Voltar

Conheça os benefícios da suplementação de proteína para todos os casos

Hoje nós trouxemos um artigo mais do que completo sobre os benefícios do Whey Protein para inúmeros casos.

Queremos ir além da explicação básica de como a suplementação atua na sua saúde, também vamos tirar algumas dúvidas, como:

  • Todos podem consumir Whey? Até quem não pratica exercícios?
  • Whey pode ser usado para perder peso?
  • Whey pode ser consumido por pessoas com diabetes?
  • É verdade que Whey Protein pode ser consumido em qualquer horário?

E diversas outras.

Então, se você quer saber tudo o que precisa sobre Whey Protein e a suplementação que gera resultados. Este é o seu artigo.

Vem ver de perto. 

Veja também: Perda muscular: como a proteína certa impede este problema

Entendendo de verdade como o Whey Protein atua no seu organismo

A proteína do soro de leite é o suplemento mais conhecidos e usado principalmente por quem frequenta academias. Ganhou o posto queridinho por oferecer todos os aminoácidos essenciais para a construção muscular — já que favorece a hipertrofia, o aumento da massa magra).

Composto principalmente por duas proteínas: 

  • alfa-globulina
  • beta-globulina. Está segunda está presente em maior quantidade, responsável pela fácil digestão e absorção.

Como o Whey fornece os aminoácidos não produzidos pelo organismo e também é rico em BCAA (leucina, isoleucina e valina) utilizados na síntese de fibras musculares.

Ou seja, sem muito exagero nós podemos dizer que o Whey Protein é uma máquina de produzir as condições ideais para que o seu corpo seja capaz de gerar músculos. 

Por que é indicado para diversas pessoas?

As proteínas são essenciais para o reparo e a construção da massa magra após os exercícios. Então, o Whey atua na recuperação de atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração, pessoas que buscam hipertrofia, no ganho de força, no combate à perda dos músculos por conta da idade, e até para perder peso.

Claro que o suplemento sozinho não é capaz de trazer força, é preciso combinar com uma dieta apropriada e também com uma rotina de exercícios (mesmo que leves, para algumas pessoas).

Saiba mais: Whey Nacional: perca seus medos e conheça as vantagens

Whey Protein Emagrece? 

Como a proteína é um nutriente que traz saciedade, estudos mostram que o consumo de whey protein auxilia a perda de gordura corporal, pois as pessoas acabam comendo menos.

Qual é a ingestão indicada de Whey Protein 

Claro que estes valores irão mudar de pessoa para pessoa, e você sempre precisa da opinião profissional de um nutricionista antes de tomar uma decisão sobre a sua alimentação. 

Entretanto, recomendam o consumo de cerca de 20 g a 25 g de proteína, por dia..

Qual melhor horário para consumir Whey Protein? 

Nós temos um artigo bem interessante tratando deste assunto em mais detalhes. Entretanto, também podemos dizer, com certa liberdade, que o horário traz pouca diferença. 

Sempre se imaginou que o essencial seria consumir imediatamente após o treino, para o organismo absorver os aminoácidos usados na reparação dos músculos.

Entretanto, sabe-se também que se você consumir ao longo do dia a quantidade total de proteína que seu corpo precisa, não haverá perdas significativas nos resultados.

Sendo assim, escolha o horário que esteja melhor adaptado com a sua rotina. Aconselhamos que você evite o consumo no intervalo de 40 minutos antes do treino, pois pode causar desconforto gástrico. 

Aprofunde-se no tema: Whey Protein é bomba? A gente explica com calma

Diabéticos podem consumir Whey Protein? 

Não há problema algum o suplemento fazer parte da dieta de uma pessoa com diabetes. Inclusive, há estudos que associam o consumo de whey protein à redução de riscos de desenvolver o diabetes tipo 2.

A proteína do soro do leite possui propriedades anti-inflamatórias e reduz a resistência à insulina. Também parece controlar os níveis de triglicerídeos circulantes no sangue, pois substâncias encontradas no suplemento auxiliam no transporte dessas gorduras, que serão utilizadas como fonte de energia nas células.

Motivação para treinar: Comece aos poucos: cronograma de treino para sair do sedentarismo

O que eu preciso saber antes de consumir Whey Protein? 

Observe a quantidade de proteínas oferecidas por porção e os outros nutrientes presentes. 

Um bom Whey tem cerca de 80% de proteínas. Então, se você comprar um suplemento que tem uma dose de 30g, o ideal é que 24g seja de proteína.

É importante também observar a lista de ingredientes.

Uma vez é também é possível encontrar elementos como: proteína de soja, glúten ( que é a proteína do trigo) e colágeno.

Algumas dessas substâncias são menos eficazes para a construção muscular, quando comparadas com o Whey puro. Também é preciso saber se existem doses significativas de açúcar e farinha na fórmula. O que interfere na perda de peso. 

Suplementos com grandes quantidades de aditivos alimentares na lista são sempre passíveis de atenção. Já as versões sem sabor, do ponto de vista nutricional, são melhores, já que estão mais próximas da proteína do soro de leite. 

Para quem é alérgico ou intolerante à lactose, pode-se fazer uso do Whey isolado, já que não contém o açúcar natural do leite em sua composição.

Por fim, se você faz uso de medicamentos regulares, é preciso saber se aquela substância tem alguma reação com o soro de leite, ou a lactose, etc. Claro que sempre deve-se contar com a orientação de um profissional técnico especializado. 

E este foi o nosso artigo explicando por qual razão o Whey Protein é indicado em tantos casos.

Gostou do assunto? Continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo da suplementação de alta performance.

Agradecemos a leitura e até a próxima.