Voltar

O que é vencer para você? Um texto motivacional

Para falar sobre motivação nós vamos contar uma história, mostraremos como é possível um grupo de jovens de 12 anos com praticamente nenhuma experiência no esporte superar clubes treinados. E já daremos a resposta, é por meio do esforço extra.

O artigo de hoje é um texto motivacional. Tem a intenção de mostrar para você como talvez a vitória pode ser uma questão de inteligência, persistência e ajuste do ponto de vista.

Por essa razão o título é tão provocador. O que é vencer para você? Esteja você no patamar que estiver. Seja um atleta buscando melhores resultados, ou um microempreendedor superando seus primeiros desafios, até um grande CEO gerenciando multinacionais.

Vencer sempre terá um tamanho diferente e um sabor diferente para cada pessoa. Embora para todas exista aquele elemento em comum: o prazer do dever cumprido.

Então, vamos lá. Que tal um texto motivacional para levantar o seu dia? Vem com a gente.

Veja também: Suplementação para quem treina poucas vezes por semana é uma boa?

Vencer é fazer um esforço extra em busca dos seus objetivos

Vivek Radinadivé nasceu em Mumbai, na Índia, mas fez a sua carreira profissional trabalhando como engenheiro de software nos Estados Unidos. Lá, sua filha de 12 anos descobriu uma nova paixão: o basquete. 

A garota rapidamente entrou para o time da liga Júnior, juntamente com outras garotas filhas de profissionais do Vale do Silício. Não demorou muito tempo até Vivek perceber que a equipe da menina estava em péssimas condições técnicas. Vencer parecia impossível para as filhas dos estrangeiros quando jogavam contra as jovens nascidas americanas.

O pai então fez o que toda pessoa em busca da vitória precisa: entendeu o problema. Ele estudou com paciência a forma de jogar basquete das americanas e descobriu algo.

Sempre que um time faz o ponto ele recua na quadra e fica em posição de defesa esperando até que o outro time venha com a bola. Uma quadra completa tem 7 metros, isso significa que o time dá para o adversário cerca de 4 metros de espaço livre, sem marcação. 

Ficar na defesa é um modo de economizar energia, descansar, enquanto o outro time se aproxima. Depois basta tentar roubar a bola e partir novamente para o ataque. Buscando outro ponto.

Vivek treinou o time e mandou as suas jogadoras para o ataque o tempo todo

Vivek então, em busca da vitória, assumiu o time (as ligas juniores permitem que o treinador tenha duas profissões) e fez algo que parecia impensável aos outros técnicos. Treinou o time de meninas para fazer com que elas fossem pro ataque sem recuos. Não há mais descanso e recuperação de energia. A marcação deve ficar o tempo todo correndo atrás do adversário e não deixando que ele avance com a bola.

A estratégia no começo pareceu absurda, já que suas garotas não tinham fôlego o bastante para manter um ritmo tão acelerado durante toda a partida. Entretanto, conforme essa atividade se tornava cada vez mais um hábito, as vitórias começaram a surgir.

Até que em um momento o time de Vivek Ranadivé venceu a Liga Júnior de Basquete. 

Um time composto por muitas garotas filhas de indianos, que não tinham o basquete como principal esporte, venceu em uma liga Americana. Fazendo história. A sua estratégia de marcação ganhou variações e foi adotada por diversos outros treinadores.

Leia mais: Aprenda os melhores dias da semana para treinar 

Vencer é observar os detalhes e fazer a diferença onde importa

Essa história serve para ilustrar um argumento importante sobre motivação: quais são as áreas da sua vida, seja profissional ou pessoal, que há uma abertura para testar novas estratégias? 

Tem mais, qual é o seu grau de paciência com as suas novas ideias? O time de Ranadivé precisou de um tempo de adaptação até que os resultados surgissem. Ele poderia ter desistido em qualquer momento do projeto e essa história jamais teria acontecido.

E temos certeza de que ele pensou em desistir, e também de que outros técnicos de basquete Júnior disseram que não daria certo.

Mas ele insistiu, fez as coisas de um modo diferente. Desenvolveu uma nova estratégia e com ela foi vencedor. É claro que ao longo do tempo o time perdeu a fama de invencível. Afinal, novas formas de jogar foram surgindo.

Entretanto, essa é uma história de superar obstáculos. Buscas alternativas, transformar falhas em qualidades.

E para você: o que é vencer?

Acreditamos que a vitória vai muito além de levantar uma taça em um torneio estudantil. Se trata de desenvolver um projeto e acreditar nele, ajustar nas necessidades e treinar até que você tenha condicionamento para vencer. 

Nenhuma vitória nasce da noite para o dia. É preciso moldar-se até se tornar a pessoa vitoriosa.

Este foi o nosso artigo motivacional. Esperamos que agora você tenha energia para ir atrás daquele pacing desejado na corrida, daquela série tão almejada nos treinos, daquela promoção, daquela venda, daquele cliente.

Se você gostou do conteúdo, deixamos o convite para que continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo da alimentação de alta performance.

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.