Voltar

Conheça seu próprio corpo: dicas para melhorar o desempenho

Se você sente que seus treinamentos podem melhorar, se quer acelerar os resultados, ou apenas trazer a sua prática para um novo patamar: esse artigo é para você.

Nós abrimos 2021 trazendo artigos bem legais sobre os melhores dias e horários para treinar, hoje vamos abordar aquelas dicas incríveis de como melhorar o seu desempenho. Pois, acreditamos que ao conhecer o próprio corpo você é capaz de ir além do que imaginava.

E como sempre, todas as informações colocadas aqui serão explicadas de maneira direta. Nada de usar uma linguagem complicada. Acreditamos na simplicidade das informações e na eficácia dos resultados. 

Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

Comece prestando atenção na sua alimentação

Soa clichê, mas a alimentação é o seu combustível para treinar. Então, você deve começar a sua jornada de autodescobrimento em busca de melhorar resultados olhando para o que tem no seu prato. 

Aliás, a dieta é um fator importantíssimo em toda e qualquer atividade física. Desde profissionais com desempenhos invejáveis, até mesmo pessoas que se exercitam recreativamente. 

Basicamente, sua ingestão deve ser separada em três momentos:

Vejamos cada um destes momentos em detalhes

Pré-treino

Antes de treinar, o ideal é que você consuma alimentos ricos em energia de absorção rápida, como o Whey Protein. Isso também serve para aqueles que tenham a presença de carboidratos complexos e baixos níveis glicêmicos.

É isso que faz do Whey tão famoso, pois ele oferece todas essas vantagens, sem interferir drasticamente na sua dieta.

Lembrando que essa não será a sua suplementação oficial. O Whey pré-treino deve vir acompanhado de outros alimentos para garantir o seu rendimento. No nosso blog nós temos um artigo bem interessante sobre receitas, dá uma olhadinha aqui. 

Durante o treino

Para o momento do treino você deve trabalhar muito mais uma reposição de líquidos e minerais. Por essa razão os isotônicos fazem bem o papel. 

Dica importante: atenção ao consumo excessivo de água. Além dela poder pesar no seu estômago e prejudicar os resultados, você ainda pode substituir os sais perdidos no suor por água pura, o que não é benéfico para a saúde. 

Pós-treino

Agora sim é hora do Whey Protein brilhar. Depois do treino os seus músculos estarão com microlesões, e o corpo entra em um estado de regeneração. Neste momento é importante que você conte com um estoque de proteína para reconstruir os tecidos musculares.

Pelo Whey ser um suplemento de proteína de absorção rápida (vinda do Soro de leite) ele é capaz de oferecer ao seu metabolismo todos os elementos para uma recuperação rápida. Sem que o corpo precise queimar massa magra. 

E deste modo, você garante que os seus treinos tenham melhores resultados. 

Agora é hora de se hidratar

Como você já sabe que precisa prestar atenção à alimentação, vamos falar em mais detalhes sobre o momento de se hidratar e explicar bem como o seu corpo usa o suor.

Basicamente, você transpira como uma ferramenta de regulação de calor. Entretanto, junto com o suor o corpo perde sais e outros elementos. E assim, uma boa hidratação vai além apenas de repor água, requer outros elementos.

A melhor coisa que você pode fazer é manter uma garrafinha de água por perto e depois consumir hidrotônicos. 


Caso você não goste da bebida, então faça a hidratação com água, mas controle o consumo e evite ficar de barriga estufada. 

Durma bem 

Existe uma certa mística que envolve os praticantes de atividades físicas. É comum que treinar cada vez mais cedo seja um motivo de orgulho, e isso é perigoso. Seu desempenho depende do descanso correto do corpo.

Para completar, um sono incorreto é capaz de desregular muitas atividades do metabolismo. Tem mais, não descansar pode gerar estresse, um dos causadores principais da alimentação incorreta.

Ou seja, dormir mal faz você treinar pior, tem um impacto negativo no seu metabolismo e ainda lhe coloca em risco de adquirir maus hábitos alimentares. Gerando uma verdadeira bola de neve de problemas.

Sendo assim, treinos no começo da madrugada apenas se você dormiu cedo. Caso contrário, tenha as suas 6, 7 ou 8 horas de sono tranquilamente. Isso irá beneficiar inúmeras áreas da sua vida. Não tenha dúvida. 

Conheça seu corpo e faça treinos insuperáveis 

Como última dica: observe-se. Não vá além dos seus limites, evite forçar exercícios apenas para impressionar outra pessoa e jamais use o metabolismo de terceiros como régua para a sua vida. 

Você deve comparar-se apenas com você. E buscar a melhora constante.

Esperamos que o artigo de hoje tenha oferecido ótimas ideias.

Quer ler mais sobre treinamento de alta performance? Continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo da suplementação.

Agradecemos a leitura e até a próxima.