Voltar

Correr na chuva faz mal? Tire essa e outras dúvidas sobre atividades físicas

Você tem dúvidas sobre atividades físicas? Hoje nós vamos resolver todas elas.

Nos últimos anos muitas pessoas começaram a frequentar parques e academias, o que é ótimo. Entretanto, com o aumento do número de praticantes, muitas lendas surgiram em relação às atividades físicas.

São lendas que vão desde coisas mais básicas do dia a dia como: será que correr na chuva faz mal? Até assuntos mais complexos, do tipo: posso ganhar massa muscular comendo apenas ovos e batata doce?

E hoje nós vamos conversar sobre as principais dúvidas sobre atividades físicas.

Então, fique aí e aproveite a leitura. Ah! Já sabe. Salve este artigo entre os seus favoritos, assim você pode voltar aqui sempre para tirar todas as suas dúvidas.

Vamos começar!

Veja também: Qual a diferença entre Whey Protein e Creatina? E qual é melhor?

Correr na chuva faz mal? Dúvida sobre atividade física principal

A verdade é que a chuva não precisa impedir o seu treino. Contudo, convém tomar alguns cuidados. Veja:

  • Jamais corra na chuva se você estiver se recuperando de um resfriado ou de uma gripe;
  • Evite correr na chuva se houverem relâmpagos ou raios na sua região, essa dica é especialmente importante para locais com céu aberto (como campos);
  • Faça um aquecimento prévio, mesmo que você não tenha o costume. Do contrário, a água fria batendo contra o seu corpo vai impactar na sensação térmica e aumentar o desconforto;
  • Corra no sentido da chuva, não contra ela. Isso vai diminuir a resistência do vento e da água contra o seu corpo, facilitando a prática;
  • Evite lugares com terrenos escorregadios ou esburacados, o chão molhado facilita a ocorrência de entorses e machucados;
  • Após o treino tome um banho quente e troque as roupas molhadas. Tenha o cuidado de manter o seu corpo aquecido por um tempo antes de reiniciar as atividades do dia. 

Em resumo, para tirar essa dúvida sobre atividade física, correr na chuva não faz mal, não mais do que tomar uma chuva em qualquer outra situação. De todo modo, é preciso estar com a saúde em dia, manter uma alimentação saudável e frequentar periodicamente um médico. 

Saiba mais: Como vencer a procrastinação e ter energia para treinar

Posso praticar uma atividade física sem me alongar?

Esta não é tanto uma dúvida sobre atividade física, mas mais um comportamento comum em muitas pessoas que começaram o treinamento agora. Há aquelas que apenas não gostam de se alongarem, sobretudo quando vão fazer uma caminhada.

O papel do alongamento é preparar os seus músculos e nervos para o estresse que será exercício sobre eles durante a atividade. Então, aconselhamos que todos tenham uma rotina de aquecimentos e alongamentos, mesmo que leves.

Separe alguns minutinhos antes de iniciar o seu percurso, ou de começar a série de exercícios, para preparar o seu corpo. Há inúmeros tipos de alongamentos (e nós prometemos que vamos trazer artigos especiais apenas tratando deste assunto). 

Em resumo: evite iniciar um exercício sem se alongar antes, você estará dando oportunidade para que um problema aconteça, ou uma dor surja. 

Tem hora certa para treinar? Por que alguns horários são contra indicados?

Existem diversas questões que têm que ser consideradas ao pensarmos no tema do horário certo para praticar exercícios e treinar. As suas principais preocupações devem ser:

  • A intensidade do sol
  • A digestão
  • A poluição
  • A umidade relativa do ar

Para se proteger do sol é recomendável evitar o horário entre às 11h e às 15h, no verão. Especialmente nas cidades mais quentes do país.

Sua digestão também deve ser respeitada, evitando ao máximo atividades físicas no intervalo entre 60 min e 120 min depois da alimentação.

Em alguns locais também existe uma relação direta entre a poluição e o horário de pico, o que diminui drasticamente a qualidade do ar. Informe-se nos jornais da sua confiança sobre este assunto.

Por fim, a umidade relativa também é um fator importante para quem deseja praticar exercícios, mesmo que em ambiente interno. Atente-se para os avisos emitidos pelas prefeituras e pelos jornais. 

Posso ganhar massa muscular apenas mudando a minha alimentação?

Essa é uma outra dúvida sobre atividade física que está sempre surgindo aqui e ali. Todo mundo tem um primo, ou conhecido, que diz ter ganhado músculos apenas mudando o cardápio. Normalmente investindo muito em ovos cozidos e batata doce cozida.

Mas, será que é verdade mesmo? 

A resposta mais curta: não. Não é possível desenvolver músculos apenas mudando a alimentação. Já que a hipertrofia depende de atividades físicas regulares. 

Veja, de maneira resumida, podemos dizer que o crescimento dos músculos acontece em dois momentos: durante o exercício, quando são geradas microlesões, e durante o descanso, quando essas lesões são preenchidas com proteínas e outros elementos.

Por esse motivo o Whey Protein é tão eficaz, pois oferece proteína de rápida absorção, que vai parar nos músculos e facilitar o processo de hipertrofia. 

Ou seja, apenas mudar a sua dieta não vai fazer você ganhar músculos. É preciso incluir o levantamento de peso e treinos correlatos no seu dia a dia. 

E essas foram as principais dúvidas sobre atividades físicas . Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe nas suas redes sociais.

Quer conhecer mais conteúdos como este? Continue acompanhando o nosso Blog.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.