Voltar

Soluções para rações de alta performance

Alimentação é o principal fator para alta performance dos animais. Veterinários constataram que as diferenças na alimentação desde a gestação até a fase adulta são primordiais para que o animal possa crescer forte e saudável.

Estes especialistas explicam que existem três fatores fundamentais para o bom desenvolvimento dos animais:

  • Aptidão genética; 
  • Bom treinamento; 
  • Alimentação de qualidade.

Destes três, é a alimentação é o que garante o bom desenvolvimento. Incluindo fatores que envolvem melhor aproveitamento dos nutrientes e impactos positivos nos ciclos digestivos dos animais. 

Hoje nós vamos conversar sobre as principais soluções para rações de alta performance. Fique confortável e aproveite a leitura!

Veja também: Anabolismo e catabolismo: saiba as diferenças e melhore os seus resultados

O impacto da alimentação de alta performance na saúde dos animais

Pouco adianta um cavalo ter aptidão e bom treinamento se não tiver o combustível certo para os esforços do dia a dia. E do mesmo modo, o crescimento dos suínos dependerá não somente do espaço físico, mas sobretudo, da alimentação.

Via de regra, todos os animais precisam de proteínas, vitaminas, minerais e energia para que tenham um desenvolvimento saudável.

A principal diferença, quando falamos sobre alimentação de alta performance, está na quantidade de refeições necessária para que o animal possa aproveitar melhor os nutrientes da sua alimentação.

Energia também pode ser traduzida como proteína. Vamos usar como exemplo cavalos, sejam eles utilizados no trabalho da lavoura, ou em competições, esses animais precisam de uma quantidade maior de energia na ração, obtida por meio da gordura, dos carboidratos, da aveia, do milho e do soro de leite.

Sendo assim, a melhor alimentação será aquela que trará mais benefícios em uma quantidade menor. 

Uso do soro de leite em rações de alta performance

Já estabelecemos que uma alimentação de alta performance é a ração que oferece mais benefícios para o animal quando comparada à sua contraparte comum. 

Vamos pegar por exemplo nossos companheiros domésticos, o cachorro. A ração extrusada comum destes animais pode ser beneficiada com a presença de soro de leite. Aumentando o poder de absorção do alimento.

Ou seja, os pets que estejam sofrendo de diversos problemas gastrointestinais podem receber tratamento por meio de rações especiais feitas com soro de leite concentrado. Sendo assim, mesmo que o animal se alimente poucas vezes no dia, em decorrência do problema, ele terá todos os nutrientes necessários para continuar a recuperação. 

Rações de alta performance: menor custo, maior bem-estar animal

As soluções em ração de alta performance também são aplicáveis na alimentação de diversos outros animais. Em 2014, a EMBRAPA constatou que a utilização de soro de leite bovino na ração concentrada diminui os custos para a alimentação de cordeiros.

Os caprinos apresentaram conversão alimentar maior do que aqueles que ingeriram ração com grande percentual de milho e farelo de soja – conversão alimentar mede o quanto o animal aproveitou da alimentação recebida, convertendo-a em ganho efetivo de peso.

Segundo o estudo divulgado pela EMBRAPA:  A pesquisa comprovou que com uma dieta composta por menos ingredientes, mais baratos e fáceis de encontrar, os animais comeram menos e ganharam o mesmo percentual de peso. Constatou-se, ainda, uma diminuição nas sobras de ração, o que demonstra que o alimento ficou mais palatável também para os ovinos.

Essa técnica é foi tão revolucionária que hoje a ração concentrada (com a presença de soro de leite) é produzida também para diversos outros animais, incluindo suínos.

Leia em seguida: Vamos falar sobre Whey nacional?!

Conclusão: palavras finais e pontos-chave para guardar

Pontos abordados em nosso artigo:

  • A alimentação é o fator mais importante no desenvolvimento de um animal;
  • A ração de alta performance é capaz de prover mais energia, com menos custos;
  • Animais alimentados com ração feita com soro de leite apresentam maior engorda, mesmo consumindo menos;
  • Pets e animais domésticos também fazem uso da ração de alta performance, sobretudo em condições especiais de saúde que exigem maior conversão alimentar.

Por fim, vale ressaltar que há uma infinidade de fatores na produção e na extração do soro de leite, utilizado em rações de alta performance.

Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Agradecemos a leitura e até a próxima.