Voltar

Perder peso x ganhar músculos: aprenda o treino certo para cada objetivo!

Você quer perder peso ou ganhar músculos? Neste artigo nós mostramos quais são os treinos apropriados para cada objetivo.

Lembrando que é sempre bom você iniciar os seus treinos com a ajuda de um profissional capacitado. 


De todo modo, aqui vão os tipos corretos de exercícios para cada finAAalidade. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Treino para emagrecer

Se seu objetivo é mesmo emagrecer, então deve já querer começar o seu treino de musculação para emagrecer o quanto antes, não é mesmo? Mas vamos por partes!

E claro, antes de já começar afobadamente a fazer as séries, converse com o instrutor da sua academia. E não precisa ter vergonha de perguntar, afinal de contas, ele tá ali pra te ajudar a encontrar a melhor série para você.

Vejamos qual é o melhor exercício para emagrecer.

Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais    

Treino HIIT

O treino HIIT, ou High Intensity Interval Training, corresponde a um conjunto de exercícios que devem ser realizados em alta intensidade com o objetivo de acelerar o metabolismo e promover a queima de maior quantidade de gordura possível.

Os exercícios são realizados de forma intensa para elevar bastante os batimentos cardíacos e por isso é mais indicado para quem já pratica algum tipo de atividade física, embora existam treinos de HIIT para iniciantes, mas que consistem em uma série de exercícios mais fáceis.

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

Treino para ganhar músculos

Neste treino, são realizadas muitas séries, com 50% ou 60% da sua capacidade total. 

Porém, só é feito um exercício por grupo muscular, e são 10 séries de 10 repetições para cada grupo. Este tipo de treino deve ser feito em ciclos, que duram no máximo 4 a 5 semanas.

Ele é altamente recomendado para quando a pessoa treina regularmente, mas, mesmo com todo o esforço, não está vendo mais resultados, ou seja, ele quebra o chamado efeito platô – uma defesa do organismo para sobrevivência, uma redução do metabolismo.

Caso não consiga terminar todas as séries, a recomendação é diminuir as repetições, mas jamais o peso utilizado. Devem ser feitas pausas de 90 segundos entre as séries, para trabalhar o músculo de maneira ideal. A prática deve rolar 3 vezes por semana, com um intervalo de 1 dia.

Você deve manter o exercício escolhido para cada grupo muscular até o final das 4 ou 5 semanas. Prefira aqueles que usem grande grupos musculares e não músculos isolados.

Nunca é tarde para começar: mais benefícios da suplementação para seniors

Não pare o exercício assim que começar a sentir dor

Ao sentir dor ou sensação de queimação durante o exercício, é recomendado não parar, pois é nesse momento que as fibras brancas do músculo começam a ser rompidas, levando à hipertrofia durante o período de recuperação.

No entanto, se a dor sentida for em uma articulação utilizada para realizar a atividade ou em outro músculo que não esteja diretamente relacionado com o exercício, é recomendado parar ou diminuir a intensidade que o exercício é realizado para evitar o risco de lesão.

Prontinho, agora você já sabe quais são os treinos ideias para ganhar músculos ou para perder peso.

Quer ler mais artigos como este? Então, continue acompanhando o nosso Blog.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.