de leite condensado), ou ainda sofrer a extração da lactose, destinada principalmente ao consumo humano.

O soro pode ser fornecido principalmente a suínos em crescimento-terminação e matrizes.

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

Elementos alimentação animal feita com soro de leite

Para compor uma ração balanceada é necessário a disponibilidade e combinação adequada de ingredientes, incluindo um núcleo ou premix mineral-vitamínico específico para a fase produtiva do suíno.

Existem várias classes de alimentos quanto à concentração de nutrientes. De uma forma geral, é possível classificar os ingredientes pelo teor de energia, proteína, fibra ou minerais presentes.

São esses os principais fatores nutricionais que determinam o seu uso para as várias fases de vida do suíno.

São aqueles que possuem, geralmente, valor de energia metabolizável acima de 3.000 kcal/kg do alimento e, pela quantidade com que podem ser incluídos nas dietas, são também importantes fornecedores de proteína.

Nunca é tarde para começar: mais benefícios da suplementação para seniors

Exemplos da produção

São exemplos: a quirera de arroz, a cevada em grão, o soro de leite seco, o grão de milho moído, o sorgo baixo tanino, o trigo integral, o trigo mourisco, o triguilho e o triticale, entre outros.

A alimentação dos leitões durante o período que ficam na maternidade e na creche é um dos fatores mais críticos na produção de suínos.

Os animais recebem em curto período de vida dois a três tipos de ração, dependendo da idade de desmame. No desmame realizado aos 21 dias de idade podem ser fornecidos dois tipos de ração pré-inicial que são fundamentais para um bom desempenho e que se diferenciam em termos de qualidade, pela maior digestibilidade dos ingredientes.

Para a formulação da ração pré-inicial 1, recomenda-se o uso de 15% a 20% de soro de leite em pó, 10% de leite desnatado em pó e 3% a 5% de gordura ou óleo.

Caso tenha disponível farinha de carne ou farinha de peixe de boa qualidade, pode-se utilizar 5% na dieta em substituição ao leite desnatado em pó.     

Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais     

A ração pré-inicial 2 pode ser preparada com a inclusão de 10% de soro de leite em pó e 1% a 3% de gordura ou óleo para junto com o milho, farelo de soja (em limite de inclusão de 12%) e núcleo de boa qualidade para compor uma ração nutricionalmente adequada para essa fase.

A ração pré-inicial 2 deve ser preparada com cuidado especial para evitar os problemas digestivos e as diarréias do pós-desmame. Isso é possível com o uso de ingredientes e núcleos dentro das normas de qualidade.

O cuidado na escolha de um núcleo de comprovada qualidade é de fundamental importância para obter sucesso na produção de leitões nesta fase.

Agora você já sabe como são produzidas as razões com soro de leite.

Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.