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Como vencer a procrastinação e ter energia para treinar

Treinar não é fácil, pode ser em casa, no parque, ou na academia. Nós sabemos que para quem está iniciando nos treinamentos, simplesmente começar a praticar o exercício significa um desafio enorme no dia a dia.

Entretanto, os resultados não vão aparecer se você não fizer nada. Por esse motivo, hoje nós trouxemos 5 dicas eficientes para vencer a procrastinação e ter energia para treinar.


São 5 dicas que nós colocamos em prática todos os dias. Sendo assim, você já sabe que elas funcionam, mesmo.

Muito bem, vamos começar!

Supere a primeira barreira

A primeira barreira é aquela desculpa que surge na sua mente assim que você decide treinar, pode ter muitas formas. As mais comuns são:

  • Está muito frio
  • Muito calor
  • Chove
  • Está seco
  • Fui ontem
  • Vou amanhã

Percebeu? A lista poderia ser infinita. Então, supere essa primeira barreira. Assim que uma desculpa aparecer na sua mente você vai: respirar fundo, olhar para a desculpa, rir dela e descartá-la.

Aqui vai um segredo conselho: essa primeira barreira aparece na mente de todos que treinam, mesmo os mais experientes. Então, não sinta culpa ao passar por isso. 

Mantenha as distrações longe

Esta é uma dica bem clara e objetiva: se o seu treino é na academia do condomínio, então não há razões para ficar olhando o Instagram dentro do apartamento. 

Afaste-se das distrações, deixe-as longe. Coloque o seu smartphone em uma gaveta. Faça disso o começo do seu treino. 

Se você usa um aplicativo para o treino, então indicamos que deixe os outros bloqueados durante o exercício. Há inúmeros aplicativos que fazem isso, pesquise “bloquear aplicativos”, instale o da sua preferência e livre-se das distrações pré-treino. 

Escolha uma pequena vitória diária

Sim, todos nós temos objetivos macro, daqueles enormes, que levarão até a conquista. Um corpo perfeito, um peso ideal, a imagem incrível no espelho. Entretanto, estes objetivos não acontecem da noite para o dia e são construídos por pequenas vitórias diárias.

Uma pequena vitória acontece quando você sabe que, naquele dia, colocou mais uma peça na construção do seu objetivo total. Ela pode ser: correr 3K, fazer 40 flexões, caminhar 5K, entre muitas outras.

Temos até uma dica extra que funciona para diversas pessoas: esqueça os objetivos maiores. Isso mesmo, se esqueça deles. Foque apenas na vitória diária, concentre-se no hoje, faça o treino de hoje valer a pena.

A soma deste esforço fará o objetivo macro acontecer, mesmo que você sequer esteja prestando atenção. 

Aceite suas falhas com empatia e carinho

É realmente importante mencionarmos isso, pois acontece com todos: algum dia você vai deixar escapar e vai procrastinar outra vez. Sim, isso aconteceu antes, e vai acontecer em algum momento no futuro.

Afinal, somos todos seres humanos. Contudo, quando isso acontecer, você precisa tratar a si com duas qualidades particulares: empatia e carinho.

Cobrar-se muito, tratar a si com desrespeito ou pensar aquelas coisas horríveis sobre a sua falta de motivação (que nós sabemos que muitas pessoas pensam), não ajuda em nada.

Tem mais, há inúmeros indícios que dizem que a culpa é o principal combustível para mais procrastinação. 

Então, vamos imaginar que você deixe de treinar um dia, neste dia você vai respirar fundo, olhar-se no espelho e dizer (ou pensar): tudo bem, isso é normal, não há nada de errado comigo. 

Trate a si como trataria uma pessoa muito querida, todos os dias.

Veja também: Anabolismo e catabolismo: saiba as diferenças e melhore os seus resultados

Estabeleça um ritual (ou uma rotina, como preferir)

Nós somos seres apegados aos hábitos. Observe o seu comportamento diário e perceba como você faz diversas coisas no modo automático. Sendo assim, um pequeno ritual pré-treino ajuda a criar um contexto e preparar a mente.

O que é um ritual? Bem, pode ser qualquer coisa, desde que você faça essa ação todas as vezes antes de treinar. Alguns bons rituais são:

  • Colocar os fones de ouvido e escutar uma música energizante;
  • Preparar e beber o seu Whey Protein;
  • Curtir 5 minutos de meditação

Uma rotina (ou um ritual) é uma tarefa que pode ser feita rapidamente, em no máximo 5 minutos. Até mesmo o  simples fato de calçar os tênis pode se tornar um ritual eficiente na sua vida.

Escolha uma ação e faça ela todas as vezes, vamos repetir, todas as vezes antes de treinar. Você verá que essa simples atitude vai melhorar muito a sua motivação. 

Essas foram as nossas 5 dicas para vencer a procrastinação e ter energia para treinar. Gostou do conteúdo? Então indique o nosso blog para seus amigos. Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Envie uma mensagem para nós.

Agradecemos a leitura e até a próxima.