Fome excessiva, porque sentimos fome o tempo todo

Já parou para pensar o por que você come diversas vezes durante o dia, ou ainda, poucas vezes mas em grandes quantidades? Acontece que o excesso de fome pode ter diversos motivos e causas, mas por sorte, na maioria das vezes eles podem ser remediados e corrigidos. Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o tema? Acesse este conteúdo completo.

A fome excessiva infelizmente é uma das grandes responsáveis por frustrar os planos alimentares, dietas e objetivos de muita gente, entretanto, é importante ressaltar que sentir fome nunca foi o foco do problema, bem pelo contrário!. 

Acontece a sensação de fome é um importante sinal de que o organismo está funcionando de maneira natural e perfeita, mas é quando ela surge em momentos inadequados ou até mesmo estando presente na maior parte do dia, que essa sensação começa a se tornar um problema e uma inimiga da vida saudável. 

Desta forma, tenha em mente que, quando o metabolismo está funcionando perfeitamente, fica fácil regular os períodos de alimentação e de se manter saciado. 

Dica de leitura: Entenda como acelerar o seu metabolismo de maneira saudável e natural

Um fato curioso é que em grande parte dos casos onde os pacientes se queixam de fome excessiva, existem problemas fáceis de corrigir, como a ingestão inadequada ou inconsciente de macro e micronutrientes.

Pensando no assunto trouxemos um conteúdo completo a respeito do tema, aqui você conseguirá diversas informações e até algumas dicas para resolver este problema. Fica com a gente e confere: 

Por que sentir fome é um bom sinal? 

Antes de nos aprofundarmos sobre a fome excessiva nas ocasiões onde ela é maléfica e precisa ser controlada, vamos entender um pouquinho mais sobre a fome como um todo e como essa sensação pode ser um bom indicador para entender seu corpo e sua saúde geral. 

Acontece que muitas pessoas, geralmente motivadas por uma busca constante de magreza baseada em padrões inalcançáveis, procuram formas naturais e até químicas de acabar com a sensação de fome, como se este fosse o problema raiz, e embora pareça algo impossível, existem até medicamentos neurológicos que são utilizados mundo afora para agir diretamente no cérebro, inibindo a fome por horas e até dias. 

Vale ressaltar que este tipo de prática, além de ser totalmente negativo para a saúde física e mental, também acaba ocasionando o famoso “efeito sanfona”, afinal, ao pausar o uso do medicamento por conta das suas restrições de uso contínuo, é muito comum que o usuário volte a ganhar peso de maneira ainda mais acelerada, e isto acontece simplesmente porque não houve uma reeducação alimentar e nem um plano de atividades físicas; a pessoa apenas cortou seu apetite e parou de se alimentar adequadamente. 

Dica de leitura: Você sabe a diferença de dieta e reeducação alimentar?

De maneira mais resumida, sentir fome é um sinal comum de que existe um bom funcionamento do organismo, do metabolismo e das sinapses neurológicas, e passar longos períodos do dia sem sentir fome, embora pareça legal para algumas pessoas, é um grande alerta de que algo está errado.  

Entretanto, a sensação de fome deixa de ser apenas um sinal de bom funcionamento e passa a se tornar um problema, quando se torna responsável pelo ganho de peso, má alimentação e complicações de saúde, por exemplo. 

A seguir, confira alguns dos principais motivos para se estar sempre com fome, e neste caso, citamos a fome exagerada, que surge quase que de hora em hora ou ainda, que te faz ingerir grandes quantidades de alimento. 

Motivos para se estar sempre como fome e como controlar 

Falta de hidratação

A falta de hidratação é, sem dúvidas, o principal dos motivos quando o assunto é a fome em excesso, e a explicação científica por trás disso é simples: 

A parte mais importante no controle do sistema nervoso do cérebro, o hipotálamo, é responsável tanto pelo controle da fome quanto da sede, sendo assim, a falta adequada de hidratação pode levar desde a busca por alimentos úmidos como a uma falsa sensação de fome, que no fundo, não é motivada por nutrientes, mas sim, por desidratação. 

Para resolver este problema, crie o hábito de ingerir mais água durante o dia e tenha em mente que é necessário, para um bom funcionamento geral do organismo, no mínimo 35 ml de água a cada Kg de peso corporal.

Alimentação irregular

Outro motivo extremamente comum para a falta de regulamento da fome, é a ingestão errônea de calorias durante o dia, sendo que muitas pessoas costumam atingir um pico altíssimo de ingestão de calorias em apenas uma refeição, geralmente o almoço, e esquecendo de se alimentar durante o restante da jornada. 

Sendo assim, é importante definir, preferencialmente junto a um nutricionista, um valor específico de calorias a serem ingeridas no dia e aí, dividir este valor total durante todas as refeições que serão feitas naquele período. 

Falta de sono adequado

Por incrível que pareça, poucas pessoas sabem que o sono também funciona como um regulador da fome, sendo que a privação de boas horas de sono atingem diretamente o funcionamento cerebral e até mesmo a digestão. 

Além disso, outro fato igualmente importante é que é durante o sono que a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, é produzida. Desta forma, é importantíssimo respeitar os ciclos de sono ideais, que variam entre 06 a 08 horas. 

Falta de quantidade ideal de proteína e de fibras

Outro motivo bastante comum para a fome em excesso, é a falta de ingestão de proteínas e fibras. E para provar isso, existem diversos estudos que apontam que há uma relação direta entre a sensação de saciedade e o consumo destes nutrientes. 

Mais uma vez, aqui também é importante o alinhamento de um plano alimentar junto a um profissional da área, com ele, será possível definir uma meta diária de consumo de proteínas, fibras e gorduras, assim como com os outros nutrientes fundamentais. 

Conclusão

Embora muitas pessoas procuram caminhos mais rápidos e até intervenções químicas para as questões relacionadas à fome, é bem fácil regular essa sensação com uma alimentação saudável e alguns novos hábitos. 

Lembre-se sempre de manter seus exames de sangue e acompanhamentos médicos em dia, e durante seu processo fitness, conte com o apoio da Sooro Renner, nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.