Voltar

Soro de leite: como este ingrediente está presente nos alimentos e quais as suas vantagens

Talvez você não saiba, mas o soro de leite concentrado está presente em muitos alimentos do dia a dia. Desde bolos e doces, até às rações que são oferecidas para os nossos queridos pets.

E o que é o soro de leite? Bem, antes um subproduto da indústria de queijos e derivados, o soro de leite se tornou um elemento importantíssimo da nossa alimentação moderna. Fundamental para a produção de alimentos com altos teores de proteínas (como o Whey Protein). O soro de leite está, virtualmente, por todos os lados.

Por que saber isso é importante? Pois o soro de leite é riquíssimo em proteína animal. Então, se você busca alimentos para complementar a reposição de proteínas e ter mais energia para malhar, esses alimentos são um ótimo começo. 

Muito bem, vamos começar!

Panificação e biscoitos

O soro de leite está muito presente em biscoitos, pães e bolos em geral. Até mesmo bolachinhas caseiras feitas com o ingrediente são encontradas.

Ótimo auxiliar na formação da cor e do sabor do alimento, é muito fácil encontrar na padaria alimentos feitos com ele. 

Exemplos: Torradas, Cookie de aveia, Biscoitos, Salgadinhos de requeijão. 

Whey Protein

Este é sem dúvida o alimento onde o soro de leite se faz mais presente. Para quem ainda não tem experiência em sports nutrition. O Whey Protein Concentrado (WPC) é um repositor de proteína animal de rápida absorção. 

Sendo assim, o soro de leite surge como principal ingrediente para o Whey, já que a sua principal característica consiste justamente na farta oferta de proteína animal, com altas taxas de absorção. 

Exemplos: todos os tipos de Whey Protein do mercado são feitos  com soro de leite. 

Sorvetes e sobremesas geladas

O soro de leite também está presente em sorvetes, chocolates, doces lácteos e sobremesas geladas comestíveis.

Por ter alta solubilidade, e ser um ótimo agente para geração de volume, o soro de leite surge como um ingrediente especialmente potente para estes alimentos. 

Exemplos: sorvetes com casca de chocolate e recheio de baunilha, sorvetes de trufa, sorvetes de casquinha, picolés de creme, chocolate, baunilha, morango, leite condensado, ou praticamente qualquer sabor que não seja inteiramente derivado da fruta. 

Ricota

Ricota é um laticínio que traz diversos benefícios, sobretudo por ser rico em vitaminas A, B, D e E. Produzida quase em sua totalidade com a proteína do soro de leite – chamada albumina. 

Indicada para quem deseja um alimento com forte sabor lácteo (como queijo), mas quer manter ou perder peso. Graças ao baixo teor de gordura, o alimento é rapidamente digerido pelo intestino. 

Exemplos: a ricota pode ser encontrada em diversos tamanhos e produzida por inúmeras marcas. Leia atentamente a tabela nutricional para garantir que o produto adquirido seja produzido com baixa gordura. 

Bebidas lácteas fermentadas

O soro do leite é um dos principais ingredientes das bebidas lácteas fermentadas. Fontes de cálcio e proteínas, essas bebidas são muito confundidas com os iogurtes, então é preciso ter especial atenção.  

Você pode identificar uma bebida láctea pelo rótulo, o que vai eliminar todas as confusões. A base láctea dessas bebidas deve representar pelo menos 51% da massa do total de ingredientes usados. Já o iogurte é composto em seu total por puro leite.

Veja também: Anabolismo e catabolismo: saiba as diferenças e melhore os seus resultados 

Doce de soro de leite

Também existe o doce de soro de leite, que tem praticamente as mesmas características de um doce de leite tradicional. Ou seja, são iguais na cor, na textura e até mesmo no sabor.

Então, qual é a principal diferença entre o doce de soro de leite e o doce de leite tradicional? Basicamente, o método de produção. O doce de soro de leite tem como foco o aproveitamento total do leite. 

Esses foram alguns dos principais alimentos produzidos à base de soro de leite. Agora você já sabe que pode procurar qualquer uma dessas opções quando desejar algo com alta presença de lactose, ou proteínas de rápida absorção. 

Gostou do artigo de hoje? Indique o nosso blog para seus amigos. Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Agradecemos a leitura e até a próxima!