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Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais

A proteína é parte importante na vida de todas as pessoas. Disso não temos dúvidas. Entretanto, hoje nós queremos mostrar como ela está inserida nas vidas dos atletas.

Este é um artigo que trata, sobretudo, da nutrição que gera resultados.

Como a proteína age na saúde dos atletas e como ela é responsável pela alta performance na execução dos exercícios.

Vamos falar sobre a proteína. Fique confortável e aproveite a leitura. 

Leia também: Consumo diário de proteína: qual é a indicação nutricional apropriada?

Papel da proteína na dieta do atleta

A proteína desempenha um papel importante na alimentação do atleta competitivo, reparando e fortalecendo o tecido muscular.

Dietas ricas em proteínas são populares entre os atletas – especialmente aqueles que procuram um corpo mais magro e definido.

A proteína pode ser utilizada também como fonte de energia, mas isso acontece apenas nas situações nas quais não há disponibilidade suficiente de carboidratos, o que não acontece com uma dieta bem planejada.

Leia em seguida: Não pare, é apenas outono!

O exercício intenso faz com que as proteínas que compõem os músculos sejam quebradas. Esse dano é responsável pela dor muscular pós treino e pode reduzir a força e a função da musculatura.

No período de recuperação entre os treinos, há um processo de reparo muscular, deixando a musculatura ligeiramente mais forte do que antes do treino. A proteína é uma parte fundamental deste processo.

Sobre saúde: Livre-se das doenças: conheça o papel da proteína no sistema imunológico

Proteína em pó

Proteína em pó são suplementos de saúde extremamente populares que fornecem grandes doses, concentrados de proteína de alta qualidade em um pacote fácil. 

Existem vários tipos de proteína em pó, cada um com benefícios exclusivos. Todos eles têm uma coisa em comum: eles são uma grande fonte de proteína, e como você provavelmente sabe, proteína é de vital importância para atletas de todos os tipos. 

A proteína é, essencialmente, o bloco de construção de muitas células no corpo humano. 

Seu corpo utiliza a proteína para construir novas células e reparo danificado , tornando a proteína uma parte fundamental do processo de recuperação.

Proteína em pó tem como objetivo proporcionar uma dose de 15-25 + gramas de proteína pura em um pacote fácil. Eles são vendidos como pós que podem ser misturados em bebidas ou shakes.

Existem alguns tipos diferentes de proteína em pó, detalhadas abaixo:

Veja também: Qualidade mais do que quantidade: como avaliar a qualidade da sua alimentação diária

Whey protein

Ele também oferece um perfil de aminoácidos fantástico, cheia de muitos dos aminoácidos mais votos. Existem várias formas de proteína de soro de leite, tal como isolado, concentrado, etc.

Wheyprotein concentrada

Tipo com menor processamento, é considerado o mais simples dos três.

Possui uma boa quantidade de proteína, mas seu conteúdo é misturado com carboidratos, devendo ser ingerido por atletas que necessitam ganhar peso. Costuma ter sabor melhor que as outras duas opções.

Wheyprotein isolada

É a forma mais pura de proteína. Não contém carboidratos nem lipídios. Costuma ser usada por atletas e pessoas intolerantes à lactose, já que não possui essa substância.

Porém, vale observar se há adição de açúcar ou flavorizante, pois eles podem afetar a pureza do produto.

Wheyprotein hidrolisada

Esse tipo de proteína é a de mais rápida absorção, já que ela é pré-quebrada em aminoácidos, facilitando a digestão (hidrólise).

Algumas marcas incrementam a mistura com enzimas proteolíticas, que facilitam ainda mais a absorção dos nutrientes contidos na bebida.

Saiba mais: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Quanto consumir por dia

O recomendado é que uma pessoa que pratica exercícios em intensidade moderada a intensa consuma de 1,2 gramas a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal — isso considerando todas as fontes de proteína (carnes, ovo, leite, frango, queijo) e não só o whey.

Assim, uma pessoa com 70 kg deve ingerir de 84 gramas a 140 gramas de proteínas por dia, e o suplemento pode entrar na dieta para ajudar a alcançar esse número. Muitos especialistas recomendam que se consuma no máximo uma dose de whey protein por dia (cerca de 20 g a 25 g de proteína) e o restante do nutriente seja obtido por alimentos. 

Agora você já sabe como a proteína faz parte da vida dos atletas de alta performance. 


Quer ler mais artigos como este? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, conselhos e novidades sobre alimentação que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

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