Voltar

Como Sports Nutrition aumenta seus resultados

É certo que todo mundo que treina conhece o WPC, nosso querido Whey Protein, mas poucas pessoas sabem como utilizar eles para aumentar ainda mais os resultados. Portanto, hoje nós vamos conversar sobre esse tema.

Explicaremos a mecânica fisiológica por trás dos exercícios e também mostraremos como você faz para ganhar massa muscular. Manter o corpo desejado e estar sempre saudável 

Mas, como nós sabemos que o assunto poderia ficar técnico demais, tomamos o cuidado para falar sobre nutrição e resultados de maneira prática e eficiente.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

O que é Whey Protein (WPC)

WPC é a sigla para o Whey Protein Concentrado, um suplemento proteico extraído do soro do leite. Possui inúmeros benefícios, sendo que o principal é o auxílio no processo de hipertrofia muscular, fenômeno que ocorre após a execução de treinos de força.

Há 3 tipos de Whey Protein:

  • Concentrado: O tipo mais acessível por conter menor quantidade de proteína (cerca de 25% a 85%). Ele também apresenta quantidades significativas de outros nutrientes, como a lactose, gorduras e minerais.
  • Isolado: É o tipo de Whey Protein que apresenta maiores quantidades da proteína (90 a 95%) e baixíssimo percentual de gorduras (0,5 a 1%), e lactose (0,5 a 1%). Indicado para atletas e pessoas com dietas restritivas em relação aos carboidratos.
  • Hidrolisado: O tipo com maior taxa de processamento na sua fabricação e por essa razão com alto custo. Sua produção facilita a absorção da proteína pelo organismo. Indicado para pessoas com distúrbios gastrointestinais ou intolerâncias alimentares.

Sports Nutrition: como consumir Whey Protein de maneira segura

O consumo do Whey Protein precisa ser planejado e levando em conta 3 pontos principais:

  • Período do dia
  • Quantidade/Taxa de proteínas
  • Mistura

Compreender esses três pontos é fundamental para consumir o Whey Protein da forma segura. Práticas incorretas podem interferir nos resultados do seu treino e no ganho de massa.

Por qual razão escolher corretamente o horário

Escolher um horário apropriado para o consumo do Whey Protein é o primeiro fator de sucesso, aprenda agora como: 

O horário é fundamental, pois o corpo tem diferentes respostas à proteína  ao longo do dia. Dessa forma, existem momentos chave em que o consumo do Whey será responsável por trazer mais benefícios para quem busca hipertrofia.

O horário correto está relacionado ao catabolismo e ao anabolismo, vejamos os dois em detalhes: 

  • Anabolismo, processo metabólico sintetizador de moléculas complexas por meio de substâncias simples; 
  • Catabolismo, processo metabólico decompositor de moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores. 

Fases Anabólica X Catabólica

A fase anabólica é o período pós treino, onde acontece a regeneração dos músculos. É o momento quando o corpo busca elementos para reconstruir os músculos “desgastados” durante o treino.

Note que quando falamos em treino e gasto energético, precisamos focar na fase de catabolismo. Essa é a fase “destrutiva” do metabolismo, quando o corpo “usa” os músculos para produzir energia. Necessária na execução da tarefa.

Ou seja, quando você levanta um peso ou faz um esforço físico, seu corpo entra em estado de catabolismo, queimando diversos elementos em busca de energia para executar o exercício. 

Depois, naturalmente, seu corpo entra em estado de regeneração, quando ele reconstrói os músculos danificados e reestrutura o organismo em busca do estado de repouso. Nesse momento, a proteína concentrada substitui a gordura, expandindo a massa muscular do seu corpo. 

Vale ressaltar que essas informações foram resumidas, mas são o bastante para que você tenha uma ideia muito aproximada de como funciona o metabolismo durante o exercício. 

Como escolher o horário correto para o consumo de Whey Protein

Na fase de reconstrução o metabolismo irá buscar diferentes fontes energéticas, e aqueles com maior disposição serão usadas primeiro. Normalmente os carboidratos, armazenados na forma de glicose/glicogênio.

Então carboidratos são a fonte de energia rápida. E aqui entra uma informação crucial, a segunda fonte de energia disponível é a de proteína dos músculos. Entretanto, a decomposição da proteína dos músculos não é indicada na busca pela hipertrofia.

Pois, se todas as vezes que você fizer um exercício o seu corpo “queimar” músculos, você vai passar pela parte de regeneração apenas para “saldar a dívida”. Ou seja, seu corpo ganhará pouca (ou nenhuma) massa muscular.

É nesse momento que o Whey Protein muda as regras do jogo metabólico

A proteína do soro do leite é de rápida absorção. Portanto, rapidamente digerida, estando a disposição do organismo antes que ele necessite das proteínas dos músculos. Por essa razão, o pós-treino é o momento de ouro para tomar Whey Protein e obter bons resultados no processo de hipertrofia.

Quando consumido logo após o treino de força, o Whey Protein tem a capacidade de repor a proteína perdida durante o treino, antes que o corpo busque proteínas dos músculos. Esse processo evita a degradação muscular, você será capaz de atingir a tão desejada hipertrofia.

Quais outros momentos do dia devo consumir Whey Protein? 

Já sabemos que o Sports Nutrition, especificamente o Whey Protein, tem grande impacto no consumo pós treino, mas será que é o único momento? Vejamos em detalhes.

Na realidade, há diversas outras horas do dia onde o consumo de Whey Protein é altamente indicado, sobretudo por ser uma proteína de tão fácil absorção. 

Consumir Whey Protein em descanso aumenta sua reserva energética

Como falamos, o momento treino/pós-treino estimula processos catabólicos do metabolismo, já a fase de descanso é onde o processo é o anabolico. Nesse sentido, para o desenvolvimento muscular, os processos anabólicos são os responsáveis por reparar os músculos danificados, veja:

  • Exercícios de sobrecarga geram microlesões nas fibras musculares. E se o seu organismo tem disponibilidade de proteínas fornecidas pelo Whey, o processo de reconstrução dessas fibras ocorre da melhor maneira.

Portanto, Whey Protein será um importante aliado para manter o equilíbrio de proteínas no corpo, principalmente antes de dormir, ou em momentos de descanso da tarde, quando é mais difícil de consumir proteínas por meio da dieta sólida.

Hoje nós conversamos sobre o horário correto para tomar Whey Protein, esse é apenas um dos fatores de sucesso no consumo correto. 

Gostou do nosso artigo? Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Continue acompanhando o nosso blog, traremos ainda muitas notícias e novidades sobre o universo da alimentação de desempenho. 

Agradecemos a leitura e até a próxima.