Consumo de água: organismo bem hidratado é sinônimo de saúde

Porque não podemos esquecer que o ‘líquido da vida’ é fundamental para o corpo e para a mente

Água é saúde; água é indispensável; água é vida. Um dos hábitos saudáveis que trazem benefícios para todo o organismo é uma boa hidratação durante o dia.  O corpo humano é composto por 70% de água, ou seja, é preciso se manter sempre bem hidratado, principalmente, nas estações mais quentes do ano.

A água tem um papel importante no funcionamento dos órgãos. Esse líquido precioso interfere também no bom aspecto da pele, dos cabelos e das unhas. Contudo, vale ressaltar como o consumo de água é importante para o cérebro humano.

Diversos fatores contribuem para o bom desempenho do cérebro e o consumo de água é um deles. O cérebro humano é o órgão responsável pela cognição – a função psicológica que atua na aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento da atenção e no aperfeiçoamento da memória. 

Para que a atividade cerebral esteja em pleno funcionamento, é necessário que esse importante órgão esteja bem hidratado e devidamente nutrido. Sempre que atingimos a ingestão diária adequada de água é possível melhorar de maneira significativa o humor, a memória e os níveis de atenção.

75% DE ÁGUA

Quando o assunto é desempenho cerebral, a água se torna ainda mais fundamental, pois, ela traz a vitalidade que o cérebro precisa – em termos de ‘hidratação’ – afinal ela está presente em, aproximadamente, 75% do volume cerebral. Com esse percentual de nível é extremamente necessário que essa água seja reposta, e de maneira constante, por meio do consumo diário adequado.

Depois que sabemos que o ‘gênio’ precisa de água para estar habilitado e assim desempenhar com maestria suas funções, fica muito evidente a importância de beber água. A saúde cerebral envolve o consumo desse líquido precioso e não podemos deixar passar de maneira despercebida sintomas que sinalizam quando o consumo não contempla o necessário diário, como a incidência de dores de cabeça.

Logicamente que existem diversos fatores que podem desencadear dores de cabeça durante o dia, contudo, a baixa hidratação pode sim estar relacionada aos sinais que o organismo tende a apresentar de maneira frequente. Vale ressaltar que a desidratação pode ocasionar determinados desconfortos.

É válida a ação de monitorar o consumo diário de água diante de sinais frequentes de desconforto. A hidratação adequada tem a potencialidade de auxiliar na manutenção e melhorias de diferentes funções e atividades cerebrais que podem evitar desconfortos e aprimorar o funcionamento da cognição.

BEBER ÁGUA SEMPRE

O cotidiano exige atenção. Precisamos estar atentos para desempenharmos as mais diversas funções, até mesmo as mais simples. Durante as atividades profissionais é preciso atenção; ao dirigir é preciso atenção; durante os estudos é preciso atenção; nas refeições – ação simples – também é preciso atenção. Ou seja, o tempo todo o cérebro está ‘consumindo atenção.

Nos dias em que a ingestão de água não contempla o necessário, ou pior, em que não consumimos o líquido precioso, o cérebro também sofre e muito com essa falta de hidratação. Sem água, para que possamos realizar nossas atividades o cérebro tende a ordenar mais energia para reparar as funções que ficam debilitadas pela desidratação.

O fato é que o baixo consumo de água prejudica todo o organismo e também reflete diretamente no funcionamento do sistema cerebral. Essa desidratação tende a comprometer o desempenho das nossas funções cognitivas, pois interfere na atenção, ou seja, compromete.

SORRIA, PORQUE ÁGUA É FUNDAMENTAL!

Aquela sensação de boca seca é sinal nítido de que precisamos prestar atenção em nosso organismo. Nada de passar sede, pois o nosso corpo vai refletir a falta de água até mesmo em condições emocionais como o humor.

O humor está relacionado a boa hidratação. Parece estranho, mas acredite: uma pessoa bem hidratada tende sempre a estar bem-humorada. Preste atenção naqueles dias em que ficamos mais irritados sem motivo aparente e analise se neste período foi consumida a quantia de água necessária e, depois dessa análise, tire suas conclusões. 

‘HIDRATE’ SUA MEMÓRIA

Beber água não contribui apenas para o bom humor, mas também para a expansão da memória. Consumir o ‘líquido da vida’ é fundamental para que as ligações cognitivas estejam apropriadamente irrigadas, pois dessa forma tendem a proporcionar maior capacidade de memória e impossibilitam seu enfraquecimento em situações extremas, por exemplo, quando o fica em exposto ao calor intenso.

Estudos apontam que quando passamos determinados períodos sob calor excessivo e não nos hidratamos da maneira necessária, a sede e a perda de massa corporal podem deixar a ‘memória mais fraca’, ou seja, é corpo pedindo água.

EFEITOS DA DESIDRATAÇÃO

A falta de água no organismo pode provocar fadiga, letargia, além de comprometer a atenção. Pesquisas apontam que a desidratação – avaliada em pessoas que estavam na condução de veículo – tende a ocasionar um efeito similar ao observado após o consumo de bebida alcoólica ou privação de sono, fatores que potencializam a possibilidade desse condutor cometer algum erro no trânsito. Fica a dica: manter o consumo de água para não comprometer a atenção.

COMO AUMENTAR O CONSUMO DE ÁGUA?

A ingestão de água deve ser monitorada, pois é comum acreditar que o consumo é o adequado e, ao monitorar, percebe que o consumo está abaixo do necessário. Com a atividade do cotidiano muitas vezes esquecemos de beber água durante o dia.

Entre as dicas, a mais valiosa é: manter sempre uma garrafa de água ao seu lado, seja no local de trabalho, nos estudos, em casa, pois assim o acesso fica facilitado e permite monitorar com mais eficiência a quantidade ingerida durante o dia.

Aposte em águas com sabor e de maneira natural. Adicione rodelas de frutas, pedaços de gengibre entre outros ingredientes para incorporar mais sabor, isso pode ajudar a deixar a água mais interessante.

Optar por alimentos ricos em fibras, como as frutas e as verduras, também é uma medida interessante. Esses tipos de alimentos possuem uma ação importante no transporte de água para dentro das células e dessa forma ajudam o organismo a ter uma melhor hidratação.

Faça um esforço para manter o corpo sempre bem hidratado. A água é o líquido mais precioso para a vida, por isso, é importante valorizar sua importância, evitar o desperdício e aproveitar todo o frescor que somente a água pode proporcionar. Sooro Renner, nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.