Voltar

Por que eu não consigo emagrecer?

Desde que começamos este blog com dicas para você que deseja ter o corpo dos sonhos, recebemos muitas perguntas como: “mas por que não consigo emagrecer?”

Algumas pessoas, inclusive, se arriscam em dietas perigosas, o que as leva a desenvolver outros problemas.

Por isso, hoje vamos explicar como é o processo de emagrecimento e por que, talvez, você esteja com dificuldades para obter os resultados que tanto deseja.

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

Nota importante sobre emagrecimento

Queremos deixar claro que quando falamos do “corpo perfeito” ou do “corpo tão desejado”, estamos dizendo isso sob o ponto de vista das pessoas que desejam emagrecer.


De maneira alguma estamos afirmando, enquanto empresa, que há corpos mais perfeitos do que os outros. 

Este artigo está aqui para amparar pessoas que tenham o desejo de perder peso, entretanto, essa escolha deverá ser de cada um. Este é um blog de saúde e sempre irá defender hábitos de vida que sejam comprovadamente saudáveis e melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Combinado? Então, vamos lá!

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Dificuldades ao perder peso

É difícil perder peso, ponto.

Especialmente quando se inflige prazos absurdos ou dietas complicadas, muito restritivas ou mesmo, repleta de alimentos que não agradam ao paladar.

Parecerá um tanto estranho, mas, o mais indicado não é fazer uma dieta e sim alterar os maus hábitos, repetidos diariamente. E acredite, para isso é preciso apenas que se tenha um pouco de paciência e muito empenho. Entre esses hábitos ruins, os que merecem ser sempre comentados (e reforçados) estão:

As “crenças alimentares”

Os alimentos gordurosos promovem uma sensação de prazer, e nos fazem acreditar que apenas eles são gostosos.

Isso não é verdade, existem muitos alimentos saudáveis e com baixos índices calóricos que são extremamente saborosos.

Comece a testar receitas novas, experimentar sabores diferentes. Habitue-se a sentir o gosto dos alimentos e não apenas dos açúcares e gorduras.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Dietas funcionam?

A melhor dieta é aquela à qual você melhor se adapta e promove saúde.

Tradicional, cetogênica, low carb, less carb. Sua dieta pode ser feita periodização de várias dietas durante o tratamento. Tudo baseado na história clínica, objetivo, história alimentar e estilo de vida do indivíduo.

Nosso corpo é poupador, economiza energia. É preciso criar déficit energético controlando a ingestão alimentar e aumentando o gasto energético através da prática esportiva.

O ideal é uma restrição energética entre 500 a 1000 calorias. A distribuição dos macronutrientes, qualidade da dieta, também faz diferença.

Não basta contar calorias. Dietas com aumento na proporção da proteína geram mais saciedade, melhor controle glicêmico e, associadas ao exercício de força, minimizam a perda e contribuem para a hipertrofia muscular.

O ideal é que você tenha a ajuda de um nutricionista para desenvolver a dieta ideal para o seu caso.

Existe uma receita para o sucesso?

Sim. E ela é tão simples que chega a ser absurda. Veja só:

  • Tenha paciência, esse é o primeiro passo, não adianta apressar o seu corpo;
  • Autocontrole não é só o caminho, você precisa de ajuda profissional: se você sente dificuldades para cortar certos alimentos ou certos hábitos alimentares, indicamos que procure a ajuda de um psicólogo, 50% da capacidade de perder peso vem da mente, então, cuide-se bem neste sentido e olhe para si com mais amor e carinho, não se cobre tanto e procure um especialista que pode te ajudar neste processo de aceitação e paciência, tão importantes para a perda de peso;
  • Consulte-se com um nutricionista, este profissional irá montar um cardápio especial para você perder peso com mais eficiência;
  • Treine regularmente, seu consumo calórico precisa superar o consumo normal de uma vida sedentária.

E essa é a fórmula que apresenta melhores resultados. Ela não é fácil, mas nós te prometemos, ela é possível. E temos certeza de que você tem dentro de si tudo o que é preciso para chegar lá.

Gostou das nossas dicas de hoje? Se quiser ler mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.