Pare de usar Whey Protein como alimento e veja os resultados

Muitas pessoas utilizam o Whey Protein como alimento e não sabem que ao fazer isso estão desperdiçando seus treinos e impactando os resultados. Veja o porquê.

Whey Protein é o principal aliado no ganho de massa muscular e já está mais do que inserido no dia a dia das pessoas. Hoje, é muito incomum que alguém comece seus treinos sem que tenha pesquisado, ao menos um pouco, sobre o produto.

Entretanto, esse sucesso também vem acompanhado de muitos erros, ou informações pela metade. O que faz com que as pessoas utilizem o Whey Protein e não tenham resultados. 

Por isso, elaboramos este artigo com os principais elementos que os atletas amadores (ou semi profissionais) entendem incorretamente sobre o Whey Protein. Assim, você aprenderá como utilizar o seu suplemento de maneira correta e poderá obter as melhores respostas na sua suplementação, sem que tenha que esperar muito. 

E o melhor de tudo, em menos de 7 minutos. Combinado? 

Vamos começar! 

Whey Protein não serve como substituição alimentar

Bem, antes de mais nada, é preciso explicar o que é o Whey Protein. Trata-se de uma cadeia de proteínas extraídas do soro do leite, utilizadas para reforço da reserva protéica do corpo. Na prática, funciona como um estoque de proteínas que você tem para formar músculos, tecidos, entre outros.

A grande vantagem do Whey Protein é que ele dá resultados já nas primeiras semanas de uso. O que acabou sendo um fator determinante para o seu sucesso. Já que outros suplementos (como a creatina) dependem de uma ingestão maior até que os primeiros efeitos surjam. 

Em contrapartida, o uso incorreto do Whey faz com que os resultados nunca apareçam e até mesmo a qualidade dos treinos seja prejudicada. Entre esses erros está o uso do suplemento como substituição da alimentação, o que diminui as chances de que ele atue no ganho de massa muscular. Veja a razão. 

Como funciona o Whey Protein para ganho de massa muscular

Quando você utiliza o Whey Protein para ganhar massa muscular, está investindo na manutenção dos seus músculos após os exercícios. 

Entenda: ao treinar você cria micro lesões nos tecidos e nas massas que formam seus músculos. Essas lesões são preenchidas, normalmente, pela proteína disponível no seu corpo. Que pode estar presente em outros grupos musculares.

Então, sem o Whey Protein, o seu corpo “queima músculos” para “sarar os músculos lesionados” durante a atividade física.

Sendo assim, o papel do Whey Protein é garantir que o corpo tenha um estoque de proteína pura do leite para fazer a reparação dos músculos. Preservando sua massa muscular atual e trabalhando a hipertrofia. Na prática, o Whey Protein preenche as micro lesões e ainda amplia os músculos. 

Contudo, esse processo gera a sensação de saciedade, graças ao Glicopeptídeo. Daí, muitas pessoas acabam utilizando o Whey de maneira incorreta, diminuindo o impacto do suplemento nos treinos.

Aliás, dica da Sooro Renner: para saber se um Whey Protein é de qualidade, basta avaliar o nível de saciedade após a sua ingestão. Suplementos de qualidade e puros possuem presença marcante do Glicopeptídeo, um peptídeo responsável por essa sensação prazerosa que surge após uma alimentação. 

Como resolver? Alimentando-se corretamente.

O alimento na hora certa é tão importante quanto seu Whey Protein

Com base no que já conversamos, dá para concluir que alimentar-se de 3h em 3h, por exemplo, é muito mais vantajoso para o ganho de massa muscular, do que substituir uma refeição pelo Whey Protein. Afinal de contas, você terá um estoque generoso de proteínas e vitaminas essenciais na construção dos músculos e também para dar energia durante os treinos.

Mas então, a presença do Whey é desnecessária? Nada disso.


Imagine o ganho de massa muscular como um trem em movimento. O corpo está na estação A, ou seja, seu corpo atual, e você deseja chegar na estação B, o corpo desejado. 

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, então o Whey Protein funciona como o principal combustível deste trem, também funciona como a graxa que garante o bom funcionamento de todas as peças, ele mantém o trem perfeito e rápido. Mas a alimentação é o carro chefe, entende?

É ela quem puxa o trem todo. Quem direciona os resultados e quem mantém o trem em movimento. O papel do Whey Protein é acelerar esse processo, jamais ser 100% responsável por ele.


Veja, quando falamos de ganho de massa muscular. Mas o Whey Protein também pode ser utilizado de outras maneiras. 

Aliás, estudos publicados na revista Science, em 2006 e corroborados em 2022, mostraram que os resultados dos treinos aumentam em até 85%, quando combinadas boa alimentação e suplementação de qualidade. 

Whey Protein tem mais funções do que o aumento da massa muscular

Além do seu uso principal, o Whey Protein também: 

  • É anti-inflamatório
  • Possui característica cicatricial 
  • Trabalha na conservação dos músculos em pessoas idosas
  • Age como Inibidor de apetite

Portanto, pessoas que desejam perder peso podem utilizar o Whey Protein como um elemento chave na busca de uma reeducação alimentar. 

Com a ajuda de um nutricionista, muitas pessoas usam o fator de saciedade do Whey para inibir o desejo de comer doces, por exemplo.

Como utilizar meu Whey Protein para obter os melhores resultados?

Por ser um suplemento realmente versátil, o Whey Protein acaba encontrando espaço em diversas estratégias para a saúde do corpo. Tanto no seu papel para ganho de massa muscular, quanto para ajudar na perda de peso, combate à sarcopenia, entre outros.

Por isso, a informação é a sua melhor amiga na hora de entender quais são as melhores estratégias que vão te levar até os resultados desejados. 

Então, deixamos o convite para que você continue acompanhando o nosso Blog. Temos um time de especialistas que trabalha todas as pautas para que as melhores informações cheguem até você. 

Agradecemos a leitura e desejamos ótimos treinos. 

Sooro Renner – Nutrição que gera resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.